1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

3 maneiras de como saber o período fértil

0

Menstruar significa muito mais do que apenas aqueles dias – bastante indesejados – e também da Tensão Pré-Menstrual (TPM). O clico está sempre presente no corpo da mulher – desde que ela tem a menarca até a menopausa e, mensalmente, passa pelo período fértil que, nada mais é, do que o momento em que ela está mais “preparada” para engravidar.

3 maneiras de como saber o período fértil
3 maneiras de como saber o período fértil

Mas não são todas as mulheres que possuem conhecimento sobre o próprio corpo e, consequentemente, seu período fértil. E é muito importante saber sobre algo que faz parte de você todos os meses e que uma de suas consequências pode mudar sua vida pra sempre. Por isso, separamos algumas informações importantes sobre esse período e como você pode saber mais sobre ele a partir de agora.

Período fértil para engravidar

 Mulheres que estão planejando engravidar, devem também ficar de olho em seus períodos férteis. E, claro, isso varia de mulher para mulher, então é preciso que você saiba calcular o seu.

Após saber qual é o seu, você precisará tomar alguns cuidados e outras atitudes durante o período como ter relações sexuais durante os dias de fertilidade, beber bastante água e ter uma alimentação mais leve e também ingerir alimentos ricos em gordura vegetal e que melhorem a sua circulação sanguínea. Veja algumas maneiras de descobrir se você está no período:

  1. Período fértil através dos sintomas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível ter sintomas durante o período fértil. Entre eles, podemos destacar uma secreção transparente que sai da vagina, espinhas e acnes (muitas vezes nos mesmos lugares de sempre), aumento da temperatura corporal, dor no ventre, aumento do líbido, irritação, maior apetite e instabilidade emocional.

  1. Período fértil é antes ou depois da menstruação

Depois! E o cálculo funciona mais ou menos assim: o período fértil começa cerca de 11 dias contando a partir do primeiro dia da menstruação, caso você tenha o clico mais comum de 28 dias. Mas, como é um ciclo, ele também acontece antes da menstruação, certo? Mas é mais seguro contar a partir do dia da menstruação, principalmente para aquelas que tem ciclo irregular.

A conta certa fica então da seguinte forma: pegue o primeiro dia da menstruação de um mês para outro. Vamos supor que deu 28 dias, então, ao dividir por 2, você obtêm o número 14. Isso significa que o décimo quarto dia do seu ciclo é o mais fértil. Mas não para por aí, ele começa três dias antes e termina três dias depois. Se o seu clico for de 30 dias, por exemplo, então seu dia mais fértil é o décimo quinto a partir do primeiro dia de ciclo.

3 maneiras de como saber o período fértil
3 maneiras de como saber o período fértil
  1. Período fértil irregular

 Se o seu ciclo menstrual é irregular, significa que o período fértil também é. E isso pode ser “perigoso” para pessoas que não querem engravidar, por isso é importante usar camisinha sempre! Então, seu período fértil não começará todo mês no mesmo dia. Para saber o seu, faça assim: conte quanto tempo demorou entre a última menstruação e a desse mês. Depois, faça a conta explicada acima e você saberá o seu período fértil. Se todo mês ele vier diferente, terá que calcular mensalmente para saber.

 É possível engravidar fora do período fértil?

 É bem mais difícil e raro acontecer, mas pode. Afinal, estar fértil é a condição que a mulher precisa para engravidar, mas não significa que não possa acontecer. Mas isso depende de alguns eventos extraordinários que acontecem no organismo da mulher como uma ovulação durante um pico de adrenalina, tempo de vida do espermatozoide, uma ovulação precoce ou até mesmo alteração na temperatura corporal basal. Então, se você não está tentando engravidar, tome todos os cuidados até mesmo fora do período.

 Período fértil anticoncepcional

 Mulheres que optam por tomar anticoncepcional e que fazem isso da maneira correta não ovulam, logo, não possuem período fértil. Porém, já aconteceu de mulheres engravidarem enquanto tomavam anticoncepcional e isso pode acontecer porque nenhum medicamento anticoncepcional funciona cem por cento e por tomar de forma irregular e estimular a ovulação.

3 maneiras de como saber o período fértil
3 maneiras de como saber o período fértil

 Se você tiver qualquer dúvida em relação ao seu período fértil, ciclo menstrual e gravidez, não deixe de procurar um profissional da área, como uma médica ginecologista. Elá poderá te dar todas as direções e informações necessárias.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA