1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

3 Principais Causas da Dor nas Articulações

0

As dores nas articulações não atingem somente pessoas de mais idade, como o que a maioria das pessoas pensam. Ela pode surgir até mesmo nos mais novos, de acordo com o seu estilo de vida.

Pessoas sedentárias, por exemplo, que não praticam atividades físicas podem muito bem desenvolver algum tipo de problema relacionado às dores nas articulações. O mesmo é válido para pessoas com obesidade: não importa a idade, o excesso de peso pode levar você a sentir dores nos pés, joelhos e quadris.

As causas das dores nas articulações são várias, além das que já mencionamos. A seguir, falamos de mais 3 causas que são consideradas as principais.

1 – Osteomielite

A osteomielite é uma inflamação que pode surgir quando bactérias ou fungos invadem um osso. Esse problema pode atingir até mesmo crianças, principalmente nos ossos longos dos braços e pernas. Já nos adultos a osteomielite ataca os quadris, a coluna e os pés. Os principais sintomas do problema são: febre, calafrios, irritabilidade ou letargia, dor no local afetado, inchaço no local e calor.

Osteomielite
Osteomielite

Caso a osteomielite tenha sido causada por causa de uma bactéria, o tratamento consiste no uso de antibióticos. Caso a infecção seja persistente, o mais indicado é a realização de uma cirurgia para retirar o tecido ósseo morto.

2 – Tenossinovite

Esse problema caracteriza-se por uma lesão no tendão que nos permite andar, pular, agarrar coisas e realizar outras ações. Uma lesão nessa área pode resultar em mau funcionamento que faz com que o líquido sinovial não seja fabricado.

Isso resulta em inflamação ou inchaço no local, causando uma série de sintomas como: movimentação limitada de uma articulação, vermelhidão no comprimento do tendão, febre, dor ao movimentar a articulação, entre outros.

Tenossinovite
Tenossinovite

A tenossinovite pode ser causada por doenças inflamatórias, alguma infecção, lesão, distensão ou até mesmo por esforço excessivo. O tratamento consiste em descanso e em manter as regiões afetadas paradas para aliviar a dor e a inflamação.

3 – Bursite

Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, que é uma estrutura recheada de líquido que fica entre um tendão e a pele ou ainda entre um tendão e um osso, tendo a função de amortecimento, entre outras. A bursite pode ser causada pelo ato de levantar algo muito rapidamente e repetidamente, ficar apoiado nos cotovelos por muito tempo ou ainda se você fica muito tempo sentado.

Os principais sintomas são: dor nas articulações e sensibilidade ao pressionar a região perto do local afetado; rigidez e dor ao movimentar o local afetado; inchaço, calor ou vermelhidão na articulação.

Bursite
Bursite

O tratamento do problema consiste em descansar, aplicar gelo no local e usar analgésico. Se essas medidas não eliminarem o problema, o médico pode indicar outras opções de tratamento, como uso de antibiótico no caso de inflamação, fisioterapia ou exercícios para fortalecer os músculos, injeções de corticosteroide ou cirurgia no caso de uma bursite inflamada que não tenha dado resultado com nenhum outro tratamento. Ao sentir qualquer um dos sintomas mencionados procure o seu médico.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA