1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

4 Dicas Simples de Como Tratar Infecção Urinária

0

Para entender como tratar a infecção urinária, é necessário saber o que ela é e quais são as suas causas. Infecção representa o contato micro-organismos, muitas vezes contaminadores, com o organismo, logo, a infecção urinária trata-se de determinada contaminação na uretra, canal da bexiga e principalmente na própria bexiga.

Deixar de urinar, ou segurar por muito tempo são as causas mais comuns da proliferação destes micro-organismos, uma vez que a urina lava o canal da bexiga, removendo as impurezas.

Tratar Infecção Urinária. (Imagem: Divulgação)
Tratar Infecção Urinária. (Imagem: Divulgação)

A melhor forma de tratar sempre é prevenir. Os médicos garantem que urinar a cada três horas e ingerir bastante água diminuem dignificativamente o risco de infecção urinária.

Infecção Urinária nos Homens

Mais comum entre mulheres, essa doença afeta geralmente homens com mais de 50 anos de idade, em especial nos que costumam praticar sexo anal e que não foram circuncidados, além de quem tem algum problema que bloqueia a saída da urina ou usa sonda para urinar. Os sintomas são basicamente como o das mulheres, dor e ardor ao urinar, urina turva e com cheiro forte, febre baixa, urina com sangue, entre outros.

Caso haja presença de sangue na urina, chamado hematúria, significa que há lesão da mucosa da bexiga pela inflamação, mas não que o quadro foi agravado. Mesmo assim, o ideal é consultar um médico para evitar que a doença evolua.

Infecção Urinária na Gravidez

A infecção urinária na gravidez tem a ver com as mudanças no sistema imunológico da mãe, o que propicia o aparecimento da infecção de urina com sangue.

A infecção pode causar problemas sérios como parto prematuro, baixo peso no recém-nascido, paralisia cerebral, e outras consequências que colocam em risco a vida do bebê e da gestante. Como em qualquer sangramento na gravidez, deve ser procurado um médico logo nos primeiros sintomas para a avaliação do quadro.

Infecção Urinária Infantil

A infecção urinária também afeta as crianças, algumas inclusive são mais propensas à doença. Cabe aos pais prevenir com medidas simples como ingerir muito líquido, oferecer bastante fibras à criança, como frutas, verduras e grãos integrais, incentivar a criança a urinar com frequência.

Em meninas, sempre limpe a área da frente para trás, quando estiver trocando a fralda ou com o papel higiênico, para não levar bactérias do bumbum para a vagina. Ensine-a assim. Evite também o uso de sabonetes fortes e calcinhas de tecido que irritem a vagina para evitar qualquer desconforto que a faça segurar a urina.

Tratar Infecção Urinária. (Imagem: Divulgação)
Tratar Infecção Urinária. (Imagem: Divulgação)

Como Tratar Infecção Urinária?

  1. A primeira atitude é ingerir muita água, logo, passar a urinar mais, quanto mais limpa estiver a bexiga, menos risco de infecção. Evitar o consumo de bebidas como café e refrigerante também influencia, pois eles produzem uma substância ácida que irrita ainda mais a bexiga e piora a infecção urinária.
  2. Para tratar a infecção é preciso realizar exames de urina com cultura de bactérias. Não há como indicar um medicamento sem saber que tipo de bactéria está provocando a infecção. O uso inadequado de antibióticos além de não tratar o foco da doença, faz com que as bactérias criem resistência à medicação. Sem isto, o tratamento pode ser inútil e deixar a bactéria ainda mais forte, comprometendo o desempenho do tratamento adequado.
  3. Usar o antibiótico adequado. Depois de descoberta qual a bactéria que causou a doença, cabe ao médico indicar a medicação específica. Cada bactéria tem as suas características e usa de um meio para atacar, daí a importância da orientação correta. O tratamento também pode contar com analgésicos, para diminuir a dor ao urinar e assim acelerar a melhora.
  4. Tratamentos caseiros. Eles podem ser um plus aos tratamentos com antibióticos ou então administrados para diminuir os sintomas. Preparar duas colheres de sopa de vinagre de maçã, diluídos em um litro de água para beber durante o dia é uma dica bastante popular para o combate, mas não exclui a necessidade de procurar um especialista.

Tratamento para Infecção Urinária

Os antibióticos mais comuns para tratar este tipo de infecção são:

  • Amoxicilina;
  • Azitromicina;
  • Cefalexina;
  • Ceftriaxona;
  • Ciprofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Fosfomicina;

Eles devem ser administrados até o último dia que o médico prescreveu, geralmente de 7 a 14 dias. Ainda que os sintomas tenham desaparecido, o tratamento deve continuar até o fim para garantir que a infecção urinária foi curada. Ainda que os sintomas cessem, as bactérias podem não ter sido completamente eliminadas, podendo gerar nova infecção urinária ou até mesmo agravar a já existente.

Para quem prefere dose única em medicamento, já existe o Monuril®. Trata-se de um antibiótico sintetizado em laboratório, que apresenta grande atividade bactericida (mata as bactérias) mesmo contra germes resistentes a outros antibacterianos ou antibióticos frequentemente isolados nas infecções urinárias.

O medicamento é um derivado do ácido fosfônico eficaz em dose única. O conteúdo do envelope deve ser dissolvido em água para a administração via oral.

Tratar Infecção Urinária. (Imagem: Divulgação)
Tratar Infecção Urinária. (Imagem: Divulgação)

Existem tratamentos caseiros para combater a infecção urinária, que, em alguns casos podem substituir o uso de antibióticos.

Exemplo 1: Consuma duas colheres de leite de coco virgem diariamente. Beba um copo de água ou o leite de coco em jejum (pela manhã), e antes de dormir. Isto serve para matar a bactérias resistentes à maioria dos antibióticos.

Exemplo 2: Dissolva duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um litro de água e beba pequenos goles durante todo o dia. O resultado é obtido em 24 horas.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA