1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

4 Formas Simples de Como Preparar Brócolis

0

Brócolis é um vegetal, uma forma de couve. Suas folhas, flores e pedúnculos são comestíveis. Tem elevado teor de cálcio e evita o câncer de próstata, por isso é muito usado na medicina. Se cozido no vapor, mantém seus componentes nutricionais. Em média 100 gramas de brócolis cozido contém: 118,5 mg de potássio; 50,8 mg de cálcio; 42,0 mg de vitamina C; 33,2 mg de fósforo; 14,6 mg de magnésio; entre outros.

Como preparar brócolis. (Imagem: Divulgação)
Como preparar brócolis. (Imagem: Divulgação)

1. Como Preparar Brócolis Refogado

Para fazer essa receita bem simples você irá gastar apenas dez minutos e rende em média seis porções. Você pode servir com arroz integral e um frango grelhado ou um peixe da sua preferência.

Tenha em mãos dois pacotes de brócolis, uma cebola pequena, três alhos, margarina, azeite, molho shoyu e um caldo Knorr. Sal e pimenta são opcionais.

Enquanto você coloca os brócolis na panela para cozinhar por cinco minutos. Você rala a cebola, amassa os três alhos e coloque em outra panela junto com duas colheres de sopa de margarina, um fio de azeite, o caldo Knorr e três colheres de sopa do molho shoyu e deixe fritar bem. Você pode acrescentar um pouco de sal e pimenta se preferir.

Passados os cinco minutos, escorra a água do brócolis, pique ele em pedaços e jogue na outra panela para fritar até mudar de cor. Cinco minutos já são suficientes e então é só servir.

2. Como Preparar Brócolis no Micro-ondas

Como já mencionamos acima, quando cozido no vapor o brócolis preserva melhor os seus nutrientes, ou seja, fica muito mais saudável. Você pode fazer isso no fogão, mas também no micro-ondas. É super simples e leva menos de cinco minutos. Você pode fazer em mais quantidades e guardar na geladeira por dois ou três dias sem problemas.

Como preparar brócolis. (Imagem: Divulgação)
Como preparar brócolis. (Imagem: Divulgação)

Você deve estar se perguntando: micro-ondas? Isso mesmo. Ele faz com que as moléculas de água dos alimentos se movam rapidamente, cozinhando-os e, o melhor de tudo, preservando seus nutrientes que normalmente ficariam na água que jogamos fora.

Para isso é necessário que você lave o brócolis na quantidade que quiser, separe suas arvorezinhas, deixe-as bem úmidas e coloque em um recipiente que possa ir ao micro-ondas e tampe com um prato. O tempo irá variar de acordo com a potência do seu aparelho. Recomendamos que para teste você deixe primeiro dois minutos e depois vá e um em um até ficar pronto.

Depois você pode temperar a gosto e acompanhar suas refeições junto com outras opções de salada também.

3. Como Preparar Brócolis com Arroz:

Não é uma receita difícil e fica muito saborosa. Leva cerca de meia hora para ficar pronta e rende mais ou menos seis porções. Você vai precisar ter em mãos os seguintes ingredientes:

– Dois pacotes de brócolis frescos;

– 500 gramas de arroz refogado em alho cozido;

– Três litros de água fervente;

– 20 gramas de bicarbonato de sódio;

– 100 gramas de alho;

– Três colheres de sopa de azeite;

– Sal, pimenta e tempero verde a gosto.

Caso você não tenha o arroz pronto, primeiro deixe-o cozinhar com o alho e reserve.

Como preparar brócolis. (Imagem: Divulgação)
Como preparar brócolis. (Imagem: Divulgação)

Limpe o brócolis descascando os talos e cozinhe na água com sal e o bicarbonato até que o talo fique macio. Aproveite tudo, inclusive as folhas. Depois de cozido escorra e reserve.

Em outra panela, frite o alho com o azeite até dourar, misture o brócolis e os temperos para refogar. Misture o arroz até ficar uniforme. A cor esverdeada do arroz é por conta do bicarbonato.

4. Como Preparar Brócolis na Salada

Uma salada bem simples, rápida e rende mais ou menos três porções. Você precisará de um maço de brócolis, sal, azeite e um limão. Para cozinhar sugerimos que faça no vapor como já explicamos no item “Como preparar brócolis no micro-ondas”.

Depois de cozido, é só picar, ou deixar as árvores inteiras, temperar com sal e azeite a gosto. Se quiser pode colocar umas gotinhas de limão. Pode acompanhar um arroz, uma massa e uma carne de sua preferência.

Como Limpar o Brócolis

Antes de comer é preciso limpar muito bem o alimento para evitar ingerir bactérias e até mesmo insetos que possam estar no vegetal.

Primeiro remova o caule e veja se tem alguma parte estragada e tire fora com a faca. Passe o vegetal na água fria e em seguida coloque-o em um recipiente com água e hipoclorito de sódio por 15 minutos. Depois enxágue com água corrente para tirar o gosto e o cheiro do cloro antes de cozinhar.

Como preparar brócolis. (Imagem: Divulgação)
Como preparar brócolis. (Imagem: Divulgação)

Caso opte por não usar o hipoclorito, você pode colocar o brócolis de molho com água e sal ou no vinagre. São métodos naturais que limpam também, mas não com tanta eficácia.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA