1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

5 Dicas para Evitar as Varizes

0

As varizes, muitas vezes, podem se tornar muito mais do que um problema estético. Essas veias famosas podem se tornar um grande incômodo pois em alguns casos elas podem causar inchaços e dores. Neste artigo você vai entender o que são as varizes, quais os tipos, como aliviar as dores e os tratamentos oferecidos no mercado.

As varizes, muitas vezes, podem se tornar muito mais do que um problema estético. (Imagem: Divulgação)
As varizes, muitas vezes, podem se tornar muito mais do que um problema estético. (Imagem: Divulgação)

O Que São Varizes?

As varizes são um problema bastante comum e que atinge principalmente pessoas idosas. Esse problema ocorre quando as válvulas das veias, cuja a finalidade é impedir que o sangue retorne aos pés pela ação da gravidade passam a ter problemas em seu funcionamento. Isso resulta em acúmulo do sangue naquela região causando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.

As varizes podem surgir em qualquer pessoa, pois esse problema costuma atingir pessoas que necessitam ficar muito tempo em pé. Mas, os sintomas tendem a piorar nas mulheres durante a menstruação e na gravidez.

Os principais motivos para o aparecimento de varizes são: problemas de circulação, genética, alimentação não saudável e sedentarismo.

Os Tipos de Varizes

As varizes recebem uma classificação científica tendo como premissa o grau de gravidade. São 4 classificações e a seguir vamos explicar a diferença entre cada uma delas.

TIPO 1: IVIPE – Esse tipo trata-se daas varizes que são mais um problea estético.

TIPO 2: IVIFE – Nesse caso, se enquadram as varizes que são tanto um problema de saúde, que trate do funcionamento das válvulas, como uma questão estética.

TIPO 3: IVFA – Nessa categoria se enquadram os casos que são um problema de saúde (funcional) sem que o paciente esteja se preocupando com a questão estética e que ainda não apresente complicações.

TIPO 4: IVFS – No último e mais sério dos tipos se enquadram os casos de varizes que são um problema de saúde (funcional) e que já apresentam complicações.

As varizes podem se tornar um grande incômodo pois em alguns casos elas podem causar inchaços e dores. (Imagem: Divulgação)
As varizes podem se tornar um grande incômodo pois em alguns casos elas podem causar inchaços e dores. (Imagem: Divulgação)

Tratamentos para Varizes

Atualmente, existem dois tipos de tratamentos que podem ser realizados a fim de acabar com as varizes. No caso de varizes superficiais é possível injetar drogas para necrosar as veias. Esse tratamento é feito em duas ou três aplicações, isso vai depender do estado que a sua variz estará.

Em casos mais sérios e com varizes internas o tratamento indicado é a cirurgia de remoção das veias comprometidas. Nesse procedimento o cirurgião retira as veias afetadas. O processo costuma ser rápido e a recuperação dura apenas algumas semanas.

Independente do tratamento realizado, os médicos sempre indicam ao paciente fazer caminhadas regularmente para estimular a circulação do sangue.

5 Dicas para Evitar as Varizes

Já vimos que as varizes podem se  tornar um grande incômodo, pois um dos sintomas são as dores na região afetada. Por isso, a seguir vamos trazer algumas dicas de como você pode evitar as varizes:

1. Faça massagem nas pernas! Uma boa opção para fugir das varizes é fazer massagens nas regiões onde as varizes costumam surgir, pois isso pode ajudar na circulação do sangue. Procure fazer a massagem com vinagre de maça ou com aloe vera, ambos vão intensificar o processo de relaxamento.

2. Pratique exercícios! O sedentarismo é um dos principais motivos que contribuem para o surgimento de varizes, pois ele ajuda a manter o processo de má circulação.

Atualmente, existem dois tipos de tratamentos que podem ser realizados a fim de acabar com as varizes. (Imagem: Divulgação)
Atualmente, existem dois tipos de tratamentos que podem ser realizados a fim de acabar com as varizes. (Imagem: Divulgação)

3. Melhore os seus hábitos alimentares! Algumas pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares podem contribuir e muito para o não surgimento das varizes. Acrescentar alimentos ricos em fibras, comer frutas, alimentos integrais e verduras, além de, beber muita água durante o dia são os mais recomendados.

4. Se possível, evite ficar muito tempo em pé! Isso contribui para uma má circulação e se recorrente essa situação é bem possível que no futuro você tenha problemas com as varizes.

5. Use meias de compressão! Essas meias são muito úteis para evitar o surgimento de varizes já que ela ajuda a diminuir a pressão da gravidade sobre os vasos da perna, o que facilita o bombeamento do sangue para o coração e aumenta a circulação no interior das veias.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA