1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

7 Benefícios do Feijão Moyashi – Receitas, Como Fazer, Propriedades e Dicas

0

O feijão Moyashi, têm uma longa história de uso medicinal e alimentar em toda a Ásia, e vem aos poucos ganhando popularidade no Ocidente.  No Brasil ele é mais conhecido em forma de broto, e fica armazenado na geladeira dos supermercados.

7 Benefícios do Feijão Moyashi

1- Proteção contra lesões

A vitamina K, encontrada nos feijões moyashi, colabora para melhorar a coagulação do sangue. A deficiência desta vitamina, embora incomum, pode causar excesso de sangramento em caso de lesões.

Uma xícara de brotos de feijão contém pouco mais de 34 miligramas de vitamina K, cerca de 43% da dose diária recomendada desta substância.

Benefícios do Feijão Moyashi. (Imagem: Divulgação)
Benefícios do Feijão Moyashi. (Imagem: Divulgação)

2- Sistema digestivo

Por conta de suas fibras, os brotos de feijão moyashi são muito eficientes em ajudar o trato digestivo a funcionar de maneira correta, evitando constipação e melhorando o fluxo intestinal.

Em cada 100 gramas de broto de feijão, 2 gramas são de fibras. O valor diário recomendado de fibras fica entre 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens.

3- Saúde óssea

A vitamina K também é responsável pelos benefícios do feijão moyashi para a saúde dos ossos, já que sua presença melhora a absorção de cálcio pelo organismo, prevenindo doenças como a osteoporose.

Além disso, outros minerais encontrados nos brotos de feijão, como o magnésio, cobre e zinco também são muito benéficos para a saúde dos ossos.

4- Reduz o estresse

Alguns estudos apontam benefícios do feijão moyashi para a redução do estresse. Uma pesquisa publicada na revista Food & Function afirma que bioflavonoides presentes no alimento podem proteger o organismo do estresse.

Além disso, um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, indicou que a vitamina C, também presente nos brotos de feijão, pode agir como redutora de ansiedade e depressão, principalmente em mulheres.

5- Ajuda na perda de peso

Os brotos de feijão possuem baixas calorias, quase nada de gordura e são muito abundantes em nutrientes que nosso organismo necessita. Isso tudo representa os importantes benefícios do feijão moyashi para a perda de peso.

Além disso, o broto de feijão é rico em fibras e colabora para um bom funcionamento do metabolismo e do sistema digestivo. Uma xícara de feijão moyashi contém apenas 31 calorias e dois gramas de fibra.

Benefícios do Feijão Moyashi. (Imagem: Divulgação)
Benefícios do Feijão Moyashi. (Imagem: Divulgação)

6- Diminuição do colesterol ruim

Quando grãos são germinados, como é o caso do broto de feijão, eles ganham um aumento impressionante de 450% no seu nível de saponina.

Esta substância é capaz de eliminar o mau colesterol, o LDL, sem afetar o colesterol bom. Por isso, há importantes benefícios do feijão moyashi para quem já sofreu de problemas no coração ou tem níveis de colesterol muito altos.

7- Prevenção de alguns distúrbios cerebrais

O broto de feijão contém ácido fólico, um composto muito importante para a regulação de aminoácidos específicos dos quais o nosso sistema nervoso necessita.

Alguns estudos apontam que a deficiência de ácido fólico em uma dieta pode aumentar os níveis de homocisteína, o que pode ser um precursor perigoso para doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.

Uma xícara de chá de brotos de feijão, aproximadamente 100 gramas do ingrediente, oferece 16% da recomendação diária de ácido fólico.

Como Fazer Feijão Moyashi

INGREDIENTES

  • 1 vasilha grande para micro-ondas (de vidro é melhor) ou 1 panela grande (se fizer no fogão)
  • água suficiente para mergulhar o moyashi
  • 1 pacote de moyashi

Como fazer o moyashi, deixando-o pronto para usar

  • Ferva a água, coloque o broto de feijão dentro (da vasilha ou panela com água).
  • Deixe por apenas 1 minuto – não deixe mais que isso para não perder a crocância.
  • Escorra e use em saladas ou em refogados, sempre usando shoyu e cebolinha picada na receita.

INGREDIENTES

1 / 2 xícara de feijão moyashi germinado
1 ou 2 tomates
8 azeitonas pretas
1 xícara de feijões fava cozidos
1 xícara de trigo sarraceno
1 punhado de escarolas japonesas
5 a 6 folhas de alface mimosa
5 a 6 folhas de alface romana

1 copo de iogurte
1 colher de sopa de vinagre de cidra
Sal
Pimenta-do-reino a gosto

Benefícios do Feijão Moyashi. (Imagem: Divulgação)
Benefícios do Feijão Moyashi. (Imagem: Divulgação)

MODO DE PREPARO

Deixe os grãos de feijão moyashi de molho apenas cobertos de água. Os grãos costumam germinar de um dia para o outro, mas algumas vezes aguardo mais um dia, quanto maior o germe, parece um cabinho, mais gostoso é o sabor do grão.

Deixe a fava de molho por uma noite. No dia seguinte cozinhe os grãos cobertos de água em uma panela de pressão, por aproximadamente 20 minutos. Amoleça o trigo sarraceno por umas duas ou três horas em água fria. Esfrie a panela antes de abrir, solte bem a pressão e escorra os grãos. Tempere com um pouco de sal e azeite.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA