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7 Frutas que engordam: Elas podem estar sabotando a sua dieta

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Quando se vai a uma nutricionista com certeza a maior parte das pessoas querem mesmo é perder peso. Com um cardápio mais saudável muitos conseguem. Mas quando se trata de emagrecimento a maior parte dos profissionais da nutrição sacam a calculadora e contam as calorias dos cardápios de seus pacientes. Por isso, não basta somente fazer a escolha do alimento mais saudável, mas também é preciso escolher aquilo que não pesa na dieta.

Consuma frutas de modo moderado (Foto: Divulgação)
Consuma frutas de modo moderado (Foto: Divulgação)

Você já deve ter visto muitas pessoas dizendo por aí que não sabem por que não perdem peso, já que são super responsáveis com as suas escolhas alimentares. Acontece que comer direito é uma questão de escolha de sabedoria e nem sempre o que é mais saudável pesa menos na balança.

Leia também: Dicas de Cardápio para Emagrecer Rapidamente

Algumas frutas podem elevar o seu consumo de carboidratos e açúcares dependendo da quantidade que é ingerida. Por isso, vale a pena prestar atenção no que se coloca na mesa. Comer frutas o da todo não quer dizer que está responsável o suficiente com a sua dieta.

Escolha as frutas certas (Foto: Divulgação)
Escolha as frutas certas (Foto: Divulgação)

Algumas frutas possuem baixo índice glicêmico, como por exemplo, a maçã e a pera, que são a recomendação dos nutricionistas para quem está em dieta. E até mesmo essas frutas devem ser consumidas de modo responsável, com quantidades corretas.

7 Frutas que engordam

Coco

Esse alimento é muito usado em bolos e doces, mas é considerados por muitos nutrólogos um dos três alimentos mais completos do mundo para o nosso consumo. Porém, se a sua intenção é agregar ele em uma dieta de emagrecimento a recomendação é não consumir como fruta, mas sim como tempero (pequeníssimas doses) ou somente a sua água (coco verde) coco é uma fruta rica em gordura e, por isso, muito calórica. Estima-se que 100 g de coco maduro tem 266 calorias.

Açaí

Na região Sudeste do Brasil o açaí ficou conhecido como a fruta que dá energia, sendo consumido gelado e com acompanhamentos doces. O açaí é uma fruta típica da Amazônia e a sua polpa é consumida com peixes e pratos salgados na região Norte do país. Essa fruta  ficou conhecida especialmente pelas sua capacidade antioxidante, que fortalece o organismo, o que faz muito bem à saúde. O problema é que quando se está de dieta ela se torna uma verdadeira armadilha, pois tem por si só cerca de 247 calorias a cada 100 gramas, fora as muitas opções de acompanhamentos que agregam alguns dígitos a essa conta. O açaí é rico da gordura do bem e pode ser consumido com moderação por quem não está de dieta ou quer ganhar peso, mas se a intenção é emagrecer o jeito é banir os pratos com açaí da sua dieta, ao menos por enquanto.

Abacate

Aqui no Brasil temos o hábito de consumir o abacate com acompanhamentos doces, mas em muitos países, como o México, o consumo da fruta é feita em pratos salgados. Isso porque o abacate não tem sabor adocicado e vai bem com qualquer tempero (sendo doce ou salgado). Mas, quem está de dieta deve evitar essa fruta, já que o abacate é uma das frutas mais ricas em gordura saudável. A cada 100 g de abacate estima-se que a fruta tenha 108 calorias. Por isso que os nutricionistas em geral não incluem o abacate na dieta das pessoas que querem perder peso.

Cuidado com os alimentos (Foto: Divulgação)
Cuidado com os alimentos (Foto: Divulgação)

Banana

A banana é outra fruta perigosa para as dietas e que pode te sabotar. Ela possui índices elevados de carboidrato e açúcar, o que é restrito em uma dieta. Consumir banana demais acaba fazendo muito mal para quem quer reduzir o peso. A cada 100 g de banana temos 19,6 g de açúcar e 95 calorias.

Uva

A uva também é uma fruta que precisa ser vista com cautela em sua dieta, pois ela pode te sabotar. Essa fruta possui resveratrol na casca, que tem propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. Consumir uva e sucos naturais da fruta pode te ajudar a ficar com a aparência mais jovem e com mais qualidade. Em 100 g de uva tem 72 calorias e 17,3 g de açúcar a recomendação para quem está de dieta é manter uma distância regulamentar dessa fruta deliciosa.

Caqui

Existem muitas variedades de caqui diferentes, sendo que o caqui vermelho é o que tem mais açúcar, chegando a ter 14,8 g de açúcar e 58 calorias em 100 g, por isso, esta fruta pode engordar se consumida em excesso. Apesar de seus inegáveis benefícios para a saúde, se estiver visando uma baixa do peso na balança é bom começar a pensar melhor no consumo que terá dessa fruta durante o processo de emagrecimento.

Saiba mais informações sobre: Descubra os 5 chás para perder a barriga

Brasileiros consomem menos frutas e legumes que o ideal

Mesmo estando ciente de que não está liberado o consumo de fruta para quem quer perder peso, sabemos que elas fazem muito bem à saúde. Aqui no Brasil, algumas pesquisas mostram que os brasileiros consomem poucos legumes e verduras, algo bem abaixo do recomendado para ter em seu organismo as vitaminas necessárias para ter saúde.

A grande maioria da população nacional ingere uma porção de frutas, legumes e verduras bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2011 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um estudo mostrando que segundo a pesquisa POF 2008-2009: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, 90% dos brasileiros ingerem diariamente menos de 400 gramas desses alimentos por dia.

Os homens parecem rejeitar ainda mais esse tipo de alimento. Eles consomem menos frutas e legumes, e para agravar ainda mais a situação eles ingerem cinco vezes mais cerveja e bebidas destiladas do que as mulheres, o que compromete a saúde.

O baixo porcentual de brasileiros que consome a quantidade recomendada de fibras também é preocupante: 68%. E mais que 70% da população ingere quantidades superiores ao valor máximo de ingestão tolerável para o sódio (sal), o que também reflete na saúde.

As mulheres comem mais verduras, frutas e saladas, as mulheres, mas também são as maiores consumidoras de doces do Brasil. Segundo a pesquisa, todos os dias se consome 4,2 gramas de chocolate, contra 2,7 gramas entre os homens.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

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