1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.233 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

7 Problemas que Causam a Sonolência Excessiva

0

A sonolência é uma função biológica que aumenta a facilidade e a probabilidade de uma pessoa dormir, já o excesso de sonolência trata-se de um distúrbio de sono, que faz com que uma pessoa tenha dificuldade para se manter acordada ao decorrer do dia.

Causas da Sonolência Excessiva

A hipersonia normalmente ocorre quando se passa várias noites mal dormidas, acumulando cansaço excessivo, a dificuldade de se ter uma boa noite de sono ocorre por causa de insônia (gerada por estresse, ansiedade, consumo abusivo de álcool), doenças (como anemia, apneia do sono, narcolepsia, depressão, diabetes), medicamentos (certos antidepressivos, benzodiazepínicos e anti-psicóticos) ou transtornos (depressão nervosa, fibromialgia e hipotireoidismo), também podendo ocorrer em pessoas com ciclo do sono invertido, como trabalhadores noturnos.

Causas da Sonolência Excessiva
Causas da Sonolência Excessiva

Consequências do Excesso de Sono

Encurtar o tempo de sono por menos que seis horas por dia aumenta as ameaças da pessoa ter um acidente vascular cerebral (AVC), desenvolver hipertensão, arritmia ou infarto. Também prejudica o desempenho escolar, profissional, afetivo e social, causa déficits cognitivos e aumenta muito o risco para acidentes. Além de tudo, a pessoa fica tendente a se tornar obesa e/ou diabética.

Problemas por Excesso de Sonolência

Ficar durante o dia com sono pode ser bem desconfortante e ter várias consequência por não ter dormido o suficiente, confira 7 problemas da sonolência excessiva:

  1. Exaustão
  2. Dificuldade de concentração
  3. Desorientação e falta de atenção
  4. Irritabilidade
  5. Alucinações
  6. Problemas de memória
  7. Desanimo
Causas da Sonolência Excessiva
Causas da Sonolência Excessiva

Sono em Excesso na Gravidez

Gestantes costumam ter muito sono, principalmente no início da gravidez. Isso é causado pelo aumento nos níveis de progesterona, fenômeno que ocorre na gestação. Frequentemente, grávidas sentem muito sono durante o dia, mas, à noite, têm dificuldades para dormir e, por esse motivo, o indicado seria um cochilo à tarde, se possível.

Prevenção para Excesso de Sono

Se você sofre com excesso de sono durante o dia devido algum distúrbio, é fundamental evitar bebidas estimulantes, tais como café, energéticos e chá preto.

Realizar as refeições no mínimo duas horas antes de dormir e não exagere nas porções. Para uma melhor noite de sono mantenha um horário regular para dormir e para acordar. Praticar exercícios físicos regularmente também aumenta a sua disposição no dia-a-dia.

Prevenção para Excesso de Sono
Prevenção para Excesso de Sono

Tempo de Sono

O tempo de sono ideal varia de pessoa para pessoa, não precisando que seja um valor fixo. A média de sono para os adultos é de 8 horas, porém, algumas pessoas se satisfazem com 6 horas ou menos que isso sem haver prejuízo ao decorrer do próximo dia.

 

 

 

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA