1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

8 Alimentos que não podem faltar na mesa de um diabético

0

 

As pessoas diabéticas precisam seguir uma dieta regulada, rica em alimentos de baixo índice glicêmico, com o intuito de manter os níveis de glicose no sangue baixos. Somente dessa forma poderão evitar os sintomas da diabetes e levarem uma vida normal.

O cardápio para diabéticos é repleto de frutas, legumes e verduras, de modo a conceder ao corpo vitaminas e nutrientes e evitar complicações, como obesidade, pressão alta e colesterol ruim.

De modo geral os diabéticos devem evitar a ingestão de açúcares, mas há vários alimentos proibidos. Conheça hoje os 8 alimentos que não podem faltar na mesa de um diabético.

Frutas que diabéticos podem comer

As frutas são grandes aliadas para os diabéticos e quase todas podem ser consumidas. Esses indivíduos só devem ficar atentos à quantidade: não vale a pena exagerar, nem mesmo nos alimentos liberados.

Frutas que diabéticos podem comer
Frutas que diabéticos podem comer. Imagem:divulgação

As frutas podem ser ingeridas sozinhas, com iogurtes, leites e outros alimentos liberados para os diabéticos. Veja, a seguir, uma lista das frutas que os diabéticos podem comer:

– Uva;

– Mamão;

– Laranja;

– Abacaxi;

– Pera;

– Limão;

– Amora;

– Abacate;

– Coco;

– Cereja.

Acesse e saiba mais informações: 7 passos para reduzir o percentual de gordura

O que o diabético pode comer no café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Dependendo do que comemos, teremos energia suficiente para o restante do dia e nosso metabolismo funcionará completamente. A primeira dica é controlar suas porções: não come demais nem de menos, coma o suficiente.

O que o diabético pode comer no café da manhã
O que o diabético pode comer no café da manhã. Imagem:divulgação

Uma boa dica é comer alguma fruta no café da manhã, mas somente uma, acompanhada de outro alimento, como o leite desnatado. Além disso, você também pode ingerir o pão integral. Nada de usar manteiga, mortadela ou presunto: de preferência a patês à base de legumes ou verdura.

Alimentos para diabéticos tipo 2

Há diversos alimentos que podem ser consumidos por pessoas diabéticas. A seguir, confira uma lista com 8 alimentos que não podem faltar na mesa de um diabético:

1 – Feijão: o feijão ajuda a controlar o diabetes, devido à presença de fibras solúveis e antioxidantes em sua composição, além de possuir também vitaminas de baixo índice glicêmico.

Alimentos para diabéticos tipo 2
Alimentos para diabéticos tipo 2. Imagem:diuvlgação

2 – Salmão: o salmão é rico em ômega 3 e outros ácidos graxos que ajudam a diminuir os triglicerídeos e o colesterol, além de contribuir para diminuir a resistência à insulina. O salmão ainda possui outros nutrientes essenciais para diabéticos.

3 – Maçã: a maçã é rica em vitaminas, uma ótima fonte de fibras e ferro, além de possuir uma fibra específica conhecida por controlar a glicemia e diminuir o mau colesterol.

Alimentos para diabéticos tipo 2
Alimentos para diabéticos tipo 2. Imagem:divulgação

4 – Batata Doce: a batata doce ajuda a queimar gordura corporal e auxilia no ganho de massa muscular. Para os diabéticos ela possui baixo índice glicêmico, o que favorece uma absorção mais lenta no organismo e auxilia no controle do diabetes.

5 – Canela: a canela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina. Ela também possui ação termogênico, o que contribui para o emagrecimento.

Alimentos para diabéticos tipo 2
Alimentos para diabéticos tipo 2. Imagem:divulgação

6 – Gorduras Saudáveis: as gorduras saudáveis ricas em ácidos graxos podem ser consumidas pelos diabéticos, pois ajudam a eliminar o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom. Alguns exemplos são: nozes, amêndoas, castanhas, óleo de coco.

7 – Abacate: o abacate também é rico em gorduras saudáveis, por isso ajuda a aumentar o colesterol bom.

Alimentos para diabéticos tipo 2
Alimentos para diabéticos tipo 2. Imagem:divulgação

8 – Aveia: a aveia possui em sua composição uma fibra que ajuda a retardar a digestão, por isso ela é responsável por evitar picos nos níveis de açúcar no sangue.

Acesse e saiba mais informações: O Guia Completo de Como Comer da Maneira Certa

Cardápio para diabéticos

Os diabéticos devem seguir um cardápio repleto dos alimentos mencionados e outros que lhes ofereçam todos os nutrientes que precisam.

Cardápio para Diabéticos
Cardápio para Diabéticos. Imagem:divulgaçao

Veja, a seguir, alguns exemplos de cardápio para diabéticos que você pode adotar no seu dia a dia:

Café da Manhã: 1 copo de vitamina de frutas com 20 ml de leite desnatado, ½ banana, ½ maçã, 2 fatias de pão de forma de centeio com margarina light sem açúcar;

Lanche da Manhã: 1 fruta de sua preferência;

Almoço: 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha pequena de feijão, 1 filé de frango assado e salada com 6 folhas de alface e 3 colheres de sopa de azeite de oliva;

Lanche da Tarde: 2 unidades de torrada integral com 2 colheres de chá de geleia diet de frutas e 1 copo de leite quente desnatado;

Jantar: 3 colheres de sopa de arroz integral, 2 colheres de sopa de lentilha, 1 filé de frango assado com alecrim, 5 folhas de alface, ½ tomate médio temperado com 1 colher de sopa de azeite de oliva;

– Ceia: 2 unidades de bolacha integral e 1 copo de leite desnatado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA