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8 erros de corredores iniciantes

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Começar a praticar uma atividade física não é muito difícil, basta fazer sua inscrição na academia, começar a praticar em casa ou correr pela cidade. Ser um corredor pode parecer fácil, mas há várias dicas para quem está começando. Por mais que o seu objetivo não seja se tornar um corredor profissional, é bom tomar certos cuidados para evitar lesões.

Alguns corredores iniciantes, por não conhecerem esse mundo e as dicas, acabam cometendo alguns erros comuns fáceis de serem resolvidos. A primeira dica é consultar a internet e um especialista antes de começar a correr por aí.

Abaixo vamos listar 8 erros mais comuns de corredores iniciantes:

8 erros de corredores iniciantes (Foto: Divulgação)
8 erros de corredores iniciantes (Foto: Divulgação)

Comprar o tênis errado

Sim, mesmo que você esteja correndo apenas para se exercitar e melhorar seus hábitos, a escolha do tênis certo é crucial para que tudo saia como você planejou. A maioria das pessoas acaba comprando um tênis pequeno e justo demais, isso pode acabar causado hematomas internos nas unhas, deixando-as pretas. Além disso, esse tipo de tênis também pode te trazer alguns calos. A solução é você apalpar bem seu pé e na hora de comprar, certificar que o tênis irá ter até 1 cm de distância em relação aos seus dedos.

Desistir na primeira dor

As dores iniciais são sempre as piores e geralmente os corredores acabam desistindo quando a sentem. Elas geralmente tendem a aparecer no início da corrida e é absolutamente normal, seu corpo está se adaptando ao novo exercício que nunca tivera feito antes. Mas você não deve desistir só porque sentiu uma dor, você deve continuar até que elas desapareçam. A solução para essas dores é você reduzir um pouco suas atividades físicas e alongar antes de correr.

Passar dos limites

No início seu corpo não está acostumado com a rotina da corrida e nem com todos os esforços feitos. O erro de muitos, é aumentar a frequência desses exercícios para obter resultados de maneira mais rápida. O problema é que com isso, você pode acabar com uma lesão ou até com problemas piores logo no início. A dica para isso é conhecer o seu corpo e os efeitos que a corrida causa em você para que você possa aumentar regularmente e devagar a frequência de exercícios. Além disso, tenha acompanhamento profissional.

Consultar o médico é fundamental, para iniciantes (Foto: Divulgação)
Consultar o médico é fundamental, para iniciantes (Foto: Divulgação)

Correr após comer

Começar a correr logo depois de uma refeição ou em menos de 2 horas da mesma, é um erro. Correr com uma digestão incompleta pode acabar causando desconforto gástrico. Para evitar isso, corra apenas 2 horas depois da refeição. Ou, se preferir, faça uma refeição leve para que a digestão seja rápida.

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Usar muita roupa para suar

Sim, muitas pessoas fazem isso! Colocar inúmeras roupas ou casacos na hora da corrida para suar mais e gastar mais energia não é recomendado. Isso pode provocar uma desidratação grave e um impacto ao nível fisiológico do seu corpo. Use roupas adequadas para a corrida. Hoje o mercado fitness oferece um leque de opções em roupas e calçados para quem pratica atividades físicas é só escolher a que melhor se adapta a sua atividade e ao seu estilo;

Postura incorreta

Correr com uma postura errada pode causar a você lesões na lombar, dor no ciático, nos glúteos, nos isquiotibiais e nos joelhos. Antes de correr, pesquise qual a melhor postura para esse tipo de exercício físico. Fortaleça o se abdômen e alongue sua lombar. Dessa forma você vai evitar sofrer leões e depois ter que ficar dias sem praticar atividades físicas;

Falta de alongamento

Se alongar é muito importante para o sucesso nos exercícios físicos, a partir do alongamento você estará com seus músculos aquecidos. A falta de alongamentos pode causar acumulação de tensão no corpo, gerando dores musculares, trações e espasmos. Antes de correr ou praticar qualquer atividade física, se alongue e sinta a diferença;

Alongar é fundamental para não sofrer lesões na corrida (Foto: Divulgação)
Alongar é fundamental para não sofrer lesões na corrida (Foto: Divulgação)

Pulso muito alto

Se você deseja começar a correr, é importante que tenha alguma máquina que registre os seus batimentos e o seu pulso. Correr com o pulso muito alto poderá trazer diversos prejuízos para a sua saúde. Para solucionar isso, compre um frequencímetro. O mesmo irá mostrar a sua frequência cardíaca para que você possa controlar as atividades de acordo com o seu organismo para que possa se exercitar e correr muito mais.

A corrida, sem sombra de dúvidas, é a atividade física que mais oferece benefícios ao organismo, principalmente para quem deseja emagrecer. No entanto você não pode sair correndo sem ter orientação médica, pois como é uma atividade de alto esforço físico é preciso que o coração esteja em forma para que ao ser forçado possa resistir e retribuir a atividade física.

Se você seguir todas as dicas acima e não cometer os erros frequentes na corrida, com certeza você terá excelentes resultados. Portanto fique atento a todos eles e pratique a corrida para o seu benefício.

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