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9 Formas de Acabar com o Estresse

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Pode parecer inofensivo, mas um dia de estresse afeta bastante o organismo e pode se transformar em algo corriqueiro se não houver um controle.

As tarefas do dia a dia são citadas como as maiores responsáveis pelo estresse das pessoas. Isso leva ao desencadeamento de outros problemas, como cansaço, nervosismo, ansiedade e até doenças como depressão, diabetes, hipertensão e alterações na tireoide. São os percalços da vida moderna.

Formas de Acabar com o Estresse
Formas de Acabar com o Estresse. Imagem:Divulgação

E você, é afetado pela correria diária? Sente-se pressionado com o trabalho? Cansado ao fim do dia? Não tem ânimo no final de semana? Você pode estar com alto nível de estresse.

Saiba mais Informações, acesse: 7 Causa Comuns da Mestruação Atrasada

O que Causa o Estresse?

Há muitas causas para o estresse que afeta a vida de milhões de pessoas. Desde pequenas situações, que vão se acumulando até se tornarem enormes “bolas de neve”, até grandes e arrebatadores problemas inerentes a qualquer um.

Geralmente, o estresse está ligado a alguma adaptação ou mudança que precisou ser feita na rotina. Veja algumas causas possíveis:

  • Morte de pessoas próximas
  • Doença própria ou de alguém próximo
  • Emprego novo
  • Pressão no trabalho
  • Prazos no trabalho
  • Casamento
  • Separação ou divórcio
  • Gravidez, parto, modo de encarar a maternidade
  • Problemas financeiros
  • Problemas judiciais
  • Presença em acidentes, assaltos, mortes, etc
  • Eventos com multidões
  • Congestionamentos de trânsito
  • Situações

Você pode buscar ajuda profissional para identificar as causas de seu estresse. Um psicólogo é a melhor opção, pois vai analisar todo o histórico de situações de exaustão.

Acabar com Estresse e Ansiedade

Quer ter mais calma para encarar o dia cheio de compromissos que terá pela frente? Há algumas dicas que podem te ajudar, e muito! Elas também funcionam para relaxar após situações de muita tensão, veja só:

Extravase as emoções: não deixe os sentimentos ruins dentro de você. Chore, grite, desabafe com alguém que confia, isso te fará muito bem e não é vergonha nenhuma.

Saiba mais Informações, acesse: 13 Dicas para você voltar ao Peso Ideal

Pratique esportes: liberar a raiva em esportes de alta intensidade como boxe e musculação pode te ajudar. Outras atividades físicas, quando praticadas regularmente libera endorfinas na corrente sanguínea, o que eleva o bem-estar.

Acabar com Estresse e Ansiedade
Acabar com Estresse e Ansiedade. Imagem:Divulgação

Respire fundo: Utilizar técnicas de respiração acalma a mente e equilibra o cérebro. Coloque em prática a ideia de respirar fundo e contar até 10 antes de ficar nervoso e ficar ansioso.

Receba uma massagem: Você mesmo pode se auto massagear para liberar as energias ruins. Encontre os pontos que estão tensionados e aperte-os por alguns segundos e solte-os depois.

Como Acabar com o Estresse no Relacionamento

Um namoro ou casamento também podem causar estresse em você. Tanto a falta de mudanças, quanto novos planos podem provocar emoções fortes no relacionamento. Então, como evitar que isso aconteça?

Especialistas indicam uma série de comportamentos que você pode adotar ou deixar de lado para garantir paz em sua relação. Confira:

  • Evite ter pensamentos negativos após um acontecimento ou briga
  • Não seja muito crítico com você ou com o outro
  • Saiba ouvir e dê atenção às preocupações do parceiro
  • Invista no diálogo sincero e não em brigas que podem não chegar a um consenso
  • Dê valor aos sentimentos do parceiro
  • Trate seu companheiro com respeito. Afinal, ele será recíproco
  • Converse com o parceiro sobre seu possível estresse. Ele pode te ajudar a identificar a causa
  • Trabalhe para que haja encorajamento mútuo
  • Não desconte problemas com os filhos ou no trabalho no parceiro
  • Declare seus sentimentos frequentemente

Como Acabar com Estresse no Trabalho

O estresse causado pelo trabalho é o mais recorrente, pois pode ter várias fontes e várias formas de reagir. Metas a cumprir, prazos de entrega, acúmulo de atividades e as intrigas da equipe de trabalho estão no topo da lista de reclamações.

Se você passa por isso e chega esgotado em casa no final do dia, pode experimentar mudar algumas coisas em seu jeito de agir. Veja nossas dicas:

  • Tente não deixar que o trânsito ou ônibus lotado influencie em seu dia de trabalho
  • Não ache que um problema no começo do dia irá estragar ele inteiro
  • Releve situações irrelevantes, ou tente deixá-las para o fim da lista de tarefas
  • Há coisas inevitáveis e erros acontecem: o que não tem solução, resolvido está!
  • Não se desgaste por coisas que não merecem
  • Crie um ambiente alegre e trate todos com respeito
  • Tente fazer o seu melhor, não o impossível
  • Assuma responsabilidades uma de cada vez
  • Saiba trabalhar em grupo, respeitando o jeito de cada um
  • Faça uma lista com suas atividades diárias
Como Acabar com Estresse no Trabalho
Como Acabar com Estresse no Trabalho. Imagem:Divulgação

Como Acabar com o Estresse Mental

Quando o estresse começa a afetar o corpo e a mente começamos a nos preocupar mais. Uma saída é investir em atividades que ajudem a dar relaxamento.

Além de dores nas costas, nos ombros, formigamentos e dores de cabeça, você pode sofrer com um esgotamento mental, causado pela quantidade de horas frente ao computador e resolvendo tarefas que necessitem pensamento rápido, criatividade e muita dedicação.

E quando há uma sobrecarga muito grande no cérebro, pode ocorrer o que chamamos de “estafa”. E as consequências disso são: perda de atenção e concentração, dificuldades de memória, raciocínio lento, desânimo, cansaço crônico, impaciência, nervosismo, etc.

Para acabar ou evitar com esses sintomas, invista em opções para relaxar, além de um acompanhamento psicológico para não haver problemas maiores. Veja algumas dicas para relaxar:

  • Respire fundo e com concentração para oxigenar o cérebro
  • Tome um banho relaxante
  • Dê uma massagem de presente a você mesmo
  • Deite em um ambiente escuro e coloque uma música relaxante
  • Faça um alongamento
  • Ande descalço
  • Coma algo que você está com bastante vontade
  • Veja um filme de fácil entendimento
  • Marque um encontro com os amigos para jogar conversa fora

Como acabar com Estresse Emocional

Sentimentos de amargura, culpa, medo e preocupação constante são alguns exemplos dos sintomas de estresse emocional. Ao sentir isso, o organismo sofre uma tensão elevada no sistema nervoso que acaba se refletindo em dores pelo corpo todo.

Para tratar e até evitar que esse tipo de circunstância ocorra com você, tome as seguintes precauções:

  • Pratique atividades físicas, mesmo que de nível leve
  • Mude a postura, por incrível que pareça isso
  • Procure rir mais, ver filmes ou peças de teatro engraçadas, por exemplo
  • Manter relações sexuais saudáveis ajuda a sanar o estresse emocional
  • Durma bem
  • Respire de forma consciente
  • Trabalhe pensamentos positivistas
Como acabar com Estresse Emocional
Como acabar com Estresse Emocional. Imagem:Divulgação

Além disso, procure se afastar das redes sociais e de seu aparelho celular por algumas horas diariamente. O imediatismo e a alta rotatividade de informações ajudam a te conectar de forma insistente e até mesmo sem você querer.

Saiba mais Informações, acesse: Falta de Cálcio – Sintomas, Causas e Tratamentos

Estresse Emocional Sintomas

Uma pessoa com boa saúde emocional retorna rapidamente ao estado normal depois de um momento de tensão ou tristeza. Uma pessoa emocionalmente estressada terá que enfrentar um ciclo vicioso de desequilíbrio. Esse passará a ser seu estado natural, sempre esgotado.

Os principais sintomas do estresse emocional, quando frequentes, são esses:

  • Isolamento social
  • Cansaço
  • Ganho ou perda de peso
  • Agitação
  • Dores de cabeça
  • Cansaço, tristeza
  • Queda de cabelo
  • Mau humor
  • Falhas de concentração e memória
  • Insônia

Como Ficar Tranquila

Quer conhecer dicas de como ficar tranquila e manter o estresse longe de você? Os especialistas indicam “terapias” fáceis de serem feitas, inclusive sem sair de casa. Veja:

  • Veja programas de TV, séries, filmes
  • Reflita sobre as coisas legais de seu dia e agradeça por elas
  • Ingira chá verde todos os dias
  • Abrace as pessoas que gosta
  • Aprenda a falar baixo
  • Desabafe com alguém que confie durante a noite
  • Massageie a cabeça antes de dormir

Invista nessas formas de acabar com o estresse! Para um acompanhamento mais preciso, busque ajuda de um profissional, podendo ser um clínico geral, um psicólogo ou um psiquiatra.

 

 

 

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