1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Afinal, Limão Faz Mal Para os Rins?

0

É muito comum surgirem dúvidas se determinado alimento faz bem ou mal para a saúde. E os especialistas alertam que as pessoas devem tomar cuidado para não acabar acreditando nos mitos que as pessoas gostam de espalhar por aí.

Afinal, Limão Faz Mal Para os Rins? (Imagem: Divulgação)
Afinal, Limão Faz Mal Para os Rins? (Imagem: Divulgação)

Uma dúvida relacionada a esse tipo de situação envolve o limão. Muitas pessoas não sabem se o limão faz bem ou se faz mal para os rins. Por isso, no artigo de hoje vamos esclarecer as suas dúvidas sobre esse fato, além de abordar a infecção do trato urinário e os cuidados que as pessoas devem tomar com o limão. Confira!

O Limão Faz Mal para os Rins?

Os nutricionistas informam que mais de 80% da composição do limão é feita apenas de água. Apesar disso a fruta é rica nas vitaminas C,  A e E. Além disso, também fonte de outros nutrientes como, por exemplo: carboidratos, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, selênio, zinco e cobre.

Provavelmente você já deve ter ouvido que o limão contribui para o fortalecimento e cuidado dos vasos sanguíneos dos rins. Outro benefício da fruta é que ela auxilia também o tratamento de hipertensão, ou seja, pessoas que tem problemas de pressão alta. Uma terceira função que o limão tem é ser uma ótima opção para uma desintoxicação.

Mas, afinal, o limão é bom ou ruim para os rins. A fruta possui baixo teor de sódio e um nível elevado de potássio. Esses dois fatos fazem com que o limão seja o melhor amigo dos rins. Desta forma, o limão faz sim, muito bem para a saúde deste órgão.

No entanto, os nutricionistas procuram sempre ressaltar que qualquer alimento que seja consumido em excesso pode fazer o efeito contrário e acabar prejudicando a saúde do paciente. Por isso, vá com calma no consumo do limão.

A melhor forma de consumir esse alimento sem prejudicar a sua saúde é fazer uma pequena substituição. O indicado é substituir o sal usado para temperar saladas pelo suco do limão. Lembrando, nada de exageros!

Afinal, Limão Faz Mal Para os Rins? (Imagem: Divulgação)
Afinal, Limão Faz Mal Para os Rins? (Imagem: Divulgação)

Infecção do Trato Urinário

A infecção do trato urinário (ITU) é popularmente conhecida no Brasil como infecção urinária. Os rins, ureteres, bexiga e uretra são os órgãos que compõem o sistema urinário de uma pessoa. Esse tipo de infecção pode começar se manifestam em qualquer um desses quatro elementos.

No entanto, a parte inferior do trato urinário, ou seja, a região da bexiga e uretra estão mais propensas a desenvolver algum tipo de infecção. Alguns dos sintomas de uma infecção urinária podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças mais comuns como uma gripe, por exemplo.

Por isso, é importante ficar atento a dois sintomas principais que são típicos da ITU: sangue na urinário e dor na hora de urinar. Normalmente as pessoas só percebem o que está acontecendo quando começam a sofrer com esses dois sintomas.

Além dos remédios prescritos pelo médico para o tratamento de infecção urinária, o consumo de limão também pode contribuir para uma melhora nesse quadro. A fruta é indicada para esse tipo de tratamento pois é rica em vitamina C e antioxidantes. O indicado é tomar um copo de limonada todos os dias, ao acordar, enquanto estiver em tratamento.

Cuidados com o Limão

Apesar de todos os benefícios que essa fruta oferece é necessário tomar alguns cuidados com o limão.

Afinal, Limão Faz Mal Para os Rins? (Imagem: Divulgação)
Afinal, Limão Faz Mal Para os Rins? (Imagem: Divulgação)

Essa fruta tem uma substância conhecida com betacarptenos que reage ao entrar em contato com o sol. Em outras palavras, o limão pode causar manchas e em casos mais sérios, até mesmo queimaduras de 3º grau. Por isso, tome cuidado e não fique exposto ao sol depois de manusear limão.

Lembrando que, assim como qualquer outro alimento, o limão consumido em excesso pode fazer mal para a sua saúde.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA