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Alimentos Ricos em Ferro: Quais São os 5 Melhores

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O ferro é um nutriente extremamente importante para a nossa saúde. Sendo responsável pela formação da hemoglobina, que auxilia no transporte de oxigênio por todo nosso corpo.

O ferro ainda age fazendo a manutenção do nosso sistema imunológico, sendo um grande aliado para acabar com a anemia.

Os alimentos ricos em ferro ainda trazem benefícios para a pele, pois estimulam a produção de colágeno e elastina.

O ferro é indicado principalmente para grávidas e crianças, pois ele contribui para a capacidade cognitiva e de aprendizado da criança, além de ser ótimo para um crescimento saudável. Esse nutriente pode ser encontrado em vários alimentos, mas agora você irá conhecer Alimentos Ricos em Ferro: Quais são os 5 melhores!

Frutas Ricas em Ferro

As frutas são alimentos extremamente indicados para todas as pessoas, devendo fazer parte do nosso dia a dia.

Frutas Ricas em Ferro
Frutas Ricas em Ferro. Imagem:divulgação

Elas podem ser ingeridas sozinhas, adicionadas ao leite ou iogurte, a aveia, farinha de linhaça e outros tipos, além de serem usadas em outras receitas para dar origem a sobremesas. A seguir, veja cinco frutas com ferro:

1 – Morango: a cada 152 gramas de morango você encontra 0,6 mg de ferro. A dica é ingerir com outras frutas ou alimentos para atingir a recomendação diária de ingestão do nutriente;

2 – Amora Preta: a cada 72 gramas de amora preta você encontra 0,41 mg de ferro. Uma quantia bem maior em relação ao morango.

3 – Damasco: a cada 14 gramas de damasco você encontra 0,66 mg de ferro. Sendo assim, não é preciso ingerir muito para atingir a quantia recomendada.

4 – Uva-passa: as uvas passas são algumas das frutas que possuem a maior quantidade de ferro. A cada 36 gramas você encontra 1,75 mg de ferro.

5 – Cereja: a cada 145 gramas de cereja você encontra 0,57 mg de ferro.

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Alimentos ricos em ferro tabela

Além de frutas, há uma centena de alimentos ricos em ferro que devem ser acrescentados em sua dieta. Os alimentos ricos em ferro devem ser consumidos em todas as etapas da vida, pois desempenham funções importantes para crianças, gestantes e adultos em geral.

Alimentos ricos em ferro
Alimentos ricos em ferro. Imagem:divulgação

A seguir, veja os 5 melhores alimentos ricos em ferro:

1 – Gema do ovo: a cada 100 gramas da gema de ovo de galinha você encontra 5,87 mg de ferro, uma quantia bem grande. Mas tome cuidado, pois a gema do ovo pode ser muito calórica.

2 – Salsa: a salsa é uma opção saudável e pouco calórica. Em 100 gramas você encontra 3,1 mg de ferro e possui apenas 43 calorias;

3 – Pão de Cevada: o pão de cevada é rico em ferro, sendo que em 100 gramas você encontra 6,5 mg do nutriente. Nas mesmas 100 gramas você se depara com 302 calorias, por isso coma com moderação.

4 – Mexilhão: o mexilhão cozido possui apenas 78 calorias e apresenta 6 mg de ferro em 100 gramas;

5 – Feijão branco: o feijão branco é um dos alimentos mais ricos em ferro. Em 100 gramas você encontra 11,9 mg de ferro e 360 calorias;

Alimentos que contem ferro para anemia

O ferro é o grande aliado para combater a anemia, principalmente se ela está sendo causada pela deficiência desse nutriente no organismo. Há uma centena de alimentos que podem ser ingeridos para aliviar a anemia, como todos os que mencionamos até aqui.

Alimentos que contem ferro para anemia
Alimentos que contem ferro para anemia. Imagem:divulgação

Outra dica é o chocolate preto: em 28,4 gramas nós encontramos 1,8 mg de ferro. O suco de tomate também é ótimo: em 243 gramas há 1,4 mg de ferro.

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Alimentos que não contem ferro

Os alimentos que não possuem ferro também são procurados pelas pessoas que ingeriram esse nutriente em excesso ou que desejam equilibrar o consumo de nutrientes.

Alimentos que não contem ferro
Alimentos que não contem ferro. Imagem:divulgação

Por mais inusitado que possa parecer, há vários alimentos – industrializados principalmente – que não possuem ferro. Veja alguns exemplos:

– Grão de Bico em conservas;

– Azeitonas verdes em conservas;

– Mini milho em conservas;

– Palmito de açaizeiro em conserva;

– Leite UHT semidesnatado Batavo;

– Leite fermentado com Mel Light;

– Bebida de Soja;

– Suco de Soja Ades;

– Creme de Leite;

– Molho de Tomate Pomarola;

– Chocolate Garoto Cacau 55% Chocolate Amargo;

– Chocolate Diamante Negro;

– Chá Matte Leão Orgânico;

– entre outros.

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