1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Alimentos Ricos em Fibra

0

Adicionar fibras na alimentação pode te ajudar a ter sucesso em vários aspectos, pois elas são importantes para o sistema digestivo. Além disso, as fibras ajudam o processo de emagrecimento saudável e o sistema cardiovascular. Mas afinal, você sabe o que são fibras?

O que são Fibras Solúveis?

Esse tipo de fibra se mistura muito bem com a água, virando uma espécie de gel, que aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago, o que permite uma sensação de saciedade bem maior do que se consumir outros alimentos.

Saiba mais Informações, acesse: Dieta da Proteina: O que é? Como funciona? O que comer?

Alimentos Ricos em Fibra
Alimentos Ricos em Fibra

As fibras solúveis também ajudam na regulação do trânsito intestinal. As fibras solúveis regulamenta o intestino diminuindo o tempo de trânsito intestinal e ampliando a fermentação e proliferação das bactérias entéricas no cólon proximal.

Entre os benefícios das fibras solúveis está a redução de níveis de colesterol ruim no seu organismo. Fora isso, a especialista ainda explica que esse tipo de fibra auxiliam no controle da glicemia. Isso acontece porque o gel formado por elas deixam mais lenta a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea.

Saiba mais Informações, acesse: 7 Principais Causas da Barriga Inchada

Alimentos que são Fontes de Fibras Solúveis

– Aveia – A aveia é rica em fibras e ajuda a regular o intestino, controla o colesterol e auxilia em emagrecimento.

– Soja – A soja ajuda no emagrecimento e no tratamento da obesidade.

– Lentilha – A lentilha é rica em nutriente e cheias de fibras.

– Mandioca – A mandioca é rica em vitaminas do complexo B, que ajudam para o funcionamento do sistema nervoso e músculos e no funcionamento de enzimas.

– Beterraba- Rica em fibras solúveis a beterraba ajuda a eliminar o colesterol ruim.

– Ervilha- As ervilhas são deliciosas e são ricas em fibras.

– Cenoura- A quantidade diária recomendada de fibras para uma pessoa adulta é de 25g. Uma cenoura crua já te garante a necessidade diária.

– Maçã- Essa fruta tem antioxidantes e fibras.

– Frutas cítricas – As frutas cítricas têm fibras no, garantem Vitamina C para o organismo, são ricas em fibras.

Alimentos Ricos em Fibra
Alimentos Ricos em Fibra

O que são fibras insolúveis?

As fibras insolúveis não dissolvem ou incham com o contato com a água e ficam intactas durante o processo de digestão. Bem diferente do que acontece com as fibras solúveis esse tipo de fibra aumenta o bolo fecal, o que ajuda o funcionamento do intestino.

Saiba mais Informações, acesse: Dieta Detox ! Saiba como Funciona

As fibras insolúveis atuam no cólon diminuindo a fermentação e no cólon distal ampliando a absorção de água e diminuindo o tempo de trânsito de transito intestinal, assim a eliminação fecal acontece rapidamente. As fibras não solúveis ajudam a prevenir o câncer do intestino.

Alimentos que são Fontes de Fibras Insolúveis

– Farelo de trigo – Esse alimento é rico em fibras insolúveis. O consumo destas fibras evita a formação de hemorroidas e ajudam a evacuar.

– Pão integral – Diminui muito o risco de câncer no intestino por ajudar na absorção de toxinas e ajudam a diminuir o tempo em que as paredes intestinais ficam expostas aos alimentos.

– Cereais inteiros – Consumir cereais inteiros ajuda no consumo de fibras insolúveis.

– Feijão – O feijão é um bom exemplo de fibras insolúveis. Apenas 1/2 xícara de feijão cozido fornece 6g de fibras.

Saiba mais Informações, acesse: 7 Produtos para Você Perder Peso e Emagrecer Naturalmente

Alimentos Ricos em Fibra
Alimentos Ricos em Fibra

– Milho – O milho também é uma fibra insolúvel e pode te ajudar a ter mais sucesso na prevenção de doenças.

– Verduras folhosas – As verduras folhosas são saborosas e bem nutritivas, consideradas ricas em fibras e auxiliam na saciedade.

– Abóbora- As abóboras são versáteis e podem ser consumidas de várias maneiras.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA