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Alimentos Ricos em Potássio

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O potássio é um elemento muito importante para a manutenção do corpo e a melhor forma de obtê-lo é através de alimentos que contenham esta substância.

Alguns deles são bastante ricos na sua composição e podem ajudar a equilibrar as suas necessidades. Além disso, quando está em dia, o potássio traz diversos benefícios ao corpo e sua falta acarreta algumas consequências.

Saiba mais informações, acesse: Dicas para Evitar a Insônia

12 Alimentos Riscos em Potássio

 1 – Banana: é a mais conhecida e consumida para essa função. Cada uma possui cerca de 400 mg de potássio, além de ser fonte de fibras e vitaminas B6 e C.

Banana
Banana

2 – Feijão: a leguminosa que serve de acompanhamento do arroz possui aproximadamente 600 mg de potássio em meia xícara. Ele também é rico em fibras e proteínas.

3 – Leite: líquidos também entram na contagem. Um copo de leite integral possui cerca de 300 mg de potássio, já o desnatado chega a 400 mg.

Leite
Leite

4 – Iogurte: além do leite, esse derivado também é rico no elemento e pode chegar a ter mais de 500 mg em um pote médio.

5 – Peixes: eles já são conhecidos por conter ômega 3, ácidos graxos e vitamina D, mas uma porção média pode conter cerca de 449 mg de potássio.

Peixes
Peixes

6 – Abacate: essa fruta é rica em gorduras boas, vitaminas, minerais e ainda possui até 750 mg de potássio em 100 g.

7 – Uva passa: ela gera bastante discórdia, mas tem seus benefícios. Pequenas quantidades podem conter até 300 mg de potássio, porém, quando consumida com açúcar, pode ser bem calórica.

Saiba mais informações, acesse: Alimentos que Prejudicam o Sono

8 – Folhas verdes: o consumo delas é importante! Uma xícara de acelga, por exemplo, possui 960 mg de potássio e de beterraba pode alcançar 839 mg.

9 – Abóbora: uma xícara deste alimento bem cozido pode ter mais de 300 mg de potássio, além de ser rica em vitamina A e ômega 3.

10 – Molho de tomate: até na hora de comer aquela macarronada existe vantagem! Uma xícara desses molhos que você compra no mercado pode ter cerca de 800 mg. O único problema é que, por serem industrializado, também possuem sódio e açúcar em grande quantidade.

11 – Batatas: a batata-doce chega a ter 700 mg de potássio e também é rica em carboidratos complexos, vitaminas C e B6, assim como ferro e fibras. A batata-inglesa também entra na conta com 750 mg.

12 – Mamão: nem precisa consumir grandes quantidades da fruta, uma vez que uma pequena porção contém aproximadamente 360 mg de potássio.

Mamão
Mamão

Como Diminuir o Potássio dos Alimentos?

Apesar de ser bom para o organismo, cuidado para não exagerar na ingestão de potássio. A quantidade adequada para um adulto é 4700 mg por dia e o excesso, quando ocorre, pode ocasionar arritmia cardíaca.

Para evitar, algumas técnicas podem ajudar a diminuir a quantidade e criar uma alimentação balanceada: descasque o alimento, corte em pequenas fatias e enxágue bem; coloque em uma panela cheia de água e deixe de molho por duas horas; escorra a água, exangue o alimento e escorra novamente; coloque de volta na panela e deixe cozinhar; quando atingir o ponto de cozimento, escorra bem e não reutilize a água.

 Entenda os benefícios do potássio

Sua ingestão resulta num melhoramento muscular, ou seja, evita a fraqueza dos músculos e as dolorosas câimbras. Outros fatores que tornam o consumo de alimentos ricos em potássio positiva é por ser uma espécie de tratamento para hipertensão, uma vez que ajuda a regular a pressão arterial. Como consequência, diminui riscos de problemas cardíacos e cerebrais.

 Entenda os benefícios do potássio
Entenda os benefícios do potássio

Com tantas opções para consumir potássio, fica difícil não ter uma alimentação balanceada quando o assunto é esta substância.

A dica é sempre ter atenção a qualquer excesso para não ter nenhum tipo de consequência no futuro e, claro, não deixar que o corpo também sinta a falta dele.

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