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Alimentos Ricos em Vitamina D – Benefícios

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A vitamina D é uma substância muito importante para a nossa saúde. Ela pode ser encontrada em alimentos e também na exposição ao sol durante o dia, e a falta dessa vitamina pode trazer muitos problemas e desencadear o mau funcionamento de alguns órgãos.

Essa vitamina traz muitos benefícios para a nossa saúde e mesmo assim nem sempre ingerimos a quantidade indicada. Se você ficar sem essa vitamina por um dia não há tanto problema assim, mas repetir esse feito durante mais e mais dias pode te trazer algumas dores de cabeça.

9 Alimentos Ricos em Vitamina D - Benefícios
9 Alimentos Ricos em Vitamina D – Benefícios. Imagem:Divulgação

Alimentos Ricos em Vitamina D para Gestantes

A gestação é um dos momentos mais lindos de toda a mulher e se alimentar bem é fundamental para garantir a saúde do bebê e evitar possíveis problemas. Se todos nós, seres humanos, já precisamos da vitamina D no nosso dia a dia para sobreviver, na gestação a necessidade aumenta.

A gestante estará fornecendo alimentação e nutrientes não só para si mesma, mas também para a criança. Por isso, é importantíssimo investir em uma dieta rica em todas as vitaminas e nutrientes recomendados.

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A recomendação de vitamina D para gestantes é de 600 UI ou 15 mcg por dia. Para atingir essa meta, além de tomar sol durante alguns minutos, é necessário ingerir alguns alimentos, como: peixes, ovos, leite e seus derivados e cereais. Um estudo mostrou que a deficiência de vitamina D na gestação pode causar pré-eclâmpsia.

Alimentos Ricos em vitamina D e Cálcio

Assim como a vitamina D, o cálcio é importantíssimo para a nossa saúde. O cálcio é um mineral responsável por auxiliar na formação dos dentes e dos ossos, fortalecendo-os, além de auxiliar no desenvolvimento do corpo. A vitamina D regula o metabolismo ósseo e possui um papel fundamental nas funções cardíacas e musculares, além de auxiliar na fixação do cálcio no organismo.

Entre os alimentos ricos com essas duas substâncias, podemos citar: salmão com 181 mg de cálcio e 100 gramas de vitamina D; leite desnatado com 306 mg de cálcio e 100 UI de vitamina D; suco de laranja com 45 UI de vitamina D; atum com 154 UI de vitamina D; leite de soja com 368 mg de cálcio e 204 UI de vitamina D.

Alimentos Ricos em Vitamina D e C

Além dos benefícios já falados referentes a vitamina D, ela ainda pode ser mais útil para a saúde. Essa substância ajuda a prevenir a osteoporose e o raquitismo e reduz o risco de fraturas. A maioria dos alimentos que são ricos em vitamina D também possui boas quantidades de cálcio, mas nem todos também são ricos em vitamina C.

No entanto, é possível encontrar alguns alimentos que possuam as duas substâncias e que trazem ainda mais benefícios para a saúde. A vitamina C possui muitas propriedades antioxidantes que ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres, substâncias causadoras de doenças crônicas e degenerativas.

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Alimentos Ricos em Vitamina D e C
Alimentos Ricos em Vitamina D e C. Imagem:Divulgação

Além disso, a vitamina C ajuda a diminuir o acúmulo de colesterol nas artérias, evitando assim doenças como hipertensão arterial e arteriosclerose. Voltando aos radicais livres, ao neutralizá-los, a vitamina C também estará ajudando os olhos contra a catarata. Todas as propriedades da vitamina C também são úteis para a estética, combatendo o envelhecimento precoce e auxiliando na produção de colágeno responsável por deixar a pele mais jovem. A vitamina C também auxilia na produção de proteínas que são importantes para a saúde do cabelo e das unhas.

Entre os alimentos que possuem essa substância, podemos destacar: lichia, laranja, limão, kiwi, abacaxi, manga, mamão, morango, melancia, amora, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, pimentão verde, pimentão vermelho, espinafre, repolho, batata, tomate, abóbora, goiaba, acerola, caju, tangerina, rúcula, agrião, entre outros.

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Frutas ricas em vitamina D

Laranja, essa é a fruta que mais contém vitamina D em sua composição, assim como também possuem vitamina C – a mais comum quando relacionada a ela. Em média, um copo de 200 ml desse líquido já tem de 88 e 150 IUs de Vitamina D.

Infelizmente, a vitamina D está presente em ambulância em poucas frutas, uma vez que as mesmas possuem outros tipos de vitaminas muito importantes para o corpo. Portanto, neste caso, é sempre importante manter um cardápio balanceado para que a sua alimentação não tenha falta de nada: vitaminas, ferro, cálcio e outros.

Verduras com vitamina D

Já entre as verduras, nenhum delas possui uma quantidade significante de vitamina D, mas, claro, elas têm outros tipos de substâncias também muito importantes para o seu corpo. E para que você possa se alimentar adequadamente com a vitamina D, confira os alimentos que são ricos nela:

1. Óleo de fígado de bacalhau: em um primeiro momento você até pode torcer o nariz para ele, mas o seu corpo adora, afinal, ele possui grandes níveis da vitamina.
2. Atum: esse peixe é queridinho e contém a cada 100 gramas 154 IUs de vitamina D quando conservado em água, mas pode chegar a mais quando conservado em óleo, no caso de enlatados.
3. Ovo: a gema do ovo é uma verdadeira beleza! Sãs 37 IUs de Vitamina D por unidade.
4. Fígado: além de conter ferro, ele ainda tem 42 IUs de Vitamina D a cada 100 gramas.
5. Salmão: muita gente pode tirar benefício dessa delícia. São cerca de 650 IUs de vitamina D a cada 100 gramas – mais até do que o corpo precisa diariamente.
6. Leite: pois é, não é só de cálcio que vive o leite. A cada 100 ml consumidos, você ingere 100 IUs de vitamina D.
7. Ostras: elas são exóticas, mas quem gosta pode aproveitar as suas 81 IUs de Vitamina D.

Alimentos ricos em vitaminas E

Além da vitamina D, outra muito importante para o corpo é a vitamina E. Sua ingestão ajuda a prevenir doenças cardíacas, lesões oculares, dando na pele por radiação ultravioleta e até câncer. O grupo de alimentos que possuem a vitamina E não são os mais comuns de se consumir, como é o caso de frutas, verduras e carnes, por exemplo.

Mas também não é nada impossível colocar a vitamina E na sua vida, viu? Pelo contrário, ela está presente em alguns alimentos que são verdadeiras delícias como amêndoas, amendoim, damasco seco, manjericão, orégano, azeitona verde, gérmen de trigo e semente de girassol. Ou seja, dá pra dar aquela turbinada na alimentação e ainda consumir as doces necessárias.

E lembre-se, se você sentir qualquer diferença no funcionamento do seu organismo, não existe em consultar um médico especialista e, claro, aprenda a diversificar o seu cardápio diariamente para não perder nenhuma substância importante.

Quanto Tempo Ficar no Sol para Ingerir Vitamina D

O tempo ideal para ficar no sol irá depender do tom de pele de cada pessoa. É importante ressaltar novamente aqui que apenas a ingestão de alimentos ricos com essa vitamina não é suficiente para alcançar a recomendação diária, assim como apenas se expor no sol todos os dias também não é o suficiente. Para conseguir atingir a ingestão diária de vitamina D é importante inserir alimentos com essa substância no seu cardápio e passar alguns minutos no sol.

Vitamina D
Vitamina D. Imagem:Divulgação

Quanto mais clara a sua pele, menos tempo você precisa ficar no sol para ingerir vitamina D. O tempo necessário ainda poderá variar de acordo com a estação do ano, o horário e a localização.

O tempo médio é de 15 a 20 minutos sem protetor no corpo, apenas no rosto. O melhor horário para ficar exposto no sol é a partir das 10h da manhã até as 15h da tarde, mas após o tempo indicado você deve aplicar o protetor solar. Com as dicas acima você poderá controlar os níveis de vitamina C no organismo e manter sua saúde em dia.

 

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