1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Ansiedade engorda mesmo ?

0

A ansiedade afeta o corpo de diferentes formas, ela produz estresse a longo prazo. Esse estresse se associa a diferentes problemas de saúde mentais e físicos. Ao longo prazo o estresse pode causar danos aos seus órgãos, perda de memória e risco de pressão alta.

Portanto associar a ansiedade ao ganho de peso não é nenhuma surpresa. Mas, o ganho de peso e a ansiedade se relacionam de uma forma mais complexa. Então veja a seguir, como a ansiedade pode engordar e como você pode manter um peso de forma saudável.

Ansiedade engorda mesmo ?
Ansiedade engorda mesmo ?

A ansiedade engorda?

Sim, engordar pode ser um dos sintomas da ansiedade, porém não é o único sintoma. É preciso notar primeiro que ganhar peso não é um sintoma do qual não se tem controle, mesmo quando ele se relaciona à ansiedade.

Ou seja, o ganho de peso pode estar relacionando a ansiedade, mas a causa pode também ser qualquer outra, então fique atento ao que pode realmente estar causando o ganho de peso.

Quais os sintomas relacionados entre o ganho de peso e a ansiedade?

Engordar pode ser um sintoma, mas nem sempre é culpa da ansiedade.

Por ser uma relação bem complica, veja quais são as causas do ganho de peso causadas pela ansiedade:

Cortisol

Cortisol é o hormônio do estresse, que é liberado quando a pessoa apresenta crises de ansiedade, sendo uma das razões para a dificuldade do controlar o peso. O cortisol causa o acúmulo de gordura no corpo, ocasionando o ganho de peso relacionado à ansiedade.

Comer em excesso

Existem duas razões para o comportamento da alimentação compulsiva durante as crises de ansiedade. Primeiro, porque as pessoas sentem mais fome quando estressadas. Segundo, porque a comida é capaz de amenizar a ansiedade, porque ela libera endorfinas que ajudam a melhorar o humor.

Inatividade

A ansiedade é muito desgastante para algumas pessoas, por isso ela apresentam tendencias a dormir mais, ou ficarem mais tempos sentadas. Essa inatividade gera uma menor queima de calorias, em consequência, o ganho de peso.

Essas reações podem não estar presentes em todas as pessoas, razão pela qual nem todo mundo engorda devido à ansiedade. As diferenças podem ser sutis de pessoa para pessoa, e você pode nem notar que esta comendo mais que o normal.

Ansiedade engorda mesmo ?
Ansiedade engorda mesmo ?

Engordar também causa ansiedade?

O ganho de peso também pode causar ansiedade. Isso porque o corpo foi projetado para se movimentar, uma vida mais inativa pode desenvolver nas pessoas transtornos de ansiedade.

Engordar pode desenvolver o hábito de respirar inadequadamente, que segundo especialistas pode causar sintomas de ansiedade.

A má alimentação e péssimas noites de sono, também são fatores que influenciam sobre a ansiedade, apesar de raramente serem a causa.

Há também o fator psicológico, ao engordar algumas pessoas perdem a autoconfiança e isso pode causar a ansiedade.

Essas fatores indicam que o ganho de peso e a ansiedade se relacionam de forma complexa, uma sendo causada pela outra.

Como evitar engordar por causa da ansiedade?

Independente da forma que você ganhou peso, seja através da ansiedade ou não, a dieta e os exercícios são os modo mais eficazes de cuidar desse problema. Fique sempre atento na sua alimentação e procure se exercitar regularmente.

Não há nenhum modo rápido para perder peso. Existem muitos remédios que prometem emagrecer sendo vendidos no mercado, porém eles podem na verdade aumentar sua ansiedade, sempre procure ajuda especializada antes de consumir qualquer tipo de medicamento. E procure cuidar sempre bem da sua mente e corpo, o equilíbrio entre os dois é a chave para o sucesso.

Ansiedade engorda mesmo ?
Ansiedade engorda mesmo ?

Exercícios e alimentação saudável são as ferramentas mais fortes que você dispõe para o combate a ansiedade e à balança.

Não faz diferença por qual você comece primeiro, seguindo essas duas dicas, você é capaz de reduzir tanto a sua ansiedade, quanto seu peso. Comece o quanto antes a cuidar de si mesmo e veja as diferenças acontecerem ao longo dos dias.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA