1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Benefícios do Chá de Camomila

0

O Chá de Camomila ajuda a reduzir e acalmar a ansiedade, auxilia na má digestão esses são alguns dos principais benefícios do chá, pode ser feito usando a planta, flores secas ou sachês que encontramos no supermercado.

Benefícios do Chá de Camomila. (Imagem: Divulgação)
Benefícios do Chá de Camomila. (Imagem: Divulgação)

Abaixo vamos citar mais benefícios que a camomila proporciona:

  • A Camomila contem a fonte de apigenina que e uma substância que ajuda a conter o desenvolvimento das células cancerosas e evitando o seu desenvolvimento. A substância também auxilia as proteínas a consertar anomalias no RNA (moléculas que transportam informação genética).
  • Um dos seus principais benefícios e o uso como calmante, já que ajuda a aliviar o stress e relaxa os nervos e em algumas situações, funciona como um sedativo.
  • Ameniza, indisposições de saúde tais como, cólicas menstruais, indisposições de saúde e estresse.
  • O chá estimula o sistema imunológico a combater infecções.
  • Amplia os níveis urinários de glicina, que e um aminoácido responsável por diminuir espasmos musculares, assim ajudando a relaxar o útero.
  • Apresenta tanino, uma substância que atua como um cicatrizante natural.
  • Tem ácido antêmico, substância oleosa e com coloração escura que é utilizada para tratar  as inflamações gengivais, a má circulação e as  incômodas dores de dente.
  • É um zelador térmico da pele.
  • Fazer compressas sobre os olhos, auxilia no tratamento da conjuntivite.
  • Auxiliar a cuidar casos de diarreia.

Para que o Chá de Camomila Serve?

A Camomila serve para auxiliar no tratamento de nervosismo, ansiedade, insônia, diarreia, má digestão, sinusite, inflamações nasais, resfriados, irritações na pele e dificuldade para dormir entre outras.

Quando a Pessoa deve Tomar?

Dores de estômago

A camomila possui algumas substâncias que dificultam a piora de distúrbios gastrointestinais. Ela contem um efeito calmante principalmente em relação a dores de estômago e azia.

Dormir melhor

O Chá de Camomila com ervas e um dos remédios naturais mais conhecidos para superar a insônia e para dormir melhor.

Relaxar os músculos

A infusão de camomila e capaz de somar os níveis de glicina existente na urina. Essa substância tem um efeito que acalmam os músculos e nervos. A glicina e um aminoácido que pode diminuir os espasmos muscular e dores.

Menstruação dolorosa

Foi comprovado que a camomila tem a capacidade para diminuir dores menstruais e cólicas. Como já mencionamos a ela tem efeito relaxante e calmante que ajuda no alívio da dor e capaz de relaxar os músculos.

Combater resfriados e gripes

A camomila é conhecida como um remédio natural proveitoso para acalmar os sintomas de resfriados e gripes. Especialmente, respirando a infusão de camomila auxiliaria a liberar as vias aéreas.

Benefícios do Chá de Camomila. (Imagem: Divulgação)
Benefícios do Chá de Camomila. (Imagem: Divulgação)

Estimular o sistema imunológico

Um número que não para de crescer mostram que alguns remédios naturais bastante comum, possui algumas substâncias químicas que são de fato valioso para a medicina. Em específico algumas das substâncias que contem na camomila podem estimular as funções imunológicas e aumentar a atividade antibacteriana.

Aliviar dores de cabeça

O estudo realizado em 2014, levou em conta o efeito e a ação do meios de uso tópico do óleo de camomila no que se diz a respeito de dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores supõe que o óleo de camomila pode retratar um novo remédio para o alívio a dor referente a enxaqueca.

Anti-inflamatório natural

Durante muitos anos , a camomila vem sendo utilizada como um anti-inflamatório natural. Um estudo feito em 2010 indicou o uso da camomila como um competente anti-inflamatório.

Diabetes tipo 2

Um estudo que foi feito no Irã descobriram que se consumir três xícaras de chá de camomila ao dia pode auxiliar a favorecer os níveis de glicose no sangue em indivíduos que sofrem de diabetes tipo 2. De acordo com os investigadores a camomila pode ajudar a diminuir os fatores de risco associados ao aparecimento da diabetes.

Quais São as Contraindicações?

O único inconveniente existente da camomila e em caso de alergia a planta ou de hipersensibilidade. Alguns médicos não aconselham o seu uso no período de gravidez, pois pode  produzir contrações prematuras. Para chegar a este efeito, a dose consumida deve ser muito alta, por isso, mesmo as grávidas que preferem utilizar o chá de camomila casualmente, devem ter atenção para não exagerar na dose.

O uso em crianças devem ser feito conforme orientação recomendada pelo pediatra, visto que, um certo princípio, a camomila pode causar o efeito contrário e fazer com que a criança tenha dificuldades para dormir e fique nervosa.

O que é a Camomila

A Camomila é uma planta medicinal, conhecida como Margaça, Macela-nobre,Camomila-vulgar, Macela-galega ,Camomila-comum ou Camomila, muito empregada no tratamento da ansiedade, devido a seu impacto calmante.

O seu nome científico é Matriaria recutita, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, e em alguns mercados sob a forma de sachês e em farmácias de manipulação.

Benefícios do Chá de Camomila. (Imagem: Divulgação)
Benefícios do Chá de Camomila. (Imagem: Divulgação)

Como Fazer este Chá de Camomila

Ingredientes

  • 3 colheres de chá de flores secas
  • Água quente
  • 2 colheres de mel

Como fazer

Disponha as flores de camomila dentro da xícara, despeje a água quente no recipiente e deixe em infusão por três minutos. Coe utilizando um coador específico para chá. Acrescente o mel, misture e beba ainda quente.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA