1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Candidíase Vaginal

0

O Candida é um fungo que pode ser encontrado colonizando a pele, boca, órgãos genitais ou no intestino. Quando há uma proliferação deste fungo, ocorre uma infecção na pele ou unhas. Essa infecção é conhecida como Candidíase.

Candidíase Feminina Tratamento Caseiro

A Candidíase é uma doença que possui mais de um tipo e isso varia de acordo com a região em que a infecção ocorre. Por exemplo, a infecção no órgão genital feminino é conhecida como Candidíase Vaginal.

O Candida é um fungo que pode ser encontrado colonizando a pele, boca, órgãos genitais ou no intestino. (Imagem: Divulgação)
O Candida é um fungo que pode ser encontrado colonizando a pele, boca, órgãos genitais ou no intestino. (Imagem: Divulgação)

O tratamento da Candidíase Vaginal pode ser feito por consumo de comprimidos via oral ou pela utilização de pomadas ou cremes que devem ser aplicados no local infeccionado. Além desse tratamento que deve ser receitado por um dermatologista ou ginecologista, também é possível tratar essa doença através de meios caseiros.

Veja algumas dicas que você pode seguir para o tratamento da Candidíase Vaginal:

  1. Alimentação rica em vitamina C – Opte por alimentos ricos em vitamina C para combater o fungo Candida. Sugerimos laranjas, morangos e brócolis. Esses alimentos podem variar conforme a preferência de cada pessoa.
  2. Iogurte Natural – Algumas pessoas afirmam terem conseguido bons resultados com a aplicação de iogurte natural na região infeccionada.
  3. Alho – Comer alho pode ser um grande aliado no tratamento da Candidíase Vaginal.

Candidíase da Pele e das Unhas

A Candidíase é uma doença que pode se manifestar em outras regiões do corpo, além dos órgãos genitais. A doença pode aparecer em outras partes da pele e até mesmo nas unhas.

Sintomas de Candidíase da Pele e das Unhas

Os sintomas da Candidíase na pele e unhas segue sendo basicamente os mesmos de outras regiões: vermelhidão, ardência na região e coceira. Dependendo do caso podem surgir também placas brancas, parecidas com as que aparecem na boca quando a pessoa está com Sapinho. Essas lesões podem coçar e causar ardência. Em casos mais sérios, podem surgir bolhas, úlceras e feridas na pele.

A doença pode aparecer em outras partes da pele e até mesmo nas unhas. (Imagem: Divulgação)
A doença pode aparecer em outras partes da pele e até mesmo nas unhas. (Imagem: Divulgação)

Candidíase no Homem

A Candidíase é uma doença que também pode se desenvolver em homens e é conhecida como Candidíase peniana. O tratamento para Candidíase no órgão genital masculino pode acontecer através das mesmas formas de tratar das mulheres. Mas o medicamento especifico para o seu caso somente um médico especialista pode receitar.

Outra opção é fazer uso dos tratamentos caseiros que abordamos no início deste artigo.

Candidíase Remédio

Assim como existem diferentes tipos de Candidíase, também existem inúmeras opções de remédios que podem ser utilizados para o tratamento desta doença. Para tratar a Candidíase pode ser feito o uso de comprimidos, pomadas ou cremes. No entanto, é importante lembrar que o tratamento correto para você apenas uma dermatologista pode receitar.

As pomadas/cremes que servem para este tipo de tratamento são: Miconazol, Cetoconazol e Cotrimazol. O remédio comprimido que serve para este tratamento é o Fluconazol.

Candidíase tem cura

A candidíase vaginal é um problema causado por fungos presentes na vagina e nos tecidos da mesma. Felizmente tem cura, sendo que infecções leves são curadas em menos de uma semana e as infecções mais graves podem levar mais tempo. O tratamento do problema pode ser feito com ajuda médica e geralmente a própria pessoa consegue diagnosticar o problema.

Causada pelo fundo Candida e pode causar coceira, inflamação e um corrimento branco na vagina. Esse problema também atinge homens e pode surgir na gravidez.

Candidíase na gravidez

Na gravidez a candidíase pode surgir devida a baixa imunidade da mulher, que passa por várias mudanças corporais para se adaptar ao bebê. A candidíase na gravidez pode surgir em qualquer trimestre e não causa problemas ao feto. Nesse caso ela apresenta sintomas como dor ao sentar ou em manter relações sexuais. Há também grande coceira na região íntima, além de um aumento da secreção vaginal.

O tratamento da candidíase na gravidez deverá ser recomendado apenas pelo ginecologista obstetra que já é conhecida da gestante. Um dos principais medicamentos é o Flogo Rosa, indicado para fazer a ducha vaginal. Ele alivia os sintomas desde a primeira aplicação. Além disso, o médico pode receitar pomadas e cremes vaginais.

Como tratar candidíase

A candidíase é curada em até 15 dias e envolve um tratamento que não é dolorido. Na maioria dos casos o problema vai embora com a aplicação de pomadas antifúngicas diretamente no local. Você não deve se medicar sozinha, nem mesmo no caso da pomada.

As pomadas indicadas pelo médico devem ser aplicadas até 2 vezes por dia, principalmente antes de deitar. É recomendável não manter relações sexuais durante o tratamento, mas caso haja, use proteção. Em casos específicos também é recomendado o uso de um medicamento antifúngico em uma dose única ou em 3 doses orais, segundo a recomendação médica. Você também pode adotar novos hábitos para ajudar no tratamento, como lavar e secar a região íntima à noite, dormir sem calcinha e não andar com roupas apertadas.

Como tratar candidíase no homem

A candidíase também pode afetar os homens, causando vermelhidão e coceira no órgão genital. Até mesmo dor é um dos sintomas, mas é importante ressaltar que às vezes o problema não demonstra nenhum sintoma. Felizmente tem cura e o tratamento não é muito diferente de quando o problema atinge as mulheres.

A candidíase masculina pode surgir por causa da diabetes, do contato íntimo sem proteção com alguém que tenha o fungo, além de ser causado por uma má higiene e por ingerir muitos doces. Os homens podem tratar usando pomadas antifúngicas que devem ser aplicadas diariamente por até 10 dias, de acordo com a recomendação do especialista. Se o tratamento com a pomada não surtir efeito, o médico pode recomendar alguns antifúngicos orais que devem ser usados por até duas semanas.

Nunca se medique sozinho, é fundamental ir até o médico para ele avaliar o problema e poder lhe receitar o tratamento específico que irá lhe ajudar.

Candidíase é Transmissível?

Apesar de, na maioria dos casos, a doença se desenvolver nos órgãos genitais de mulheres e homens a Candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível. Isto porque a doença pode ocorrer mesmo sem o contato intimo, como acontece em crianças que desenvolvem Candidíase.

No entanto, a doença pode sim ser transmitida através do ato sexual. Por esse motivo, os médicos recomendam que as pessoas que estiverem em tratamento de Candidíase vaginal ou peniana usem camisinha quando forem ter relações sexuais.

Para tratar a Candidíase pode ser feito o uso de comprimidos, pomadas ou cremes. (Imagem: Divulgação)
Para tratar a Candidíase pode ser feito o uso de comprimidos, pomadas ou cremes. (Imagem: Divulgação)

Candidíase tem Cura

A Candidíase é uma doença como o resfriado: tem cura, mas se você não se cuidar é bem possível que ela venha a se desenvolver novamente. Alguns fatores que podem contribuir para o ressurgimento da Candidíase são: estresse, baixa imunidade e má alimentação. Por isso, tome cuidado com esses fatores que podem influenciar na proliferação do fungo Candida.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA