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Carboidratos e Corridas

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As pessoas imaginam que todos os alimentos que contem carboidratos soa ruins para perda de peso, mas não sabem que existem carboidratos recomendados por nutricionistas em muitas dietas.

Vamos falar sobre a importância do conhecimento de quais carboidratos podem ser utilizados em uma dieta no processo de emagrecimento e os carboidratos que devem ser evitados para perda de peso.

Carboidratos e Corridas. (Imagem: Divulgação)
Carboidratos e Corridas. (Imagem: Divulgação)

Carboidratos Bons

Carboidratos bons, batata-doce, mandioca, aipim e a tapioca que é uma farinha derivada também do aipim. Existem recomendações até da batata-inglesa, que para alguns nutricionistas não é considerada como um carboidrato ruim, apesar de tem um amido de absorção mais rápida para o organismo. Existem também as frutas que possuem uma boa quantidade de carboidratos, considerando que umas tem mais quantidade de frutose e outras menos.

Outros carboidratos que são realmente a base da dieta são os vegetais. Legumes, verduras e folhas. Alimentos que contem carboidratos porem com uma quantidade rica em fibras.

Carboidratos Ruins

Carboidratos considerados ruins são os carboidratos derivados de trigo, aveia e milho. Exemplos de derivados dos carboidratos citados acima Pão, bolos, farinhas de trigo e milho, massas e muitos outros derivados. Eles têm uma quantidade enorme de amido e do trigo, que causa uma intolerância em muitas pessoas. Caso procura perda de peso e medidas tente reduzir muito a frequência dos carboidratos citados.

Entenda que proteínas, carboidratos e gorduras são a base de uma alimentação saudável, através desses alimentos que temos energia para realizar as funções do dia e para treinamentos físicos. Cada um desses nutrientes tem uma função no organismo e com a ausência de algum pode comprometer o equilíbrio funcional, orgânico e o equilíbrio bioquímico do corpo.

Os bons carboidratos são os que além de proporcionar energia, contem nutrientes que ajudam no emagrecimento. Estão presente em frutas, verduras e legumes. Os carboidratos ruins como os de alimentos industrializados ou preparados com a farinha de trigo são os que mais engordam e devem ser extremamente evitados mesmo por quem não quer perder peso, pois fornecem as calorias vazias.

No refino muitos produtos químicos são utilizados, acontece que com o uso de químicos são eliminadas as fibras, sais minerais as proteínas e demais nutrientes. Os maus carboidratos viram gordura muito rápido no organismo quando consumidos em excesso. Isso por ter o poder de fornecer muita energia ao corpo, energia que nem sempre são gastas pelo organismo no dia a dia. As calorias acumuladas são estocadas no corpo formando gordura.

Carboidratos e Corridas. (Imagem: Divulgação)
Carboidratos e Corridas. (Imagem: Divulgação)

Pessoas que correm podem comer carboidratos? Tanto antes ou depois? Quem pratica corridas sabe a necessidade de uma dieta regrada que seja de acordo com os seus objetivos. Não importa qual seja o seu objetivo a dieta alimentar sempre será a base para qualquer ganho.

A alimentação pré corrida deve ser uma alimentação leve! Para não prejudicar a sua performance na corrida.

Três Alimentos que Podemos Comer Antes de Correr

  1. Beterraba

A beterraba pode melhorar o rendimento dos atletas devido ao seu teor de nitrato. O nitrato se transforma em óxido de nitrogênio em nosso corpo, Este composto pode reduzir a quantidade de energia e oxigênio que se consome durante o exercício, capacitando o atleta a correr mais rápido e durante um tempo maior.

  1. Grãos integrais

Para atingir um ritmo mais veloz e de maneira constante as pessoas precisam contar com reserva de carboidratos no corpo. Os grãos integrais são importantes pois se transformam em glicose e é essencial para fornecer energia aos músculos.

  1. Cálcio

O cálcio desenvolve e mantêm a densidade dos ossos e ajuda contra lesões. Nutricionistas recomendam que adultos fisicamente ativos e crianças maiores de dez anos consuma 1.300 mg de cálcio por dia.

Esses são os três nutrientes recomendados por especialistas antes de correr.

Carboidratos e Corridas. (Imagem: Divulgação)
Carboidratos e Corridas. (Imagem: Divulgação)

Alimentação Após a Corrida

Nos primeiros 30 minutos deve ingerir água, frutas, água de coco, suco natural de frutas, maltodextrina, mel, granola;

No almoço ter uma refeição com carboidratos tipo macarrão, batata, arroz e uma quantidade significativa de proteína, carne, frango ou peixe.

Importante manter se hidratando ao longo do dia. Lembrado que o mais adequado é consultar um médico de nutrição do esporte.

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