1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.992 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Chimarrão – Veja os benefícios dessa bebida!

0

 

As temperaturas caíram com tudo e uma bebida quente para ajudar a aquecer é uma boa pedida nesse frio que, finalmente, está com cara de inverno. Chás e um delicioso e cremoso chocolate quente são os queridinhos para esquentar o corpo nessa época mais fria do ano.

Porém, tem uma bebida quente e amarguinha que vem conquistando muitas pessoas, embora a sua tradição e consumo já sejam de alguns séculos atrás: o chimarrão.

Esta bebida tão comum para quem vive na região sul do Brasil e para nossos vizinhos país afora, está sendo cada vez mais apreciada por pessoas de outras regiões, seja para afugentar o frio ou para se aproveitar das inúmeras propriedades benéficas à saúde.

Chimarrão – O que é?

O chimarrão é uma bebida tradicionalmente coletiva advinda da cultura indígena, dentre elas guarani, caingangue e quíchua que, de forma ritualística ou cerimonial, formava um círculo e passavam a bebida de um para outro.

O chimarrão é feito de erva mate moída, com adição de água quente a, no máximo, 80°C, sem que esta ferva e tem sabor amargo que é mais ou menos acentuado dependendo da qualidade da erva e da sua cor final depois de seca, que pode variar do verde escuro até o amarelo palha, além de ter diferença, também, caso a secagem seja industrial e não natural.

chimarrão
Chimarrão – Veja os benefícios dessa bebida! Imagem:divulgação

Normalmente não se adiciona açúcar ou qualquer outro adoçante ao chimarrão e, para muitos, adoçar o chimarrão é uma ofensa. Para o preparo é importante que se saiba quais são os utensílios necessários e os cuidados que se deve ter ao preparar a bebida, que são: erva mate seca e triturada (ramos finos e folhas), que pode ser encontrada em lojas de artigos naturais e até mesmo em pacotes em supermercados; a cuia, fruto da cuieira ou cabaça, totalmente natural e simples ou com desenhos e ornamentos em ouro e prata e, finalmente, uma bomba. Calma! Não vamos explodir nada!

chimarrão
Chimarrão – Veja os benefícios dessa bebida! Imagem:divulgação

A bomba para chimarrão é feita, normalmente, de aço inoxidável ou prata, ornado com folhas de ouro ou pedrarias. É como um canudo grosso, com no máximo 0,9 mm de espessura e aproximadamente 25 cm de comprimento, com um bocal na extremidade superior, que é por onde sugamos o chimarrão, e um filtro arredondado, do tamanho de uma moeda, com furinhos e que lembra uma mini escumadeira.

Acesse e saiba mais informações: Oxinova – Onde Comprar?

Chimarrão – Como Fazer?

Para fazer o chimarrão, é imprescindível que a água não ferva. Se isso acontecer não adianta colocar água fria ou esperar que esfrie, pois ela já perdeu o oxigênio e pode alterar muito o sabor da erva mate.

O ideal é que a temperatura da água fique em torno de 70°C e não passe de 80°C. A receita para o preparo de um bom chimarrão é simples, mas para quem nunca fez é bom ficar atento. Primeiramente coloque a água para esquentar.

como fazer chimarrão
Chimarrão – Veja os benefícios dessa bebida! Imagem:divulgação

Enquanto isso, adicione erva mate da sua preferência (forte, tradicional, orgânico, moído grosso, com adição de chás etc) em 2/3 da cuia e tampe a mesma com a mão para poder virá-la e assentar a erva de um lado só e, se necessário, dê leves batidas do lado externo da cuia.

Suavemente deixe a cuia em pé novamente tomando o cuidado para que a erva não caia para o lado e despeje água morna para umedecer a erva e espere que ela seja totalmente absorvida. Depois, coloque a água quente sempre tendo o cuidado de não deixá-la ferver e introduza a cuia tampando o bocal com o dedo até o fundo da cuia, enterrando-a na erva para assentar.

como fazer chimarrão
Chimarrão – Veja os benefícios dessa bebida! Imagem:divulgação

É importante manter o bocal fechado durante este processo, pois ajuda a evitar que o filtro se entupa. Depois disso basta beber seu chimarrão e, cada vez que a infusão acabar, basta adicionar mais água até que a erva pare de espumar, o que demonstra que já está fraca.

Chimarrão – Benefícios Para a Saúde

Os benefícios do chimarrão para a saúde são vários. A erva mate possui vitamina D, vitamina C, vitamina E e vitaminas B1 e B2, alcaloides, antioxidantes, ácidos fólico e caféico, sais minerais como o cálcio, alumínio, ferro, magnésio, fósforo e potássio, aminoácidos, lipídios, glicídeos e saponina, um componente natural da testosterona, o que auxilia na melhora da libido.

beneficios do chimarrão
Chimarrão – Veja os benefícios dessa bebida! Imagem:divulgação

Por ser um estimulante natural, combate a fadiga e o stress, contribuindo para a realização de atividades físicas e mentais, sendo até substituto do café ou do chá verde para muitas pessoas.

Além disso, o chimarrão é excelente para a digestão, é diurético, tem efeito laxativo e anti-inflamatório, auxilia na regeneração celular, atua como vasodilatador facilitando a circulação e funções cardíacas e respiratórias, auxilia na estabilização de ácido úrico e, ainda, contribui de forma eficiente as dietas de emagrecimento.

Acesse e saiba mais informações: Opti Memory – Leia Antes de Comprar!

Chimarrão – Advertências

Segundo especialistas, embora os benefícios para o organismo sejam muitos, o chimarrão não hidrata, portanto não deve ser tomado como substituto à água. Além disso, em excesso, pode causar queda na taxa de glicose, insônia, irritabilidade e crises de enxaqueca em pessoas que sofram de ansiedade, enxaqueca e refluxo.

chimarrão maleficios
Chimarrão – Veja os benefícios dessa bebida! Imagem:divulgação

Associa-se ao consumo do chimarrão muito quente algumas lesões nas papilas gustativas que podem, inclusive, provocar perda parcial do paladar e câncer de esôfago. Deve ser evitada por hipertensos e pessoas sensíveis à qualquer uma das substâncias presentes no chimarrão.

Acesse e saiba mais informações: Lift X – Funciona Mesmo?

Chimarrão – Limpeza

Embora seja algo totalmente natural, a limpeza e os devidos cuidados devem ser tomados com a cuia. Sempre que for fazer seu chimarrão, é necessário que a cuia esteja totalmente seca e, para isso, é indispensável que, após ser lavada com água e sabão neutro, a cuia seja colocada na horizontal para secar, pois dessa forma circula mais oxigênio e a secagem é mais rápida.

Depois de um tempo de uso a cuia começa a apresentar um odor mais forte e, até mesmo, mofo, caso a secagem não seja feita de forma adequada.

limpeza da cuia
Chimarrão – Veja os benefícios dessa bebida! Imagem:divulgação

Para limpar e recuperar a cuia utiliza-se comumente o bicarbonato de sódio ou água oxigenada após a lavagem. Basta colocar o bicarbonato misturado com água ou a água oxigenada até a boca e deixar descansar por duas horas. Depois disso, basta repetir o procedimento se houver necessidade e, ao concluir, enxaguar muito bem a cuia e deixá-la secar da forma correta.

Enfim, que o chimarrão é delicioso e simples de se fazer já ficou bem claro, tal como todos os seus efeitos benéficos e contraindicações. Sendo assim, aproveite que o inverno está chegando e invista no seu “kit chimarrão”, afinal os benefícios só tendem a aumentar e, de quebra, ainda espanta o frio.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA