1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Cinta Pós-Parto: Porquê Comprar e Quando usar e os Benefícios

0

Um dos produtos que normalmente já está presente na lista de itens que a mamãe deve levar para a maternidade e a cinta pós-parto. Uma das finalidades da cinta está em oferecer mais bem-estar na recuperação pós-parto.

Auxilia na redução do edema e vai proporcionar comodidade e segurança para a mulher, especialmente em casos de pós cesariana, assim deixando-as mais tranquilas para poder caminhar e fazer outras atividades do seu dia a dia.

Cinta Pós-Parto. (Imagem: Divulgação)
Cinta Pós-Parto. (Imagem: Divulgação)

A cinta vai poder ser utilizada já logo após o parto sendo ele cesária ou parto natural. O indicado é usar durante todo o dia e a noite, até mesmo para dormir. O tempo de uso da cinta pós-parto varia entre no mínimo 1 mês após o parto e no máximo 3 meses.

É relevante lembrar que o tempo de utilização e maneira de cada mulher vai variar conforme o caso e orientação do médico. Pode ser diferente o tempo de uso por dia, pois muitas mulheres podem sentir um desconforto ao usar a cinta para dormir, exemplo.  

Por que a Mulher tem que Usar?

É orientado o uso da cinta pós-parto, pois ela ajuda a mulher a diminuir o inchaço, a reorganizar os órgãos da mulher no local adequado, dá mais segurança para se mexer, dirigir ou tossir, particularmente depois de uma cesariana, oferecendo uma melhor contorno do corpo.

Não é orientado o uso permanente, nem demorado da cinta pós-parto, pois ela pode perturbar o fluxo sanguíneo, e dificultar os movimentos dos músculos abdominais, como ocorre durante a execução de exercício físico. Desse modo, a cinta só pode ser utilizada durante o dia e a noite, mas de maneira nenhuma na academia, e por um tempo máximo de 3 meses.

Usar ou Não Usar a Cinta Pós-parto?

O uso da cinta pós-parto não é necessário para a saúde, ela tem vantagens e desvantagens. Para saber a decisão correta você deve procurar a orientação de um médico, para analisar os pontos bons e ruins de usar a cinta. Abaixo vamos citar os prós e contras da cinta pós-parto:

Prós:

  • Se sentirá mais segura para fazer suas atividades do dia a dia, principalmente após cesárea;
  • Auxilia a manter sua postura, coluna ereta;
  • Se sentirá mais segura para caminhar e realizar suas atividades cotidianas assim ajudando no seu emocional pós-parto;
  • Apresenta o efeito momentâneo de diminuição de abdômen.
Cinta Pós-Parto. (Imagem: Divulgação)
Cinta Pós-Parto. (Imagem: Divulgação)

Contras:

  • Problemas de circulação podem ocorrer, pelo fato das cintas serem muito apertada
  • Não traz o abdômen de volta ao seu normal;
  • Pelo fato de impedir a ventilação no local da cesariana, pode dificultar a cicatrização.

Quais os Benefícios que ela Traz?

Como já sabemos o uso da cinta não é obrigatório, mas além de ajudar a segurar a barriga tem outros benefícios como:

  • Auxilia para a volta do útero: pelo fato dele se encontrar muito grande ainda mesmo depois do parto, ela ajuda para sua posição fisiológica;
  • Auxilia a impedir a dor na coluna: normalmente ocorre porque os músculos abdominais estão muito fraco;
  • Deixa o corpo da mulher mais bonita: Isso contribui para sua autoestima e bem-estar;
  • Suspende a formação de seroma: pode ocorrer nas mulheres que fizeram cesariana, mas e indicado para quem teve parto normal também.
  • A cinta pode ser utilizada pelo período de até 3 meses, pois a partir dessa fase a mulher pode começar a praticar atividades para ajudar a fortalecer especialmente os abdominais, e o uso da cinta por mais de 3 meses pode prejudicar o fortalecimento dos músculos.
Cinta Pós-Parto. (Imagem: Divulgação)
Cinta Pós-Parto. (Imagem: Divulgação)

Quando a Pessoa Deve Usar?

O recomendado é usar logo após do nascimento do bebê, quando ainda estiver no hospital. Geralmente quando a mulher já se sente fortalecida e tem condições de tomar banho, ficar de pé sozinha, já pode colocar a cinta pós-parto.

A cinta deve ser retirada somente para tomar banho e para prática de exercícios físicos, usar durante todo o dia e toda a noite.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA