1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Cisto na Mama pode Virar Câncer?

0

O cisto mamário, e a lesão benigna mais comum da mama, também é chamado de guisto mamário, cisto no seio ou cisto na mama, podendo ser achado em mulher de qualquer idade, além de seu auge de incidência estar entre os 35 e os 50 anos de idade.

Uma mulher pode desenvolver um ou múltiplos cistos no seio, que podem acontecer em apenas um ou em ambas mamas.

Cisto na mama pode virar câncer? (Imagem: Divulgação)
Cisto na mama pode virar câncer? (Imagem: Divulgação)

Os pacientes costumam descrever os cistos como um pequeno balão cheio de água ou uma uva, que pode ser tocado na mama, pois os cistos são lesões ovais e redondas.

Causas de Cisto na Mama

Os quistos mamários se desenvolve quando fibrocística modificam as glândulas e no tecido conjuntivo dos seios. Isto impede os dutos de leite que se aumentam e os enche com o líquido. O motivo o qual faz esses cistos se desenvolverem ainda não tem uma resposta concreta.

Quando o Cisto na Mama pode ser Grave

A maioria dos cistos de mama são benignos e, por esse motivo, o risco de apresentar um câncer a partir dessa mudança e muito baixa. Ainda assim, todos os cistos sólidos devem ser analisados através de uma biópsia, já que apresenta algum risco de ser câncer. Além de que, o cisto do mesmo modo pode ser analisado por biópsia se estiver ampliando muito de tamanho, ou seja, se aparecerem sintomas que possam mostrar câncer como:

  • Coceira constante na mama;
  • Liberação de líquido pelos seios;
  • Crescimento de tamanho de um dos seios;
  • Mudanças na pele da mama.

Neste contexto, é muito relevante ir ao médico para realizar novos exames ao cisto e até analisar se tem a probabilidade de estar se desenvolvendo um câncer que não está relacionado com o cisto, por exemplo.

Embora que todos os resultados indiquem que o cisto é benigno, o paciente deve realizar a mamografia 1 a 2 vezes por ano, conforme a orientação do seu médico, pois permanece com o mesmo risco de apresentar câncer de mama como qualquer outra mulher.

Cisto na Mama pode Virar Câncer?

Os cistos da mama são manifestação de lesões benignas. Um cisto de mama simples não é câncer, não possui risco de virar câncer nem amplia o risco da paciente vir a ter câncer futuramente.

Tumores malignos são normalmente lesões sólidas. Casualmente, alguns tumores podem se manifestar como um cisto complexo, isso é difícil de ocorrer, não é comum. No maior número dos casos, o cisto complexo é formado por apenas pus, resto celulares e coágulos.

Cisto na mama pode virar câncer? (Imagem: Divulgação)
Cisto na mama pode virar câncer? (Imagem: Divulgação)

Cistos grandes não se tornam câncer, mas seu aparecimento pode tornar a sua descoberta de lesões malignas mais difícil pelo meio de imagens.

Como Diagnosticar o Cisto de Mama

Somente o exame de toque que é realizado em casa não é o bastante para identificar o cisto no seio, e para esse resultado tem que fazer exames de laboratório e ultrassom mamária. Após feito o médico irá verificar e mostrar qual o tamanho, se a necessidade de retirar ou não, qual o tamanho e etc.

Se o cisto não estiver sendo um incômodo ou não estiver em um tamanho excessivo, certamente irá recomendar que o deixe no lugar e só retirar se importunar!

Como Detectar os Cistos nas Mamas

Por circunstâncias, pode ser que o cisto atormente apenas se ele estiver em um tamanho maior que o esperado. Se essa não for o caso, tem várias mulheres que possuem um ou mais cistos nas mamas e em tempo algum notaram.

Uma maneira de notar os cistos e quando os seios ficam pesados mais do que seu normal, e quando tem dor na mama, para descobrir o cisto, retire o sutiã e vá na frente do espelho, vá tocando a mama com uma mão e sustentando com a outra, se você notar o aparecimento de um ou mais caroços pode ser que seja um cisto.

Tratamento do Cisto na Mama

Quando o cisto na mama e simples e assintomáticos não precisam de nenhum tipo de tratamento.

Cisto na mama pode virar câncer? (Imagem: Divulgação)
Cisto na mama pode virar câncer? (Imagem: Divulgação)

Se tiver um cisto e ele for tocável e a paciente estiver incerta com a lesão, a aspiração com a agulha fina pode ser feita. A repetição do cisto, pode acontecer é comum, situação que deve ser explicado ao paciente.

Cistos grandes ou cistos dolorosos, que impeçam a visualização do tecido mamário nos resultados de imagem, desse modo podem ser drenados por agulha fina.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA