1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Curar a Depressão – Dicas

0

A depressão afeta milhões de pessoas em todo mundo. De acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 350 milhões de pessoas sofrem com algum grau da doença.

Esse distúrbio afetivo ou transtorno mental é caracterizado pela constante tristeza, pessimismo, baixa autoestima, desinteresse, ausência de prazer, falta de apetite, insônia e oscilações de sentimentos. No texto abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa doença e o que fazer para sair dela.

Saiba mais Informações, acesse: O HPV tem Cura?

Como Curar a Depressão
Como Curar a Depressão. Imagem:Divulgação

O que Leva a Depressão?

A depressão ainda não é entendida por completo na sociedade e por isso, algumas vezes, as pessoas que sofrem com a doença são negligenciadas por amigos e parentes que não compreendem a gravidade da doença. Isso pode contribuir para o agravamento da doença, aprofundando o grau da depressão no paciente.

Esse transtorno pode ter diferentes causas, como alterações químicas no cérebro do paciente que afetam a produção de neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e dopamina).

Saiba mais Informações, acesse: Pele Oleosa – 7 Dicas para Manter a Pele Seca

Essas substâncias são responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos para as células, principalmente, aqueles que transmitem alegria. Fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequências da depressão. O estresse também é desencadeador do distúrbio em pessoas com predisposição.

Como Curar a Depressão Sozinho

Pessoas com sintomas da depressão como tristeza profunda, falta de interesse, falta de apetite, pessimismo, entre outros, devem procurar o médico imediatamente para iniciar um tratamento.

Vencer a doença sem ajuda é muito difícil, mas existem algumas atitudes que ajudam a mudar o quadro e depende exclusivamente do paciente.

Como Curar a Depressão
Como Curar a Depressão. Imagem:Divulgação

O indivíduo é o grande protagonista na cura da depressão, pois é preciso querer muito para inverter o quadro depressivo. Mesmo que a doença o faça sentir impotente, é preciso lembrar-se que você não é. Somente você pode controlar a sua mente e dar os passos importantes para a cura.

O primeiro passo é estabelecer uma rotina, pois uma agenda de atividades diárias com horários a serem cumpridos ajuda a reestruturar a vida que foi desorganizada e afetada pela doença.

Saiba mais Informações, acesse: 7 Dicas para Evitar as Espinhas

Como Curar a Depressão e Ansiedade

A prática de exercícios físicos regularmente amplia a quantidade de endorfina no corpo. A substância é responsável por uma sensação de alegria e bem-estar.

Em longo prazo, as atividades físicas acabam por construir uma rotina produtiva e não é necessário fazer esportes radicais ou correr quilômetros. Basta desenvolver práticas atividades que te tragam prazer, caminhadas algumas vezes por semana ou aulas de dança são algumas indicações de exercícios.

A ansiedade, um dos sintomas da depressão, também pode ser controlada com técnicas de relaxamento. Quando sentir que a ansiedade será desencadeada comece a respirar calmamente, inspire pelo nariz até sentir que ar está entrando estômago e expandindo o tórax, depois solte o ar pela boca. Repita o exercício todos os dias por 5 a 10 minutos, nesse momento se concentre na atividade e não pense em nada.

Como Curar a Depressão da TPM

Não há milagre para curar a depressão, principalmente, no período da Tensão Pré-menstrual (TPM) que afeta a maioria das mulheres. Por isso, é importante manter uma rotina saudável para evitar os sintomas, principalmente, com a ingestão de alimentação balanceada. Alimentos com ômega-3, ácidos graxos e ácido fólico ajudam a aliviar a depressão nesse período. Então se alimente com bastante salmão, atum, espinafre, abacate, banana, legumes vermelhos, aveia e cacau. Também diminua o consumo de sal e açúcar para reduzir a retenção de líquidos no período.

Outra dica para ajudar na cura da depressão é não desistir de viver. Durante a doença, a pessoa deve manter o trabalho e as responsabilidades que tinha antes, mesmo que sinta a vontade de largar tudo, tanto em casa quanto no trabalho.

Saiba mais Informações, acesse: Dengue Hemorrágica – Sintomas e tratamento!

Como curar a Depressão Segundo o Espiritismo

É importante se envolver em algum projeto pessoal, de autorrealização, que contribua para a sua felicidade. Uma dica é realizar trabalhos voluntários, isso pode parecer impensável para quem está sofrendo com a doença, mas ajudar outras pessoas traz um sentimento de conforto espiritual e imensa satisfação.

Como Curar a Depressão
Como Curar a Depressão. Imagem:Divulgação

O trabalho mental também é fundamental no tratamento da depressão. Todo dia é preciso tentar encher os seus pensamentos de pensamentos positivos, mesmo que a sua mente “diga” não.

Pois, ideias negativas e pessimistas estão muito presentes na rotina de uma pessoa depressiva que se afunda, cada vez mais, quando não atua na mudança desse comportamento. É preciso domar os seus pensamentos antes que eles percam o controle e você se afunde mais na doença.

O espiritismo explica que a cura para essa doença é lenta e progressiva, é preciso ter perseverança, paciência e fê. Além disso, o paciente deve manter uma terapia profissional e espiritual, com o real desejo de superar a depressão.

Saiba mais Informações, acesse: Coletor Menstrual – O que é ?

Como já foi citado, a cura parte também do paciente e o seu desejo de sair do quadro depressivo, ele é o grande protagonista no tratamento e nas tomadas de decisões que irão libertá-lo da doença.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA