1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como é feito o tratamento do câncer de mama

0

Existem vários tratamentos para o câncer de mama, podendo ser mesclados ou não. Todo câncer tem que ser abolido através de uma cirurgia, que pode remover parte da mama ou toda ela, apesar disso, em algumas situações pode ser que a cirurgia seja definida com outros tratamentos. Abaixo vamos falar sobre as formas de tratamento:

Cirurgia

A cirurgia e determinada para qualquer tipo de tumor na mama, indiferente do tamanho, pois e retirada muitas células cancerígenas, crescendo as chances de sua cura e possibilitando o resto do tratamento.

A forma da cirurgia vai depender de acordo como for o tamanho do tumor, visto que a mastectomia radical, na qual a mama e removida por completo, só e usada em casos mais grave como quando o câncer está muito disperso. Em outros casos, normalmente e apenas retirado a parte do seio onde e encontrado o tumor, sendo assim reconhecida como mastectomia parcial.

Depois da cirurgia, o médico poderá apontar ainda algumas sessões de radioterapia para retirar células temorais que parecer não ter sido eliminadas, principalmente nas situações de câncer de mama primaria de elevado risco ou câncer de mama evoluído.

Como é feito o tratamento do câncer de mama
Como é feito o tratamento do câncer de mama

Quimioterapia

A quimioterapia e um tratamento feito com uso de vários medicamentos apontado pelo oncologista e é comum o aparecimento de efeitos colaterais como queda de cabelo, falta de apetite, dor de cabeça, vomito e náuseas. Por esse motivo e importante a assistência de um psicólogo para auxiliar a enfrentar estas alterações.

Radioterapia

E indicado o tratamento do câncer de mama com radioterapia, no momento que a quimioterapia não e o suficiente para retirar todas as células cancerígenas. Nesse tipo de tratamento o paciente e sujeitado a radiação direta na área da mama e axila e é normal o reforço com quimioterapia.

Tratamento do câncer de mama masculino

O tratamento do câncer de mama feito no homem e as mesmas técnicas usadas par mulher, porém, como normalmente o diagnostico e dado quando o estado já está mais avançado da doença, encontra-se uma menor chance de cura do que as pacientes que são diagnosticadas logo no começo da doença.

Deste modo, e indispensável que os homens também fiquem atentos a sintomas de câncer de mama, como líquido que sai do mamilo ou dor no peito e procurar rapidamente um médico logo que observar alguma mudança.

Tratamento do câncer de mama masculino

O tratamento de câncer de mama do homem, vai variar conforme o grau de crescimento da doença, no entanto, normalmente começa com uma cirurgia para eliminar todo o tecido contaminado, assim com as íngua inflamadas.

Quando o câncer já está muito avançado, pode não ser capaz de eliminar todas as células cancerígenas, e por esse motivo ser preciso fazer outros tratamentos como terapia hormonal, radioterapia ou quimioterapia por exemplo.

Quais os tipos de câncer mais comuns

Tipos de câncer de mamas causadas no homem pode ser:

  • Carcinoma Ductal In Situ: células cancerígenas que se constituem nos ductos da mama, porém não ocupam ou se distribuem fora da mama. E praticamente sempre tem cura com cirurgia.
  • Carcinoma Ductal Invasivo: chega na parede do ducto e cresce pelo tecido adiposo da mama. Pode se proliferar para outros órgãos.
  • Carcinoma Lobular Invasivo: desenvolve no tecido adiposo da mama. E muito incomum em homens.
  • Doença de Paget: inicia nos ductos mamários e causa crostas no mamilo, sangramento, vermelhidão, inchaço, coceira e escamas. A doença de Paget pode estar relacionada ao carcinoma ductal invasivo ou carcinoma ductal in situ.
  • Câncer de Mama Inflamatório: e muito difícil acontecer nos homens e representa na inflamação da mama que causa seu inchaço, queimação e vermelhidão, ao contrário de formar um nódulo.

O consumo de anabolizantes ou estrogênios ampliam as chances de desenvolver câncer de mama. Outros motivos de risco para o crescimento do câncer de mama pode ser alcoolismo, cirrose e a radiação.

Opções de tratamento natural para câncer de mama

O tratamento natural para o câncer de mama somente acrescenta o tratamento clínico que e feito no hospital, assim não devendo trocar as orientações médicas. Para favorecer o tratamento de maneira natural deve-se:

  • Ingerir alimentos ricos em fibras em todas as alimentações;
  • Reduzir o uso de gordura e evitar o uso de alimentos processados ou industrializados;
  • Caso seja fumante, parar de fumar;
  • Empregar no uso de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos.

Esse tipo de mudança na sua alimentação e muito importante, pois vai assegurar um crescimento de lignanas no organismo, que são substâncias que reduzem a formação de estrogênio, o hormônio principal responsável por desenvolver este tipo de câncer.

Como é feito o tratamento do câncer de mama
Como é feito o tratamento do câncer de mama

Tratamento do câncer de mama é gratuito

O SUS oferece o tratamento de câncer de mama de forma gratuita nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, chamada também por Unacon e nos Centros de Assistência de Aklta Complexidade em Oncologia, também chamada por Cacon.

Para dar início ao tratamento para o câncer e significativo contatar o INCA e acompanhar todas as orientações recomendadas para obter o tratamento mais próximo da sua residência.

 

 

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA