1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.899 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como é Feito os Testes de Alergias?

0

Milhares de pessoas sofrem com alergias de diversos tipos e podem nem saber disso. As principais alergias são de alimentos e também de medicamentos. Para identificar esses casos é necessário realizar testes por meio de clínicas e especialistas.

Com o resultado, o paciente poderá adotar uma nova forma de vida que se adéque a sua necessidade e poderá tratar do seu problema para que complicações não aconteçam. A seguir você vai ficar sabendo como são feitos diversos tipos de testes de alergias.

Como é Feito os Testes de Alergias?
Como é Feito os Testes de Alergias? Imagem:Divulgação

Como é Feito Testes de Alergias Alimentares

O teste de alergia alimentar ou teste de intolerância alimentar identifica reações do organismo a diversos alimentos. Após a realização do teste, o resultado é analisado juntamente com o histórico de cada paciente auxiliando no diagnóstico final.

O teste de intolerância é medido por IgG e os ensaios são classificados em positivo, negativo e calibradores. Por ser um teste quantitativo, a reação é expressada pela quantidade de IgG específico em um alimento, podendo ser classificado:

– Positiva alto: > 30 U/ml quando há um alto nível de anticorpos IgG

– Positiva médio: 24 a 30 U/ml quando há um nível médio de anticorpos IgC

– Positiva baixa: < 24 U/ml quando há baixo nível de anticorpos IgC

– Negativa: quando não é possível identificar os níveis de anticorpos IgC

Veja mais Informações, acesse: O que é Astigmatismo – Sintomas e Curas

Como é Feito Testes de Alergia a Medicamentos

Para identificar se o paciente possui alguma alergia a medicamentos pode ser realizado um teste cutâneo, chamado de Prick Test. Ele consiste em descobrir qualquer substância que o paciente possui sensibilidade.

Ele é feito de uma maneira bem simples e rápida: primeiro deve ser pingada uma gota de controle negativo, depois uma gota de controle positivo e por último uma gota da substância “suspeita”. No local dos pingos é realizada uma puntura e é esperado 15 minutos para identificar o resultado.

Como é Feito os Testes de Alergias?
Como é Feito os Testes de Alergias? Imagem:Divulgação

Esse teste deve ser feito em um consultório com o acompanhamento médico indicado para evitar possíveis problemas.

Como é Feito Testes de Alergia na Pele

O teste de alergia na pele pode ser feito também para descobrir se o paciente possui alergia a medicamentos e a alimentos. Esse é um teste básico, feito apenas com gotas da substância que pode causar a alergia. Essas gotas são pingadas no antebraço e logo depois é espera-se até que a reação apareça.

Outro tipo mais comum é o chamado Teste de Alergia de Contato e pode ser feito de uma maneira muito fácil, assim como o primeiro teste. Nesse caso, é colada uma fita nas costas do paciente com uma quantidade da substância que cause a alergia. Depois, o paciente aguarda 48 horas para ver se surge alguma reação na pele. Nesse caso o Prick Test também pode ser aplicado. Basta aplicar uma gota da substância que suspeitam que o paciente tenha alergia e aguardar o resultado.

Há ainda outra opção, chamado Teste Intradérmico. Esse consiste na aplicação do alérgico através de uma injeção debaixo da pele.

Veja mais Informações, acesse: Como Saber se Você está com Vermes

Como é Feito Testes de Alergia pelo Sangue

Os testes de alergia pelo sangue são indicados quando nenhum dos outros testes deu certo ou não apresentaram resultados confiáveis. Esse exame deve ser solicitado pelo médico especialista e recebe o nome de RAST. Ele recebe esse nome, pois detecta anticorpos IgE específicos no sangue e com isso possibilita que seja identificado quais alérgenos provocam a alergia. Ele é responsável por determinar quais são as substâncias que o paciente possui sensibilidade.

O seu custo é bem mais alto do que os outros testes e o resultado demora para ficar pronto. O teste de sangue RAST é mais indicado para portadores de doenças de pele e para pacientes que estão usando determinados medicamentos.

Exame de Alergia Quanto Custa

O exame de sangue citado acima custa ser o mais caro de todos, pois envolve amostras de sangue. Dependendo do lugar onde você fizer, o preço pode chegar facilmente aos R$300 reais. Os exames de contato custam nessa média também, em torno de R$250 reais dependendo da clínica que você escolher.

Como é Feito os Testes de Alergias?
Como é Feito os Testes de Alergias? Imagem:Divulgação

O exame para identificar intolerância alimentar citado primeiramente aqui também é mais caro, pois envolve a análise da reação do organismo a cada substância e pode levar algum tempo para ficar pronto.

Esse exame pode ser solicitado em algumas clínicas, não são todas que o oferecem. Por isso, o seu preço é mais elevado, mas é ideal que você realize um exame de alergia para poder tratar do seu problema.

Veja mais Informações, acesse: 7 Dicas para a Prevenção dos Gases

É importantíssimo que você escolha bem o local do seu teste e preze pela qualidade do exame. Não aposte em exames feitos em condições precárias, pois será difícil obter um resultado certeiro.

Mesmo pagando um pouco mais caro valerá a pena, você estará cuidando da sua saúde e do seu bem-estar. As alergias podem trazer sérios problemas a saúde, por isso é importante saber as causas, os sintomas e o tipo de tratamento mais adequado.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA