1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Fazer Ricota sem Lactose

0

A ricota é um derivado do queijo muito apreciado e utilizado em muitas receitas nas casas brasileiras, até para quem está em uma dieta mais rigorosa e restrita. Tudo porque este alimento não é tão gorduroso quanto outros tipos de derivados. Ela pode ser consumida em consistência de queijo ou em creme, por exemplo, vendidos facilmente em supermercados.

Este ingrediente é ideal para cafés da manhã – conhecido por ser a principal refeição do dia –, assim como lanches da tarde e até acompanhamento de seu jantar. Mas, apesar de não ser uma vilã calórica, ela possui uma substância que não pode ser consumida por algumas pessoas, a lactose.

A ricota é um derivado do queijo muito apreciado. (Imagem: Divulgação)
A ricota é um derivado do queijo muito apreciado. (Imagem: Divulgação)

Pensando nisso, foram desenvolvidas receitas sem a substância e, de maneira geral, ainda mais saudável do que o derivado em si. Quer conferir? Então, veja essa receita de ricota sem lactose antes de colocar em prática.

Receita de Como Fazer Ricota sem Lactose

A ricota sem lactose é muito fácil de fazer. É tão fácil que só precisa de dois ingredientes principais: leite semidesnatado sem lactose e limão. Além disso, rende umas 10 porções e não demora muito tempo para ficar pronta.

INGREDIENTES

2 litros de leite semidesnatado e sem lactose

12 colheres de sopa de suco natural de limão

Sal

MODO DE PREPARO

Lave bem os limões para poder extrair todo o suco. Use um espremedor para auxiliar. Em uma panela, aqueça os dois litros de leite. Ele deve ficar quente, porém, sem deixar chegar ao ponto de fervura. Adicione uma pitada de sal, se quiser, mexa bem e desligue o fogo. Acrescente o limão, mexendo todo o conteúdo até o leite coalhar. Quando isso acontecer, deixe descansar por cerca de uma hora. Você perceberá que ficará um soro proveniente da ricota e é possível fazer outras receitas deliciosas com ele.

A ricota possui uma substância que não pode ser consumida por algumas pessoas, a lactose. (Imagem: Divulgação)
A ricota possui uma substância que não pode ser consumida por algumas pessoas, a lactose. (Imagem: Divulgação)

 

Pegue uma peneira, cubra com um pano fininho, coloque a ricota e deixe escorrer naturalmente até secar. Isso é importante para ela adquirir a consistência desejada. Esprema e dê o formato que desejar. Conserve o queijo já pronto na geladeira. Ele pode durar até cinco dias. Ao final do processo, você terá cerca de 320 gramas de ricota sem lactose.

Ricota sem Lactose – Dicas de Consumo

É o limão quem ajudará a dar a forma para a ricota. Dependendo de sua preferência de consistência, você pode adicionar mais ou menos à receita. Além de ser um ingrediente natural, ainda dá um gosto de limão ao derivado do queijo, ficando realmente uma delícia.

A ricota sem lactose é tão saborosa quanto a receita tradicional e pode ser consumida por qualquer pessoa, além de ser bem mais em conta ao ser feita em casa, uma vez que o produto pode sair um pouco mais caro em casas especializadas.

Além de fácil de fazer, existem inúmeras possibilidades de consumo da ricota. Primeiro que você pode comê-la pura ou até mesmo temperada com azeite e ervar. Depois, é que ela fica deliciosa em pão, torradas, sanduíches, biscoitos e até como recheio de torta, lasanha e outros tipos de massa.

A ricota pode ser consumida em consistência de queijo ou em creme. (Imagem: Divulgação)
A ricota pode ser consumida em consistência de queijo ou em creme. (Imagem: Divulgação)

A ricota sem lactose é uma boa pedida para o seu cardápio, apenas lembre-se se consumi-la em pouco tempo, uma vez que os produtos usados são naturais e tendem a vencer com mais facilidade do que os industrializados. Mas com uma receita fácil assim, fica até cômodo prepará-la sempre que precisar e adicioná-la a todos os seus pratos possíveis. Aí, é só saborear da forma que a sua fome mandar.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA