1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Prevenir a Mastite e o que é?

0

Durante a amamentação, muitas mães enfrentam um problema chamado de mastite. A mastite é a inflamação das glândulas mamárias que acomete 1 em cada 10 mulheres, esta doença causa muita dor e se não for cuidada, pode evoluir para uma infecção bacteriana.

Como Prevenir a Mastite e o que é? (Imagem: Divulgação)
Como Prevenir a Mastite e o que é? (Imagem: Divulgação)

O fator mais comum que desencadeia a mastite é o modo que o bebê pega no seio. Para que seja tratada de forma rápida é preciso ter alguns cuidados. Neste artigo vamos mostrar o que é mastite, quais as maneira de prevenir, quais são as causas, quais são os sintomas, como fazer para aliviar os sintomas e quem tem o maior risco  de ter .

O que é Mastite?

Infecção mamária, também chamada de mastite, é uma infecção do tecido mamário que pode causar dor no peito, inchaço, calor e vermelhidão da mama.

A infecção mamária comumente afeta mulheres que estão amamentando, embora, algumas vezes, possa ocorrer em mulheres que não estão amamentando.

Como Prevenir a Mastite?

No início da amamentação, o bico da mama fica mais tempo exposto e acaba ficando mais sensível, por isso surgem fissuras e rachaduras que podem facilitar a infecção bacteriana. É preciso se informar qual é a forma correta de amamentar e também de curar rapidamente o bico da mama no caso dele se ferir na amamentação.

Evitar o uso de roupas muito justas e fazer a “pega” da amamentação corretamente. Essa maneira, aliás é a chave do negócio. Ela mantém seu bebê alimentado, sua mama vazia e diminui ou elimina a possibilidade de bicos rachados e feridos.

Manter a mama limpa após a amamentação, hidratando o mamilo com um pouco de leite materno também é muito importante. Algumas formas de prevenir a mastite, são:

– Esvaziar completamente a mama após amamentar;

– Deixar o bebê esvaziar a primeira mama antes de dar a outra, alternando as mamas na mamada seguinte;

– Variar a posição para amamentar de forma a que o leite seja retirado de todos os segmentos da mama;

– Amamentar com mais frequência, principalmente se a mama estiver cheia de leite;

– Colocar o bebê na posição adequada, posicionando-o em frente à mama, com a boca à altura do mamilo, evitando que seja a mãe a forçar a postura, já que pode provocar lesões no mamilo.

Como Prevenir a Mastite e o que é? (Imagem: Divulgação)
Como Prevenir a Mastite e o que é? (Imagem: Divulgação)

Quais São as Causas da Mastite?

A mastite basicamente é causada pelo modo incorreto que o bebê faz a sucção.

Além disso, a boca do bebê contém bactérias e como o bico do seio, no momento da amamentação fica com rachaduras, essas bactérias conseguem entrar, causando então a mastite bacteriana.

Quais São os Sintomas da Mastite

A mastite que frequentemente ocorre na amamentação é a lactacional. Começa com dor, pode haver vermelhidão na pele e sensação de calor na mama ao tocá-la. Tem como sintomas o endurecimento da mama com a sensação de “febre local”.

Ocorre normalmente nas primeiras semanas de amamentação, e calafrios, febre e mal-estar também são frequentes, Em alguns casos, a mulher pode ter náusea e A sensação é bem próxima de uma gripe, o que pode confundir.

Como Aliviar os Sintomas da Mastite?

Se os sintomas da mastite não tiverem s agravado, você pode fazer um tratamento caseiro. Para não ficar com tanta dor o indicado é fazer compressas frias, que sempre tem bons resultados.

Como Prevenir a Mastite e o que é? (Imagem: Divulgação)
Como Prevenir a Mastite e o que é? (Imagem: Divulgação)

Em alguns casos, se a dor for muito forte, o médico irá receitar algum analgésico. Mas  se for uma mastite que se instalou há algum tempo, está  sem nenhum tipo de tratamento e acabou criando secreção e pus é necessário o uso de antibióticos.

Porém, você precisa ir até um especialista para que ele possa fazer a avaliação.

Quem tem o Maior Risco de ter Mastite?

Pessoas que não alternam as mamas na hora de dar mama para o bebê, lugares com falta de higiene também tem grandes riscos por causa do acúmulo das bactérias.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA