1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Prevenir Mastite e O que é

0

A mastite é uma inflamação nas glândulas mamárias, dependendo do caso. Ela pode se tornar ou não uma infecção bacteriana. O fator mais comum que desencadeia a mastite é o modo que o bebê pega no seio.

A sucção incorreta pode fazer com que surjam fissuras no tecido e isso acaba sendo a porta de entrada para bactérias, que podem se agravar e causar infecções. Se caracteriza pela dor, pela vermelhidão, pela sensação de calor na mama, ao tocá-la e em algumas mulheres pode causar náuseas e febre.

Como Prevenir Mastite e O que é. (Imagem: Divulgação)
Como Prevenir Mastite e O que é. (Imagem: Divulgação)

Portanto, neste artigo vamos esclarecer o que é mastite, quais as formas de prevenir, quais são os sintomas, quem tem o maior risco de ter mastite e como aliviar os sintomas da mastite. Confira!

O que é a Mastite

Mastite chamada a inflamação que se desenvolve no peito. Na maioria das vezes essa inflamação aparece uma mulher que recentemente deu à luz a uma criança.

Basicamente, a infecção penetra na glândula mamária através de fissuras que aparecem como resultado nos mamilos amamentação. No entanto, os sintomas da mastite às vezes aparecem em mulheres no período antes do nascimento.

Como Prevenir a Mastite

Com o início da amamentação, o bico da mama fica mais tempo exposto, e fissuras e rachaduras podem facilitar a infecção bacteriana. Por isso é preciso se informar para a correta forma de amamentar e também de curar rapidamente o bico da mama no caso dele se ferir na amamentação.

Evitar o uso de roupas muito justas e fazer a “pega” da amamentação corretamente. Essa aliás é a chave do negócio. Ela mantém seu bebê alimentado, sua mama vazia e diminui ou elimina a possibilidade de bicos rachados e feridos.

Manter a mama limpa após a amamentação, hidratando o mamilo com um pouco de leite materno também é muito importante. Algumas formas de prevenir a mastite, são:

Esvaziar completamente a mama após amamentar;

Deixar o bebê esvaziar a primeira mama antes de dar a outra, alternando as mamas na mamada seguinte;

Variar a posição para amamentar de forma a que o leite seja retirado de todos os segmentos da mama;

Como Prevenir Mastite e O que é. (Imagem: Divulgação)
Como Prevenir Mastite e O que é. (Imagem: Divulgação)

Amamentar com mais frequência, principalmente se a mama estiver cheia de leite;

Colocar o bebê na posição adequada, posicionando-o em frente à mama, com a boca à altura do mamilo, evitando que seja a mãe a forçar a postura, já que pode provocar lesões no mamilo.  

Quais São os Sintomas da Mastite

A mastite que frequentemente ocorre na amamentação é a lactacional, e tem como sintomas o endurecimento da mama com a sensação de “febre local”. Ocorre normalmente nas primeiras semanas de amamentação, e calafrios, febre e mal-estar também são frequentes. A sensação é bem próxima de uma gripe, o que pode confundir.

Quem Tem o Maior Risco de ter Mastite

Pessoas que não alternam as mamas na hora de dar mama para o bebê, lugares com falta de higiene também tem grandes riscos por causa do acúmulo das bactérias, quem tem a estase láctea, ou seja, a permanência de leite represado em um dos ductos mamários por prolongado tempo.

Como Aliviar os Sintomas da Mastite

Quando uma mulher tem mastite, normalmente ele percebe com bastante facilidade, por conta do excesso de dor, o que torna a maneira de tratar mais prática. Para aliviar a mastite, você pode fazer um tratamento caseiro se o caso não estiver agravado. Para não ficar com tanta dor o indicado é fazer compressas frias, que sempre tem bons resultados.

Como Prevenir Mastite e O que é. (Imagem: Divulgação)
Como Prevenir Mastite e O que é. (Imagem: Divulgação)

Em alguns casos, se a dor for muito forte, o médico irá receitar algum analgésico. Mas  se for uma mastite que se instalou há algum tempo, está  sem nenhum tipo de tratamento e acabou criando secreção e pus é necessário o uso de antibióticos. Porém, você precisa ir até um especialista para que ele possa fazer a avaliação.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA