1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Saber o Período Fértil

0

Uma das principais dúvidas das mulheres é entender como se descobre o período fértil. Por isso, no artigo de hoje, vamos ver as seguintes questões:

  • quais são os sintomas do período fértil;
  • o que é um período irregular;
  • o que é o período fértil feminino;
  • é possível engravidar fora do período fértil
  • como calcular o ciclo menstrual.
Como Saber o Período Fértil. (Imagem: Divulgação)
Como Saber o Período Fértil. (Imagem: Divulgação)

Período Fértil Sintomas

É possível identificar quando uma mulher está no período fértil através de alguns sintomas bastante comuns. Entre todos os sintomas do período fértil, o aumento da secreção vaginal é um dos principais e mais fácil de ser identificado.

Além disso, algumas mulheres também apresentam: presença de muco vaginal, temperatura corporal elevada, acne e espinhas, aumento da libido da libido, aumento do apetite, dor no baixo ventre, irritação e instabilidade emocional.

Período Fértil para Engravidar

Entender o período fértil pode ajudar as mulheres que estão tentando engravidar, afinal este período é o momento mais propício para uma fecundação.

Por isso, compreender qual é o período fértil é tão importante tanto para aquelas que querem se prevenir (pois neste período as mulheres estão mais propícias a engravidar), tanto para aquelas que estão tentando ter um bebê.

Período Fértil é Antes ou Depois da Menstruação

Mas, afinal o período fértil é antes ou depois da menstruação? Essa é a primeira dúvida que surge quando uma mulher está tentando descobrir qual é o seu período fértil.

Do ponto de vista físico este período ocorre antes da menstruação. Isso acontece pois primeiro a mulher ovula e, se não tiver fecundação, ela vai menstruar.

No entanto, para facilitar a sua vida vamos explicar de outra maneira. O período fértil começa a cerca de 11 dias depois 1º dia da menstruação da mulher. Esta conta pode ser feita apenas por aquelas mulheres que possuem um ciclo menstrual de 28 dias.

Período Fértil Irregular

O ciclo irregular pode interferir na contagem do período fértil de uma mulher. Para aquelas que não sabe, um ciclo irregular ocorre quando a duração nunca é a mesma. Ou seja, em um mês o ciclo dura 28 dias e em outro mês pode durar 30 dias.

Como Saber o Período Fértil. (Imagem: Divulgação)
Como Saber o Período Fértil. (Imagem: Divulgação)

Período Fértil Feminino

O período menstrual, assim como ciclo menstrual, pode variar de uma mulher para a outra. No entanto, normalmente o período fértil feminino dura cerca de três dias.

Levando em consideração todas essas variações, o indicado é que a mulher procure uma ginecologista para que esta possa calcular com precisão as etapas do ciclo menstrual da mulher, incluindo o período fértil da mesma.

É Possível Engravidar Fora do Período Fértil

Outra dúvida muito comum entre as mulheres é se é possível engravidar fora do período fértil. A resposta para essa pergunta é bem simples: sim, uma mulher pode engravidar fora do seu período fértil.

Para que fique mais claro: o período fértil trata-se apenas de uma etapa do ciclo menstrual de uma mulher, onde esta está mais propícia a engravidar, pois é quando ocorre a ovulação.

Período Fértil Anticoncepcional

As mulheres que tomam seu anticoncepcional regularmente, seja através de comprimidos ou na forma injetável, não possuem período fértil.

Isso quer dizer que as mulheres que tomam anticoncepcional não ovulam e isto faz com que a chance de engravidar diminua. Isso ocorre em todos os casos de mulheres que tomam anticoncepcionais.

Como Calcular o Ciclo Menstrual

Hoje em dia, vários sites oferecem uma ferramenta conhecida como calculadora de calendário menstrual. Esta calculadora consegue informar cada etapa do ciclo menstrual de uma mulher, isto inclui o período fértil da mesma.

Como Saber o Período Fértil. (Imagem: Divulgação)
Como Saber o Período Fértil. (Imagem: Divulgação)

Para utilizar esta ferramenta você precisa apenas indicar algumas informações pessoais: quando começou a sua última menstruação, quantos dias durou e qual a duração do seu ciclo.

Apesar desta ferramenta ser bem precisa e confiável o indicado é procurar o auxílio de uma ginecologista para realizar este cálculo com você.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA