1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Saber Se É TPM ou Estresse?

0

A tensão pré-menstrual (TPM) afeta muitas mulheres, causando ansiedade, insônia e outros transtornos. Os sintomas aparecem de 10 a 15 dias antes do início do ciclo menstrual e são mais brandos em mulheres que usam anticoncepcionais.  Algumas vezes, as sensações da TPM são confundidas com o estresse do dia a dia, mas existem algumas características que ajudam a diferenciar.

Os sintomas da TPM podem ser confundidos com os do estresse. (Imagem: Divulgação)
Os sintomas da TPM podem ser confundidos com os do estresse. (Imagem: Divulgação)

Sintomas do Estresse

Diferente da TPM que aparece no período menstrual, os sintomas do estresse são constantes e afetam mulheres e homens de qualquer idade. Situações de ansiedade, problemas no trabalho ou familiares, baixo autoestima podem provocar o estresse que acarreta cansaço, tensão muscular principalmente nas costas e nos ombros, tremores, dor de cabeça e enxaqueca.

O estresse também afeta mentalmente as pessoas causando insônia, ataques de pânico, agressividade e falta de concentração. Para identificar se os sintomas são de TPM ou estresse, a mulher pode anotar as datas do período menstrual e as sensações. Se os problemas aparecerem somente no ciclo menstrual podem estar relacionados à TPM.

Os sintomas do estresse podem ser constantes e afetar qualquer pessoa em qualquer idade. (Imagem: Divulgação)
Os sintomas do estresse podem ser constantes e afetar qualquer pessoa em qualquer idade. (Imagem: Divulgação)

Sintomas da TPM

Os sintomas mentais da TPM são parecidos com o do estresse, o que mais os diferencia são as sensações físicas. Geralmente, as mulheres sentem os seios doloridos, inchaço, câimbras, dor no útero e na barrica, cólicas e enxaqueca. Algumas mulheres sentem uma grande oscilação de humor e uma grande melancolia, contudo é importante ressaltar que nem todos sentem os mesmos sintomas da TPM.

Algumas mulheres sentem compulsão por doces e ficam mais desatentas, outras sentem raiva e ficam com baixa autoestima. Há ainda aquelas que ganham peso no período, devido á retenção de líquidos.

Como Diminuir os Sintomas da TPM e do Estresse

A TPM acontece pela queda do hormônio estrógeno, também conhecido por estrogênio, e o aumento da progesterona no corpo feminino. Essa mudança brusca causa os sintomas. As mulheres que não desejam fazer o uso de anticoncepcionais para o controle dos sintomas da TPM podem praticar exercícios físicos, pois as atividades esportivas ajudam a aliviar a tensão. Também podem fazer atividades que sejam prazerosas e ingerir calmantes naturais, como chá de camomila.

Fique atento! O estresse pode levar a depressão. (Imagem: Divulgação)
Fique atento! O estresse pode levar a depressão. (Imagem: Divulgação)

Aquelas que sofrem com o estresse podem procurar a meditação, praticar atividades físicas e prazerosas e, em casos mais graves, procurar um médico para a receita de ansiolíticos ou até antidepressivos. É importante lembrar que o estresse pode causar depressão e por isso se os sintomas persistirem e se agravarem é importante procurar um médico para o tratamento profissional.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA