1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.099 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como Tratar e o que Causa Tosse Alérgica

0

A tosse alérgica é a reação do nosso organismo a agentes do meio ambiente, como poeira, fungos, perfumes, entre outros.

Qualquer um está sujeito a sofrer com a tosse alérgica, mas ela pode ser tratada muito facilmente com soluções caseiras e também com remédios. Ainda que resfriados e outras viroses sejam até comuns ao longo do ano, é bom tomar cuidado para essa tosse não virar algo pior. Veja a seguir como é essa tosse nas crianças, os tratamentos possíveis e os principais sintomas.

Tosse Alérgica Infantil

A tosse alérgica infantil acontece porque o organismo reage a substâncias como pelo de animais, tintas, produtos de limpeza e até por causa de mudanças no clima. Isso acontece porque a criança é exposta a muitas substâncias no dia a dia e diversos fatores ainda influenciam para o aparecimento da tosse.

Veja mais Informações, acesse: Como Saber se Você está com Vermes

Entre eles, um sistema imunológico fraco e que ainda está em desenvolvimento pode aumentar as chances de aparecer a tosse alérgica.

Tosse Alérgica Infantil
Tosse Alérgica Infantil. Imagem:Divulgação

Se essa tosse não for tratada poderá houver complicações, como laringite ou edema de glote. Para ajudar na prevenção desse problema, tente manter o ambiente familiar sempre limpo. Mas caso a criança já esteja com tosse, aposte no tratamento com xaropes e chás.

Tosse Alérgica Tratamento

O tratamento para tosse alérgica no caso das crianças pode consistir no uso de xaropes indicados pelo médico e também em soluções caseiras, como chás. O mais indicado é que assim como as crianças, os adultos visitem o médico antes de se medicarem sozinhos. O remédio que você irá tomar vai depender do que causou a sua tosse alérgica e por isso apenas o médico pode indicar o tratamento ideal, como um anti-histamínico. O uso de xaropes também é indicado para adultos, assim como xaropes caseiros feitos com mel.

Tosse Alérgica Sintomas

Para identificar se o seu filho, se você ou algum parente próximo está com tosse alérgica algumas coisas devem ser levadas em conta.

Os principais sintomas desse problema envolvem uma tosse seca persistente livre de catarro e secreção, que ocorre diversas vezes por dia e se intensifica na parte da noite. Além disso, outro sintoma é a chamada tosse irritativa. Ela recebe esse nome porque quando começa parece que não irá parar.

Veja mais Informações, acesse: Alimentos Ricos em Vitamina D – Benefícios

Tosse Alérgica Sintomas
Tosse Alérgica Sintomas. Imagem:Divulgação

É necessário ficar atento também ao fato da pessoa ter alergia respiratória e desconhecer esse fato. Para verificar isso, veja o histórico familiar do indivíduo: se os pais dele possuem alergia respiratória, há mais chances de desenvolver. Através de um teste também é possível descobrir.

Tosse Alérgica com Catarro

Se a tosse vier acompanhada de catarro ela deixa de ser alérgica e passa a ser produtiva. A presença do catarro pode indicar uma doença irritativa, uma doença viral ou até mesmo bacteriana.

Esse tipo de tosse pode ocorrer após o tratamento de algumas doenças. A consistência, o cheiro e a cor do catarro podem dizer quais tipos de problema ele está indicando. A consistência considerada normal e livre de problemas do catarro é líquida e com pouca viscosidade. Se o catarro for muito consiste, poderá indicar infecções e doenças crônicas.

Se o catarro não possuir cheiro, então ele é absolutamente normal. No entanto, se houver um odor moderado, isso poderá ser sinal de infecção. O catarro que não possuir cor é considerado saudável, um catarro amarelado pode ser sinal de infecção respiratória.

Tosse Alérgica Remédio Caseiro

O chá de gengibre é uma receita muito famosa quando o assunto é tosse alérgica. Para fazê-lo, você irá precisar de 1 rodela de limão sem casca, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de sopa de gengibre, 1 e ½ litro de água, cravo e canela.

Para preparar esse remédio caseiro primeiro faça um caramelo com o açúcar e logo depois acrescente o gengibre, o cravo, a canela e o limão. Ferva essa mistura durante 15 minutos, depois coe e sirva quente. Outra dica é misturar 1 colher de mel com 3 gotas de extrato de própolis e tomar 3 colheres por dia.

Tosse alérgica catarro

A tosse alérgica com catarro é muito comum e para ser combatida é preciso usar os métodos certos. Geralmente a tosse não é sinônimo de algo muito grave, apenas uma gripe ou resfriado. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que ela vá embora rapidamente. Caso você também possua catarro e ele persista, e ainda traga falta de ar, você pode estar com bronquite. Se o catarro possuir alguma cor, como verde ou amarelo, pode ser sinal de alguma infecção.

Para combater é fundamental fazer nebulização com soro, isso irá lhe ajudar a respirar melhor e irá diminuir o catarro. Outra dica é beber bastante líquido para facilitar a saída do catarro, assim como sempre tossir quando sentir o catarro, ao invés de engolir.

Tosse alérgica infantil

A tosse alérgica infantil é causada por agentes estranhos ao organismo, que responde a presença dessas substâncias com os sintomas que você já conhece. A melhor maneira de tratar a tosse alérgica infantil é usando xaropes indicados pelo médico, já que somente ele pode indicar a posologia ideal para cada criança e cada caso de tosse.

Se a tosse for seca, ou seja, não possuir catarro, o médico ainda pode indicar um medicamento antitussígeno. No caso de catarro, o ideal é um xarope expectorante.

Tosse alérgica remédio caseiro

Você também pode apostar em remédios caseiros para eliminar a tosse, mas lembre-se que sempre é fundamental consultar um médico para evitar problemas. Uma boa opção ideal para quem possui tosse seca é apostar em um xarope de mel com própolis que irá ajudar a hidratar a garganta. Para esse remédio, você irá precisar de:

– 3 gotas de extrato de própolis

– 1 colher de mel

Misture ambos os ingredientes e tome o xarope. A recomendação é ingerir até 3 colheres do remédio por dia. Para completar, vá ao médico e solicite um medicamento específico para acabar com a alergia.

Remédio para tosse alérgica noturna

Caso a tosse alérgica ataque principalmente na parte da noite, algumas medidas podem ser tomadas para diminui-la ou acabar de vez com a mesma. A principal medida é manter sua garganta hidratada e isso pode ser feito ingerindo um chá morno pouco antes de dormir.

Pode ser um chá de eucalipto que ainda é benéfico para o corpo, ajuda a eliminar a tosse e a descongestionar o nariz. Além disso mantenha sua casa limpa e livre de agentes invasores.

Tosse alérgica em bebe

No caso de tosse em bebês você não deve dar nenhum medicamento sem consultar com o médico, afinal ainda não se sabe se o bebê é alérgico a alguma substância, nem qual é o seu devido problema. Pode ser somente um resfriado, mas também pode ser outros problemas como asma, bronquiolite, coqueluche, entre outros.

Portanto, leve o seu bebê ao médico. No caso de tosse provocado por alergia a pelos de gato ou ácaros, é fundamental evitar que o bebê fique exposto a essas substâncias, isso irá ajudar a aliviar a tosse.

Tosse Alérgica Remédio

Se você optar por remédios na forma de cápsulas ou até mesmo xaropes, deverá primeiro visitar um especialista. O médico irá analisar toda a situação e com a sua ajuda conseguirá identificar o que causou a sua tosse alérgica.

Veja mais Informações, acesse: Como Fica o Sexo Durante a Gravidez

Dessa forma, ele poderá indicar os medicamentos ideais para o seu tratamento. Nunca se medique sozinho e caso algum efeito colateral surja, vá diretamente ao seu médico.

Como Tratar e o que Causa Tosse Alérgica
Como Tratar e o que Causa Tosse Alérgica. Imagem:Divulgação

Você pode conciliar o medicamento indicado pelo especialista com uma das receitas caseiras citadas anteriormente para potencializar os efeitos de ambos e conseguir se curar mais rapidamente.

Lembre-se que uma tosse alérgica mal cuidada poderá evoluir para outros problemas, por isso sempre fique atento e cuide da sua saúde. É muito importante ter orientação médica durante toda a vida, assim você terá certeza que está se cuidando.

 

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA