1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Tratar a Garganta Inflamada?

0

A inflamação da garganta é uma das principais causas de dor de garganta, juntamente com a tosse e a dificuldade para engolir. Por acontecer por diferentes fatores como se expor ao frio, estar gripado ou com alguma outra doença como faringite, amigdalite e demais infecções virais ou bacteriana.

O tratamento para garganta inflamada depende diretamente da causa do problema. Ela é tratada juntamente com o que causou sua inflamação. Será necessário saber o agente causador para inciar o tratamento com remédios anti-inflamatórios, antibióticos ou substâncias à base de Penicilina. Somente após um diagnóstico feito por um profissional especializado é que pode se inciar o melhor tratamento.

Sintomas de Garganta Inflamada

A dor de garganta é uma reação em casos de garganta inflamada, porém não significa que seja uma infecção ou inflamação. Por exemplo, é comum que em crianças – devido a fragilidade do sistema imunológico – tenham dor de garganta, principalmente em bebês que não foram amamentados devidamente.

A inflamação da garganta é uma das principais causas de dor de garganta. (Imagem: Divulgação)
A inflamação da garganta é uma das principais causas de dor de garganta. (Imagem: Divulgação)

Seja para crianças ou adultos, para reconhecer os sintomas de uma garganta inflamada alguns sinais podem ajuda, confira abaixo:

– Garganta seca

– Dificuldades para engolir

– Glândulas inchadas no pescoço e mandíbula

– Dor de garganta

– Sensação de garganta arranhada

É preciso uma atenção especial para as crianças, porque a recusa de comida é um sinal importante na hora do diagnóstico, pois significa que ela está sentindo dores. A manifestação de dor de garganta por três dias pode ser um grande problema, porque a alimentação adequada é parte do tratamento, juntamento com anti-inflamatórios e muito líquido.

O momento em que adultos e crianças mais sentem dores, é durante a noite, momento também que há maior manifestação de febre ou sua elevação. Aqui é recomentado muito repouso e manter o tratamento medicamentoso para alívio dos sintomas.

Sintomas de Inflamação na Garganta Bacteriana ou Viral

Quando existe um caso de infecção com causa bactéria ou viral, podem surgir outros sintomas além da dor de garganta, como por exemplo:

– Febre

– Dores no corpo

– Dores musculares

– Dor de cabeça

– Vômitos

Bastam esses sintomas para se ter um diagnóstico de garganta inflamada. Entretanto, é preciso averiguar a causa do problema para dar início do tratamento mais correto de acordo com cada paciente, por isso é necessário uma consulta com um especialista.

O tratamento para garganta inflamada depende diretamente da causa do problema. (Imagem: Divulgação)
O tratamento para garganta inflamada depende diretamente da causa do problema. (Imagem: Divulgação)

Causas de Garganta Inflamada

Existem fatores secundários que podem ser o motivo da garganta inflamada, sendo sintomas de diferentes doenças. A garganta inflamada pode ser um sinal para a presença de uma das seguintes doenças:

– Mononucleose

– Resfriados ou gripe

– Herpes

– Alergias

– Herpangina

As situações mais comuns para a garganta inflamada são laringite, faringite e amigdalite. Na maioria dos casos a infecção viral é a mais comum, mas fique alerta quanto a faringite viral por ser altamente contagiosa, já a faringite bacterina só é contagiosa com contato próximo e prolongado.

As inflamações das amígdalas em algumas pessoas pode acontecer de forma recorrente, sendo necessário a avaliação por um médico se deve ou não ser feita sua retira, para obter uma melhor qualidade de vida.

Tratamento para Garganta Inflamada

Logo que sentir sua garganta inflamada, você precisa procurar um médico. Ele será capaz de diagnosticar a causa da inflamação e o tratamento vai depender dela. Quanto antes você inicias as medidas de cura, menores as chances de agravação da doença

O tratamento de garganta inflamada é feito com antibióticos ou anti-inflamatórios. Desde a primeira dose do medicamento tomada os efeitos da inflamação começam a diminuir.

Seja qual for o remédio receitado, os sintomas minimiza-se num período máximo de 24 a 48 horas. É estritamente importante não interromper o tratamento, porque a inflamação pode voltar com mais força, siga à risca as recomendações médicas.

A dor de garganta é uma reação em casos de garganta inflamada, porém não significa que seja uma infecção ou inflamação. (Imagem: Divulgação)
A dor de garganta é uma reação em casos de garganta inflamada, porém não significa que seja uma infecção ou inflamação. (Imagem: Divulgação)

 

Remédios Caseiros para Garganta Inflamada

Há casos que não é necessário remédios para curar a garganta inflamada. Apenas seguir alguns hábitos, ter uma alimentação adequada e usar alguns remédios caseiros para o auxílio da dor, já são suficientes para o tratamento.

Essas dicas são adequadas para o início da inflamação, confira a seguir:

#1 Pastilhas e balas para dor de garganta (podem ser feitas de mental, boldo, gengibre, anis ou pistache)

#2 Gargarejo com água morna e sal ou gargarejo com bicarbonato de sódio e vinagre, agem como desinfetante e bactericida, diminuindo a quantidade de bactérias e ajudando o próprio organismo a recuperar o local, combater os corpos estranhos e cicatrizar as feridas. A ação deve ser repetida 3 vezes ao dia.

#3 Tomar sucos cítricos (não podem estar gelados)

#4 Própolis

#5 Além dos remédios caseiros, manter um hábito de alimentação saudável pode ajudar a combater a inflamação fortalecendo o organismos, confira o que você pode colocar na sua dieta para ajudar a cura da inflamação:

#6 Tomar muito chá (gengibre, camomila, boldo, menta, canela)

#7 Sucos cítricos (laranja, limão, tangerina)

#8 Alimentos integrais (arroz, feijão, etc)

#9 Alimentos com vitamina C

#10 Mel e aveia

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA