1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Tratar a Tuberculose

0

A tuberculose é uma doença muito conhecida em todo o mundo. Ela é uma infecção bacteriana que afeta o pulmão, podendo também afetar outros órgãos. Ela é contagiosa e já causou milhares de mortes, em épocas de epidemia de tuberculose. Ainda que o número de mortes por causa da tuberculose seja grande, aos poucos a quantidade de casos está diminuindo em vários países.

Como tratar a tuberculose. (Imagem: Divulgação)
Como tratar a tuberculose. (Imagem: Divulgação)

A tuberculose é uma doença muito séria e deve ser tratada o mais rápido possível para evitar óbitos e maiores problemas. Conheça a seguir as causas e veja como tratar a tuberculose.

Causas da Tuberculose

A tuberculose é causada por uma bactéria transmitida pelo ar, através de gotículas que podem ser transmitidas por meio de tosses ou espirros de pessoas infectadas. As gotículas podem viver dispersas no ar por horas, por isso mesmo que você não esteja no ambiente no momento que a pessoa tossiu/espirrou, é possível que desenvolva o problema.

Ao entrar em contato com o ar contaminado, as microbactérias passam a se instalar no pulmão das pessoas saudáveis. Em poucas semanas surge uma inflamação no pulmão e, a partir de então, é possível que o problema se espalhe para outras regiões.

Fatores de Risco para a Tuberculose

Qualquer pessoa está sujeita a se contaminar com a bactéria da tuberculose, desde que entre em contato com as bactérias. Entretanto, há determinados fatores que podem aumentar as chances do indivíduo desenvolver o problema.

Como tratar a tuberculose. (Imagem: Divulgação)
Como tratar a tuberculose. (Imagem: Divulgação)

Há diversos fatores que tornam um indivíduo mais propenso à tuberculose, como, por exemplo: diabetes, HIV, câncer, desnutrição, quimioterapia, insuficiência renal crônica, idade avançada, entre outros. Além disso, viajar para países onde o índice da doença está grande pode também contribuir para o desenvolvimento da doença.

Sintomas da Tuberculose

Se uma pessoa infectada vai ou não desenvolver os sintomas dependerá da resistência do seu sistema imunológico. Há determinados casos em que a bactéria entra no organismo e os nossos anticorpos ajudam a eliminá-lo. Na maioria dos casos, os sintomas envolvem: fraqueza, tosse intensa e contínua, dor no peito, dificuldade para respirar, fadiga, febre, perda de apetite, calafrios, presença de sangue na tosse, entre outros. A doença deixa de ser transmitida quando o indivíduo passa para o estado latente.

Quando atinge outros órgãos, os sintomas tendem a variar de acordo com cada órgão. Se ela acometer a coluna, os sintomas podem envolver um quadro crônico de dor nas costas; já se afetar os rins, o principal sintoma é a presença de sangue na urina.

Como tratar a tuberculose. (Imagem: Divulgação)
Como tratar a tuberculose. (Imagem: Divulgação)

Conheça o Tratamento para Tuberculose

O tratamento da tuberculose é feito na maioria dos casos por meio de medicamentos, como na maioria das infecções bacterianas. A principal diferença é que a tuberculose é mais difícil e demorada de ser tratada, por isso o tratamento pode demorar um pouco mais do que o normal.

De acordo com cada paciente, o uso dos antibióticos pode ser de 6 a 9 meses. A idade e as condições de saúde de cada paciente influenciam no tipo de medicamento usado e no tempo em que o mesmo deverá ser ingerido. Por isso é essencial seguir as recomendações médicas.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA