1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.473 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Conheça as Principais Causa das Doenças Intestinais

0

Um dos órgãos mais importantes do organismo sofre com várias enfermidades crônicas. Uma das razões é o estilo de vida e de alimentação das pessoas.

A doença inflamatória intestinal (DII) pertence a um grupo de doenças inflamatórias crônicas, de causa desconhecida, que envolve o aparelho digestivo.

Principais Doenças Intestinais

O termo “doenças inflamatórias intestinais” engloba principalmente duas doenças: a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Embora possam ocorrer em qualquer idade acometem, principalmente, pessoas jovens, entre 15 e 30 anos. Há um segundo pico entre os 50 e 70 anos.

Leia mais: Dengue Hemorrágica – Sintomas e tratamento!

Conheça as Principais Causa das Doenças Intestinais
Conheça as Principais Causa das Doenças Intestinais. Imagem:Divulgação

Sintomas das Doenças Intestinas

Os sintomas dependem do segmento que está envolvido na inflamação. Os mais comuns são: dores, distensão e desconforto abdominais, associados à alteração do hábito intestinal (quase sempre diarreias), à presença de muco e/ou sangue nas fezes e a sintomas anais (dor, ardor e sangramento locais).

O que é Doença de Crohn?

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal provocada por desregulação do sistema imunológico. O Crohn afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. Inicia-se mais frequentemente na segunda e terceira décadas de vida, mas pode afetar qualquer faixa etária.

Leia mais: Doenças respiratórias

Dependendo da região afetada, a Doença de Crohn pode ser chamada de ileite, enterite regional ou colite. Para reduzir a confusão, o termo Doença de Crohn pode ser usado, para identificar a doença, qualquer que seja a região do corpo afetada (íleo, cólon, reto, ânus, estômago, duodeno).

Doença de Crohn
Doença de Crohn. Imagem:Divulgação

Sintomas da Doença de Crohn

A doença de Crohn habitualmente causa diarreia (geralmente após as refeições), cólica abdominal, febre e, às vezes, sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite e peso.

A diarreia pode se desenvolver lentamente ou começar de maneira súbita, podendo haver também dores articulares e lesões na pele.

Leia mais: Colesterol – Causas, Sintomas e Tratamentos

Outros sintomas precoces da doença de Crohn são lesões da região anal, incluindo hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos.

Tratamento para Doença de Crohn

O tratamento para a Doença de Crohn deve ser feito em etapas. Existe um sistema de mensuração da atividade da Doença de Crohn baseado no número de evacuações, dor abdominal, indisposição geral, ocorrência de fístulas e de manifestações patológicas à distância, que permite classificar a doença em leve, moderada ou grave.

O tratamento clínico para a Doença de Crohn é feito com aminossalicilatos, corticoides, antibióticos e imunossupressores e objetiva diminuir os sintomas da fase aguda e, após, manter a remissão.

Doença de Crohn
Doença de Crohn. Imagem:Divulgação

Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e controlam os sintomas, mas não curam a Doença de Crohn. O tratamento cirúrgico é necessário para tratar obstruções, complicações e falta de resposta ao tratamento clínico.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA