1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.882 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Dengue Hemorrágica – Sintomas e tratamento!

0

 

A Dengue é uma doença que assusta todos os brasileiros, e nos últimos anos a Dengue Hemorrágica vem ganhando destaque. Continue lendo e saiba tudo sobre este grave problema sanitário.

O que é a Dengue Hemorrágica?

A Dengue Hemorrágica ocorre quando uma pessoa infectada com o vírus sofre alterações na coagulação do sangue. Ela ocorre com mais frequência em pessoas que pegaram a doença pela segunda vez, e se não tratada rapidamente, pode até levar a morte. Existem quatro tipos de Dengue, e uma pessoa só pode pegar cada vírus uma vez na vida.

O que é o Zika Vírus?

O Zika Vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que a Dengue, o Aedes Aegypti. Ele não apresenta muitas complicações aos infectados, mas está ligado a microcefalia em bebês, afetando o desenvolvimento do cérebro. Ela não é uma doença contagiosa, por tanto, só pode ser adquirida pela picada do mosquito.

Dengue Hemorrágica
Dengue Hemorrágica – Sintomas e tratamento! Imagem:divulgação

Os principais sintomas são febres, conjuntivite, dor nas articulações, dor de cabeça, dor nos músculos, manchas vermelhas no corpo e cansaço físico e mental. Ainda não existe uma vacina contra o vírus.

O que é a Chikungunya?

Assim como a Dengue e o Zika Vírus, a Chikungunya é transmitida pelo Aedes Aegypti. Ela foi edificada no Brasil pela primeira vez em 2014. Os principais sintomas são febres altas com início rápido, fortes dores nas articulações dos pés e das mãos, entre outros. Só é possível pegar o vírus uma vez, e não existe vacina contra.

Acesse e saiba mais informações: Doenças respiratórias

Como evitar a Dengue Hemorrágica?

Você deve tomar aqueles cuidados que todo mundo sabe, mas nem sempre realizam, como não deixar água parada em recipientes propícios ao mosquito, utilizar repelentes em áreas de risco e tampar bem caixas d’água, baldes ou tonéis. Esses cuidados devem ser redobrados se você já teve Dengue alguma vez.

Dengue Hemorrágica
Dengue Hemorrágica – Sintomas e tratamento! Imagem:divulgação

Quais os sintomas da Dengue Hemorrágica?

Os primeiros sintomas são semelhantes ao da “Dengue normal”, apenas no terceiro ou quarto dia aparecem às hemorragias, causadas por pequenos sangramentos. A Dengue Hemorrágica proporciona diminuição na pressão arterial, podendo levar a tonturas e quedas.

Dengue Hemorrágica
Quais os sintomas da Dengue Hemorrágica? Imagem:divulgação

A doença se tornou comum no Brasil a partir dos anos 2000, quando pessoas qu
e já haviam sido infectadas começaram a ter Dengue Hemorrágica.

Acesse e saiba mais informações: Noz da Índia Emagrece, Onde Encontrar e Comprar !

Quais os sintomas da dengue

Os sintomas da dengue muitas vezes são confundidos com um resfriado, mas é fundamental que ao sentir qualquer um deles o indivíduo vá até o posto de saúde para evitar problemas maiores.

Os sintomas da dengue mais característicos são os seguintes: vômitos que não cessam, queda da pressão arterial, manchas vermelhas na pele, dores abdominais fortes, boca seca, sede em excesso, dificuldade para respirar, entre outros.

Dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica surge quando a pessoa que está com o vírus da dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Esse tipo de dengue é o que mais leva a óbito, pela necessidade de ser tratado com rapidez e o fato de nem sempre isso ser feito, devido à demora para identificar as alterações.

Não é para menos: os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos de uma dengue normal, apenas tendo pequenas mudanças na forma como são apresentados. Isso faz com que a maioria das pessoas demore a identificar.

Primeiros sintomas da dengue

Os primeiros sintomas da dengue são a febre, a sede em excesso, a pele pálida e fria, além de um comportamento sonolento. É comum que muitas pessoas achem que é apenas um resfriado ou uma gripe qualquer, mas é fundamental ir ao hospital antes que seja tarde, principalmente se em sua cidade estiver havendo um surto da doença.

Dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica deve ser tratada com cautela pois apresenta muitos riscos ao paciente. Ela se difere principalmente pelo surgimento de hemorragias no paciente, causadas devido ao sangramento de pequenos vasos da pele e também de outros órgãos. Nesse tipo de doença ainda pode haver também uma queda na pressão arterial e tonturas.

Tratamento dengue

Atualmente não há um tratamento específico para a dengue hemorrágica, sendo indicado apenas que o paciente beba bastante líquido para evitar ficar desidratado. Além disso, o médico pode receitar remédios para aliviar suas dores e febre.

Em casos mais graves e avançados o paciente precisa passar por uma hidratação endovenosa e até mesmo um tratamento em unidade de terapia intensiva.

Sintomas da dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica possui os mesmos sintomas da dengue clássica, com algumas exceções que já mencionamos anteriormente, como o surgimento das hemorragias. Além disso, outra diferença é que nesse tipo de dengue, a febre tende a diminuir após o terceiro ou quarto dia.

A dengue hemorrágica pode gerar sangramentos pelo nariz e boca e manchas vermelhas pela pele. A doença avança rapidamente e pode apresentar sintomas de insuficiência circulatória se não for tratada rapidamente.

Como tratar a dengue

Para tratar a dengue o paciente deve ir imediatamente ao hospital para ser atendido. O médico irá lhe examinar e passar alguns medicamentos para o alívio dos sintomas. Em alguns casos o paciente pode ir para casa, onde deverá concluir seu tratamento ingerindo todos os medicamentos conforme a prescrição médica. Em outros casos é recomendado ficar no hospital em observação por, pelo menos, um dia.

Como evitar a dengue

A melhor forma de evitar a dengue é combatendo o mosquito. Para isso, nada de deixar água parada em sua casa e sempre troque a água dos potes de seus bichos de estimação. Diversas medidas podem ser tomadas para acabar com a proliferação, portanto faça sua parte.

Tratamento para a Dengue Hemorrágica

Ainda não existe um tipo de tratamento especifico para este tipo de doença. É indicado que as pessoas com o vírus ingiram muita água, para evitar a desidratação. Quem apresentar sintomas como dores ou febre, pode utilizar o medicamento paracetamol. Em casos graves pode ocorrer até a internação.

Tratamento para a Dengue Hemorrágica
Tratamento para a Dengue Hemorrágica. Imagem:divulgação

Entre os tratamentos mais intensos estão a transfusão de sangue; a reidratarão a base de soro intravenoso; a oxigenoterapia, que aumenta o oxigênio presente no sangue; e cuidados em um local com tratamento intensivo.

Acesse e saiba mais informações: Coletor Menstrual – O que é ?

Quais os riscos da Dengue Hemorrágica?

Se tratada de maneira correta e desde o inicio, a chance de recuperação é alta. Quem não tiver os cuidados adequados pode complicar o seu quadro clinico, fazendo a doença se agravar com rapidez. Essa doença pode causar complicações neurológicas e até derrames. Segundo o Ministério da Saúde, 5% das pessoas que contraem Dengue Hemorrágica acabam morrendo.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA