1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Descubra 23 Maneiras de Como Consumir a CHIA em sua Dieta

0

A chia é uma semente que tem revolucionado diversos cardápios, seja de pessoas em dietas ou não. Tudo porque essa pequena substância é recheada de benefícios para o corpo e ainda contribuem muito para quem quer emagrecer. Com uma porção diária recomendada de 25 gramas dá para fazer história e soltar a criatividade inserindo chia em sua alimentação.

Chia como consumir. (Imagem: Divulgação)
Chia como consumir. (Imagem: Divulgação)

Entre algumas de suas vantagens, podemos destacar que ela tira a fome, possui bastante fibra, tem ômega-3, cálcio, ferro e outros nutrientes muito importantes para o corpo. Porém, é preciso levar a risca a quantidade de chia ingerida, uma vez que ela é calórica. E para provar que ela é multiuso, separamos 23 formas de inseri-la hoje mesmo em seu cardápio; confira.

1. Chia com Água

É uma das maneiras mais comuns de consumir a semente. Basta misturar uma colher de sementes, ou cerca de 5 gramas em 1 copo e meio de água e deixar descansar. Aí basta consumir. Para dar uma saborizada, está liberado colocar um pouco de suco de limão e até mel.

2. Chia com Água em Jejum

A melhor forma de consumir a chia com água indicada acima é em jejum. Então, pode prepará-la na noite anterior e tomar quando acordar.

3. Chia Triturada

A chia triturada é excelente para usar como farinha em frutas, por exemplo. Sua ingestão e mastigação é muito mais fácil, prática e ainda dá um gostinho a mais para a sua salada de frutas.

4. Chia inteira

Já a chia inteira é ideal para ser consumida em sucos e massas, seja de bolos, tortas ou até para incrementar o seu omelete.

5. Chia no Suco

Escolha uma fruta de sua preferência e faça um suco natural delicioso colocando a chia como ingrediente.

Chia como consumir. (Imagem: Divulgação)
Chia como consumir. (Imagem: Divulgação)

6. Chia nas Frutas

Como indicado acima, a chia pode ser consumida com qualquer fruta! O ideal é usá-la triturada, mas se você gosta dela inteira, não tem problema misturá-la com a sua fruta diária.

7. Chia no Iogurte

Sim, o seu iogurte pode ficar ainda mais gostoso com a chia! Basta colocar uma colher pequena, misturar e comer. Dá até para colocar esses dois juntos com a sua fruta preferida.

8. Chia no Molho para a Salada

Se você é dessas que adora fazer molhos de salada variados – que vão além do azeite e do limão – experimente colocar um pouco de chia neles. Vai ajudar a consumir mais e você nem vai perceber que ela está lá.

9. Chia em Receitas

Dá para colocar a semente em diversas receitas de bolos e tortas. E nem precisa mudar nada, basta acrescentar uma colher na massa e colocar pra assar normalmente.

10. Chia com Ovo

Já imaginou colocar chia no seu omelete? Então, chegou a hora. Faça a mistura do jeito que está acostumada, adicione uma colher e é só colocar no fogo.

11. Chia no Churrasco

Não pense que ela ficará de fora do churrasco de domingo. Misture a chia em um molho para churrasco e passe na carne antes de levar para a churrasqueira.

12. Biscoito de Chia

É bem simples: basta misturar sementes moídas de chia com leite e cozinhar em fogo lento. Pronto, você terá uma massa deliciosa para biscoitos.

Chia como consumir. (Imagem: Divulgação)
Chia como consumir. (Imagem: Divulgação)

13. Chia com Arroz

Você tem duas opções aqui: colocar a chia um pouco antes da água para cozinhar o arroz ou polvilhar quando ele estiver pronto.

14. Chia com Granola

Dá para turbinar a sua granola colocando sementes de chia – ou comprando pronta já com essa mistura. Daí é só usar da maneira que estiver acostumada.

15. Chia na Panqueca

Se você gosta de comer essa massa bem gostosa, experimente unir leite, farinha, ovos e, claro, uma colher de chia. Depois é só fazê-las sem óleo da maneia que gosta e servir com o que quiser.

16. Chia com Geleia

Se a geleia está liberada na sua dieta, experimente colocar um pouco de chia nela. Pode misturar direto no pote e já comer assim ou polvilhar nos alimentos que for consumir com geleia – e pode ficar tranquila porque combina com todos os sabores.

17. Chia com Salada

Além de colocar diretamente no molho, você pode polvilhar a chia em sua salada, principalmente se você prefere temperar de maneira mais tradicional.

18. Chia com Macarrão

Essa é difícil de imaginar? Então, pode preparar em casa. É só colocar uma colher de chia no molho de sua preferência. Dica: combina super com macarrão integral.

Chia como consumir. (Imagem: Divulgação)
Chia como consumir. (Imagem: Divulgação)

19. Chia com Almondegas

Essa aqui é fácil, fácil: é só colocar uma colher da semente diretamente na massa de sua almondega. Depois asse ou frite e ela estará lá no meio com os outros ingredientes.

20. Chia com Lentilha

Que tal fazer uma sopa de lentilha nos dias frios? É só adicionar sementes inteiras de chia.

21. Chia com Massa Folhada

Essa é pra matar a vontade de comer doce. Misture mel, frutas secas, chia moída e canela em uma massa folhada e leve ao forno bem quente por alguns minutos.

22. Chia com Água de Coco

Além da água comum, dá para deixar a sua água de coco mais deliciosa. Adicione uma colher de sementes de chia no líquido e consuma. É uma forma bem gostosa de se manter hidratada e saudável.

23. Chia com Aveia

Faça mingau de aveia e adicione uma pequena quantidade de chia a sua receita original. É uma ótima opção para dias frios e para a noite.

Essas são só algumas possibilidades de como comer chia. Gostou? Então, não deixe de experimentar.

 

Por ser um alimento saudável, dificilmente existem restrições em seu uso, mas é sempre interessante conversar com um profissional, como endocrinologista ou nutricionista, para saber se está tudo bem adicioná-la ao cardápio, principalmente se você faz algum tipo de dieta mais restrita.

Fora isso, ela trará muitos benefícios para o seu corpo, sabor e variedade para a sua alimentação, então, não deixe de pesquisar e experimentar essa semente tão poderosa.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA