1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.098 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Diarreia – Causas e Tratamentos

0

Todos sabemos o que é uma diarreia, na teoria, ao menos. Aquela vontade incontrolável de ir ao banheiro toda hora, mesmo quando não comemos nada que provoque isso. Os incômodos podem ser de várias origens, mas a verdade é que diarreia pode causar desidratação e outros males ao nosso corpo muito graves.

Acesse também: Síndrome de Asperger – Causas, Sintomas e Tratamentos

O que é Diarreia?

Tecnicamente a diarreia trata-se de uma doença bastante comum que ocasiona a evacuação de fezes líquidas de forma frequente e sem controle algum pela pessoa. A diarreia pode ser bem aguda ou crônica, dependendo do tempo de duração dos sintomas.

Alguns especialistas dizem que não é bom cortar a diarreia de modo forçado, pois ela pode ter sido ocasionada para eliminar algo que faz muito mal a você. No entanto, depende da motivação da diarreia.

Diarreia - Causas e Sintomas
Diarreia – Causas e Sintomas

Tipos de Diarreias

Já explicamos que a diarreia pode ser considerada aguda ou crônica, mas não falamos das principais diferenças desses dois casos.

– Aguda: duram poucos dias e é causada por um vírus (a famosa virose) ou bactéria. Não lavar as mãos direito, sempre antes de comer, pode facilitar esse tipo de diarreia.

Acesse também: Fórmula para Emagrecer de Maneira Saudável

– Crônica: A diarreia crônica é aquela que dura de três a quatro semanas seguidas, podendo indicar algum problema no intestino, como irritação e até problemas intestinais mais graves.

Causas Fatores de Risco

A virose é a causa mais comum de uma diarreia. A infecção por vírus ou bactérias (ou até outros parasitas) podem causar doenças gastrointestinais graves se não forem tratadas a tempo. Nesses casos, não lavar bem as saladas antes de comer (o mesmo vale para as frutas) pode causar esse tipo de problema.

Lavar sempre as mãos, assim que sai do banheiro, pode evitar que você coloque sem querer os dedos na boca e pegue alguma bactéria que cause a diarreia. Também é recomendado lavar as mãos antes de se alimentar.

Outro motivo para causas de diarreias são as intoxicações alimentares, muito comuns, mesmo quando as pessoas se alimentam em casa. Consumir alimentos vencidos, que estragaram por falta de refrigeração, por exemplo, são causas comuns de intoxicação alimentar. Nesse caso é bom prestar atenção no local que come, na higiene dos pratos, talheres e alimentos.

Outro motivo para ter diarreia são os medicamentos. Alguns de fato soltam o intestino, como os antibióticos (apenas para algumas pessoas). E tem quem exagera na dose dos laxantes, aí fica com diarreia por mau uso do medicamento usado para desobstruir as vias intestinais.

Acesse também: 11 Frutas que Emagrecem

Alguns problemas de saúde também podem ter como sintoma a diarreia, como por exemplo, a doença de Chron, doença celíaca, colites ulcerosas, síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, entre outras.

Sintomas de Diarreia

Mesmo que a densidade e o tempo de duração tenham variações dependendo da causa da diarreia, as características são as mesmas: fezes líquidas e evacuação frequente. Depois de alguns dias evacuando o paciente pode ter dores abdominais, por causa das contrações do intestino.

Buscando ajuda Médica

Assim que sentir os primeiros sintomas é recomendado buscar ajuda de um médico. Vá ao pronto socorro mais próximo e já tenha o diagnóstico dos motivos que te levaram a ter diarreia. Não tente se medicar em casa, tomar amido de milho com limão (que funciona muitas vezes) e nem ignorar os sintomas (mesmo porque não adianta tentar ignorar).

Na Consulta Médica

Durante a consulta médica seja sincero, diga se está ingerindo algum medicamento, se comeu em locais com higiene duvidosa, se esteve perto de pessoas doentes (com os mesmos sintomas), se consumiu água que pode estar contaminada e se tem o hábito de lavar as mãos antes das refeições, ao menos. Qualquer detalhe é decisivo para que o médico descubra a motivação da diarreia.

Acesse também: Vitaminas do Complexo B, Conheça e Saiba os Benefícios Delas

Sintomas de Diarreia
Sintomas de Diarreia. Imagem:Divulgação

Tratamento de Diarreia

O tratamento para a diarreia é simples e pode ser feito em casa mesmo, sem a necessidade de internação, por exemplo. Faz parte do tratamento consumir muito liquido ao longo do dia para evitar a desidratação. Dependendo da motivação da diarreia o médico vai receitar alguns medicamentos e a maioria dos remédios não precisam de prescrição médica, mas não é bom consumir esses medicamentos por conta própria.

Medicamentos para Diarreia

Os medicamentos mais comuns no tratamento de diarreia são:

  • Azitromicina
  • Bactrim
  • Bacteracin e Bacteracin-F
  • Clordox
  • Cefalotina
  • Ciprofloxacino
  • Digesan
  • Doxiciclina
  • Floratil
  • Imosec
  • Prednisona.
  • Convivendo/ Prognóstico
  • Complicações possíveis
  • Prevenção

Porém, cada caso é um caso e você precisa ver junto ao médico o que é melhor no seu tratamento. A diarreia pode ser um sintoma de algo mais grave que necessita de tratamentos mais abrangentes.

Acesse também: Como emagrecer 10 kg em 10 dias

Convivendo/ Prognóstico

Aprender a conviver com a diarreia não é a melhor escolha. Tem que tratar, ela tem que ser curada e você saberá nesse momento como fazer para ter uma vida mais saudável e se livrar desse incomodo. O tratamento é a melhor solução, por isso, foco nele!

  • Consuma de oito a 10 copos de água todos os dias para ajudar na recuperação
  • Se você sair do banheiro após um momento de diarreia o correto é beber um copo de água assim que puder, para repor o liquido perdido
  • Faça muitas refeições leves ao longo do dia
  • Dê preferência aos alimentos salgados
  • Consuma alimentos ricos em potássio, como por exemplo, banana, batata sem pele e suco de fruta diluído. A maçã também ajuda a segurar dor de barriga.
  • Fique em repouso, durma bem, coma somente o necessário.

Agora, se no seu caso a diarreia é crônica, pode ser que o seu intestino tenha rejeitado algum alimentos e tenha ficado irritado por isso. Enriqueça a dieta com grãos e farelos integrais para dar consistência às fezes e regular os intestinos.

Problemas com a Rotina quando está com Diarreia

É praticamente impossível ter uma vida normal quando se tem diarreia. Não tem como trabalhar normalmente e muito menos se locomover como frequente fez, praticando atividades físicas. Isso porque se mexer vai movimentar o intestino e a vontade de usar o banheiro com certeza aumentará.

Por isso, vá ao médico e peça um atentado para ter um dia de repouso, e assim, ajudar o seu corpo a se recuperar. Alimentação também faz a diferença. Se você sabe que tem alimentos que soltam o seu intestino o certo é evitar esses alimentos. Mas, não deixe de comer, pois o seu corpo precisa de energia para se recuperar.

Tempo de Recuperação

O tempo de recuperação pode variar de acordo com o tipo de diarreia que você tem e de como você vem seguindo o seu tratamento. As diarreias mais agudas (virais e bacterianas) passam depois de alguns dias. Mas a diarreia crônica exige mais cuidados, por isso, preste atenção nela e confira como seu corpo de comporta durante o tratamento, pois ela pode levar a desidratação e a males bem piores, dependendo da forma que ela te assolar. Nesse caso, a recuperação demora semanas.

No caso viral o tratamento é manter o corpo fortalecido, comendo bem e dormindo melhor ainda, para que a recuperação aconteça da melhor forma. Já no caso crônico o uso de medicamento é necessário para ter um bom resultado.

Acesse também: Emagrecer 6kg em 5 dias

Agora, se a diarreia for algo que aconteceu por causa dos medicamentos que vem tomando o jeito é interromper o uso, ou ver com o médico se é mesmo necessário continuar consumindo o remédio. Muitas vezes tem remédios substitutos para que o mal acabe também.

No caso de laxantes é preciso ponderação ao usar. Algumas pessoas os consomem porque ele ajuda a emagrecer, mas na verdade ele pode acabar com a flora intestinal se usado de modo desmedido. Consuma somente o necessário para que o laxante dê resultados e não te prejudique.

Em casos de prisão de ventre, vá ao médico e veja se o laxante é a recomendação, pois ele pode ter efeito contrário e soltar demais o intestino. Qualquer remédio consumido em excesso faz mal e até os laxantes naturais podem trazer males.

Prevenção da Diarreia

As diarreias causadas pelos antibióticos podem ser prevenidas com a utilização de suplementos que possuem bactérias benéficas, como por exemplo, iogurte com culturas vivas ou ativas. Para saber mais dados sobre isso, converse com seu médico e veja como pode recuperar a sua saúde e se livrar da diarreia.

Prevenção da Diarreia
Prevenção da Diarreia. Imagem:Divulgação

Veja meio de evitar ficar com diarreia:

  • Lave bem as mãos e com frequência, principalmente depois de ir ao banheiro e antes de se alimentar
  • Utilize álcool em gel para desinfetar as mãos quando estiver em locais que não tenha um banheiro por perto ou algum local que possa lavar as mãos com água e sabão
  • Ensine as crianças a não levar objetos à boca e faça o mesmo (isso inclui os dedos, que não devem ser levados a boca).

Ao viajar para áreas subdesenvolvidas, sem saneamento básico, siga as medidas abaixo para evitar a diarreia:

  • Consuma somente água mineral, não beba água da torneira e não use gelo comprado na localidade, a menos que ele seja feito com água mineral
  • Evite vegetais não cozidos ou frutas com casca, ou os lave muito bem e procure a sua procedência
  • Não consuma frutos do mar crus ou carne malpassada
  • Evite o consumo de lacticínios nesses locais

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA