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Dieta do Jejum Como Fazer

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A dieta do jejum intermitente é a mais nova moda do mundo fitness. Muito saudável, ela pode ser feita pela maioria das pessoas, mas deve-se observar alguns cuidados e se alimentar corretamente para evitar fraquezas e outros desconfortos. A dieta do jejum intermitente consiste em comer quando você está com fome, mas em períodos pré-determinados.

Dieta do Jejum Como Fazer. (Imagem: Divulgação)
Dieta do Jejum Como Fazer. (Imagem: Divulgação)

Para fazer essa dieta você deve focar em alimentos saudáveis, apostar nas gorduras saudáveis e diminuir o consumo de carboidratos. Portanto, o primeiro passo é se acostumar a ingerir menos carboidratos, assim você irá sentir menos fome. A seguir veja mais dicas para a dieta do jejum.

Dieta Jejum Intermitente Como Fazer

Além de cortar e diminuir o consumo de carboidrato, também é indicado cortar o açúcar. Isso contribuirá para que seu corpo se acostume a ficar sem a glicose e faça com que o organismo use a quebra da gordura de reserva para gerar mais energia.

Isso é fundamental pois como você irá ficar em jejum por bastante horas, o seu corpo precisará de energia nesse tempo para que você possa realizar suas atividades.

O que Comer no Jejum Intermitente

O segredo dessa dieta não é o que você come, mas quando come. Por isso você deve sim dar prioridade a alimentos saudáveis e eliminar gorduras e frituras do cardápio, mas de vez em quando pode comer o seu doce preferido, desde que seja em uma quantia aceitável.

Você deve beber muito líquido como água, chás, sucos e café, todos sem açúcar ou adoçantes. Dê preferência também às gorduras boas, frutas, vegetais e legumes.

Jejum Intermitente 16h Cardápio

O jejum intermitente de 16 horas é o mais comum e realizado por todo o mundo. Ele consiste em comer durante 8 horas quando sentir fome e ficar 16 horas em jejum. Você pode comer o que desejar nessas 8 horas, dando preferência a alimentos saudáveis, e depois passar 16 horas sem comer.

Pode parecer difícil, mas há como melhorar: basta que você fique em jejum 4 horas antes de ir dormir e 4 horas depois de acordar. Esse método é indicado para pessoas que dormem 8 horas por dia, dessa forma irá totalizar as 16 horas em jejum e no resto do dia você pode comer.

Dieta do Jejum Como Fazer. (Imagem: Divulgação)
Dieta do Jejum Como Fazer. (Imagem: Divulgação)

Dieta do Jejum Intermitente Funciona

A dieta do jejum intermitente deve ser realizada com o acompanhamento de um profissional, pois provoca mudanças em sua alimentação e nos seus hábitos. Essa dieta realmente funciona, desde que você gaste mais calorias do que come. Por isso, independentemente do método que adotar, é fundamental praticar atividades físicas que lhe ajudem a gastar as calorias adquiridas em sua alimentação.

Jejum Intermitente 12h Cardápio

O método de 12 horas funciona da mesma forma que o método de 16 horas: o indivíduo fica 12 horas sem comer e, nas horas restantes, pode comer quando sentir fome. Esse é um dos métodos mais fáceis, pois se você dormir 8 horas por dia, só precisará ficar em jejum 2 horas antes de ir dormir e 2 horas após acordar.

Não há um cardápio específico: cada um come o que desejar, mas, por exemplo, deve dar preferência a frutas no café da manhã. No almoço deve comer proteínas, fibras e pouco carboidrato. Os lanches da tarde podem ser variados com farinha de linhaça, aveia, iogurtes naturais ou leite desnatado e frutas.

Jejum Intermitente Antes e Depois

Os primeiros resultados do jejum intermitente podem surgir logo na primeira semana, mas saiba que o organismo e metabolismo de cada pessoa funciona de uma forma diferente, por isso você pode demorar ou conseguir atingir os seus objetivos de forma mais rápida do que outras pessoas.

Para conseguir ter um antes e depois mais significativo, converse com o seu médico e peça para ele lhe dar instruções extras para potencializar o gasto calórico.

Dieta do Jejum Como Fazer. (Imagem: Divulgação)
Dieta do Jejum Como Fazer. (Imagem: Divulgação)

Jejum Intermitente Como Fazer Passo a Passo

Há outros métodos de jejum intermitente, como 24 horas ou 36 horas sem comer. Você deve começar devagar, optando pelo método de 12 horas e evoluindo gradativamente para outros métodos, como o de 16 horas.

Qualquer efeito colateral que venha a sentir vá ao médico urgentemente e se alimente.

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