1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.903 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Dieta Dukan Funciona Mesmo?

0

Dieta Dukan Funciona Mesmo?

A Dieta Dukan é uma derivação da dieta das proteínas, elaborada pelo francês Pierre Dukan autor do livro “Eu não consigo emagrecer”. Feita em quatro fases: duas para emagrecer (Fase Ataque e Fase Cruzeiro) e outras duas para manter o peso alcançado (Fase Consolidação e Fase Estabilização), a dieta promete a eliminação e manutenção do peso perdido, comendo à vontade, na hora que quiser. Mas, afinal, será que a Dieta Dukan funciona mesmo?

Dieta Dukan
Dieta Dukan. (Imagem:divulgação)

Fases da Dieta Dukan

Fase de ataque: A primeira etapa da Dieta Dukan dura de dois a sete dias e representa a fase mais radical da dieta, em que o foco é o consumo apenas de proteínas, o que faz eliminar peso, mas não dá energia. São permitidos os seguintes alimentos: carnes magras, fígado, rins, aves, peito de peru ou frango, frutos do mar, iogurte, queijos ou leite desnatado e ovos. Além disso, a dieta prevê o consumo de três colheres de aveia por dia, para manter o intestino funcionando.

Fase de transição: legumes e verduras são permitidos. O período de transição dura até a pessoa atingir a meta de peso que procura. Nessa fase, alguns legumes e verduras são gradualmente adicionados, porém em um dia da semana deve ter sempre o consumo exclusivo de proteínas, como na primeira etapa. Durante a fase de transição é recomendado o consumo de no mínimo 1,5 litros de água ao dia. Os legumes permitidos são: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos, escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e vegetais folhosos.

Dieta Dukan. (Imagem:divulgação)
Dieta Dukan. (Imagem:divulgação)

Fase de consolidação: muita restrição, pouca aderência. A terceira etapa dura dez dias para cada quilo perdido, e nela são reintroduzidos alimentos como frutas (exceto banana, uva, cereja e frutas secas), pão integral (duas fatias por dia), uma porção de queijo amarelo por dia e duas porções de alimentos ricos em amido (batata, arroz) por semana. Outra mudança é o advento das refeições “de festa”, nas quais você come os alimentos que quiser desde que não repita duas porções da mesma coisa, e são apenas duas refeições permitidas por semana. Ainda é necessário cumprir um dia por semana de proteína pura.

Fase de estabilização: o perigo do efeito sanfona. A quarta fase deve durar para a vida toda, deve-se manter o peso conquistado e seguir três regras básicas: a fase de ataque deve ser repetida uma vez por semana, a atividade física deve ser mantida e o consumo de três colheres de aveia por dia deve continuar obrigatório. Pode voltar a alimentação normal, mas bem equilibrada.

Como a dieta funciona

A dieta Dukan age por um processo chamado cetose, que é baseado no consumo mínimo de carboidratos na alimentação. Sem esse nutriente, o organismo quebra gorduras acumuladas e fornece energia para o corpo.

Dieta Dukan. (Imagem:divulgação)
Dieta Dukan. (Imagem:divulgação)

Benefícios

O grande benefício do método é o rápido emagrecimento nas primeiras semanas. No entanto, os nutricionistas alertam que em longo prazo, uma dieta restritiva pode trazer riscos à saúde. A Dieta Dukan não pode ser feita por diabéticos, gestantes, pessoas em tratamento psiquiátrico, com disfunções de ácido úrico ou problemas no fígado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA