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Dieta – Lista de Alimentos Saudáveis Para Comprar no Mercado

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Cada vez mais as pessoas estão em busca de uma alimentação mais saudável. Não apenas para métodos de emagrecimento, mas também para melhorar a saúde e bem-estar que ajudam a viver melhor no dia a dia. Porém, com a quantidade de opções expostas nas prateleiras do supermercado, fica difícil saber o que deve ou não ser comprado.

Para acertar de vez nos cardápios, separamos uma lista de alimentos saudáveis para comprar no mercado. E não vale apenas para quem quer entrar em alguma dieta, mas também para se reeducar e se alimentar de maneira melhor; confira.

Lista de Alimentos Saudáveis – Carboidratos

Alguns dizem que eles são dispensáveis, mas é de onde vem a fonte de energia que o corpo precisa. Arroz, massa, tubérculos, raízes e até mesmo as frutas e açúcares possuem carboidratos. Por isso, dê preferência para os integrais (eles são fáceis de encontrar), seja para o arroz, macarrão ou o pão, além de consumir as frutas com casca. A batata-doce, por exemplo, é uma ótima substituição para a batata-inglesa.

As pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável. (Imagem: Divulgação)
As pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável. (Imagem: Divulgação)

Lista de Alimentos Saudáveis – Verduras e legumes

Aqui é a parte liberada! Existe uma oferta muito grande de verduras e legumes, ou seja, dá para escolher e preparar aqueles que mais têm a ver com o seu gosto. Mas atenção: eles são indispensáveis. Afinal, ajudam no funcionamento do organismo e até mesmo suas cascas, talos, sementes e bagaços são fonte de nutrientes e fibras.

Lista de Alimentos Saudáveis – Proteínas

Outra composição bem importante da alimentação. A dica é sempre consumir aquelas que são magras, ou seja, têm baixo teor de gordura. Entre as carnes vermelhas, patinho, maminha, coxão mole… Todas são ótimas opções. Carne de frango, principalmente o peito, e filés de peixe como tilápia e pescada ajudam a diversificar o seu cardápio.

No caso da carne de porco, pernil, lombo e peito são as que menos têm gordura, porém, não é a escolha ideal neste caso. Ovos também são fonte de proteína, seja o de galinha ou o de codorna.

As verduras e legumes são indispensáveis em uma alimentação saudável. (Imagem: Divulgação)
As verduras e legumes são indispensáveis em uma alimentação saudável. (Imagem: Divulgação)

Lista de Alimentos Saudáveis – Leguminosas

Nada de deixá-las de fora, afinal, são bons acompanhamento. Feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja caem bem em pratos quentes ou frios e fica uma delícia.

Lista de Alimentos Saudáveis – Sementes

Chia, gergelim, quinoa, linhaça, girassol… Todas são consideradas sementes e podem ser usadas para incrementar o seu lanche da tarde, a salada de frutas, o iogurte ou até mesmo o suco. Além disso, seu consumo pode ser feito in natura ou como farinha.

Lista de Alimentos Saudáveis – Gorduras Boas

Sim, elas existem e são conhecidas por serem insaturadas. Aliás, são uma parte importante da dieta e ajudam no funcionamento do organismo. As gorduras boas são encontradas no azeite (tem que ser o verdadeiro), no abacate e no óleo de coco. As chamadas oleaginosas também são beneficiadas por elas, basta consumir castanhas, nozes, avelã e amêndoas, por exemplo.

Agora, óleos vegetais e as margarinas podem e devem ser evitados ou, pelo menos, consumir em menor quantidade.

00As gorduras boas auxiliam no funcionamento do organismo. (Imagem: divulgação)

Lista de Alimentos Saudáveis – Temperos

Sempre fica a dúvida de que maneira os temperos podem ser vilões ou mocinhos na alimentação. Para isso, dê preferência aos naturais, já que os industrializados possuem muito sal e componentes químicos que não fazem bem para o corpo. Orégano, alho, cebola, alecrim, manjericão, pimenta, louro, salsa, curry, cebolinha, limão… Existe uma infinidade de opções para se adequar melhor ao que está procurando.

Ficar de olho na alimentação é muito importante. Não precisa abdicar de tudo o que gosta, mas consumir açúcar, gordura e sódio em excesso não faz bem para nenhum corpo, por isso, é preciso estar sempre alerta ao que vai consumir. Prefira pratos diversificados, coloridos e com todos os nutrientes e ingredientes necessários. O seu corpo e sua saúde, com certeza, agradecerão pelo cuidado.

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