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Dieta para diabéticos: O que comer, cardápio e alimentos que devem ser evitados

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A Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

Saiba mais informações, acesse: Carboidratos e Corridas

A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.  A diabetes pode causar diversos problemas derivados.

Dieta para diabéticos
Dieta para diabéticos

Cegueira, má cicatrização e coma diabético é o final da linha. Porém, se a doença já está instalada você tem a opção de controlar seu avanço e driblar seus efeitos com uma boa alimentação.

Geralmente, para além do uso de medicamentos que controle os picos de glicemia, no caso da diabetes também se recomenda uma dieta específica. Abaixo vamos falar sobre o que comer e alimentos que devem ser evitados.

Dieta para diabéticos Cardápios

DIA 01

CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo (250ml) de café com leite desnatado e adoçante + 1 fatia de pão integral com queijo de minas + 1 kiwi

LANCHE DA MANHÃ: 1 pote de salada de frutas com 1 colher (sopa) de farinha de linhaça

ALMOÇO: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com 1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem + 1 xícara (chá) de brócolis refogado no alho + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 3 colheres (sopa) de feijão preto + 1 porção de carne magra assada + 1 laranja

LANCHE DA TARDE: 2 torradas integrais com requeijão light 1 xícara (200ml) de chá de sua preferência com adoçante

JANTAR: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 1 prato de macarrão integral com vegetais, tomate, manjericão e mussarela de búfala ou queijo minas

CEIA: 1 pão francês integral com 1 fatia de queijo minas + 1 xícara (200ml) de chá de sua preferência com adoçante

DIA 02

CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo (250ml) de café com leite desnatado e farelo de aveia + 1 maçã

LANCHE DA MANHÃ: 1 banana-nanica

Saiba mais informações, acesse: 7 benefícios da amora branca para sua saúde !

ALMOÇO: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem  + 1 xícara (chá) de abobrinha refogada + 3 colheres (sopa) de arroz branco + 3 colheres (sopa) de lentilha + 1 porção de carne cozida + 1 fatia média de melão

LANCHE DA TARDE: 1 pote (160g) de iogurte light desnatado

JANTAR: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 3 colheres (sopa) de feijão + 1 bife à rolê

CEIA: 1 copo (250ml) de leite desnatado com 2 colheres (sopa) de achocolatado diet

 DIA 03

CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo (250ml) de leite desnatado com granola + 1 goiaba

LANCHE DA MANHÃ: 1 barrinha de cereais

ALMOÇO: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem  + 1 xícara (chá) de vagem refogada + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 3 colheres (sopa) de feijão carioca + 1 porção de peito de frango grelhado + 1 fatia de melancia

Dieta para diabéticos
Dieta para diabéticos

LANCHE DA TARDE: 3 biscoitos água e sal com margarina light + 1 xícara (100ml) de café com adoçante

JANTAR: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 1  xícara (chá) de cenoura cozida + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 3 colheres (sopa) de purê de batatas + 1 bife acebolado

CEIA: 2 fatias de pão de fôrma integral com presunto de peru 1 xícara (200ml) de chá de sua preferência com adoçante

DIA 04

CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo (250ml) de leite desnatado com muesli (cereal de trigo e aveia) + 1 banana

LANCHE DA MANHÃ: 1 pote (80g) de leite fermentado

ALMOÇO: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 1 xícara (chá) de quibebe de abóbora + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 2colheres (sopa) de farofa + 1 porção de frango assado + 1 tangerina

LANCHE DA TARDE: 1 copo (250ml) de suco light

JANTAR: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 1 tomate + 3 colheres (sopa) de arroz + 1 panqueca de carne

CEIA: 2 torradas integrais com geleia de frutas diet 1 xícara (200ml) de chá de sua preferência com adoçante

 DIA 05

CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo (250ml) de café com leite desnatado e adoçante + 1 fatia de broa de milho + 1 pêssego

LANCHE DA MANHÃ: 1 copo (250ml) de água de coco

ALMOÇO: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 1 xícara (chá) de beterraba cozida + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 3 colheres (sopa) de feijão-preto + 1 porção de peixe grelhado + 1 picolé de fruta da sua preferência.

LANCHE DA TARDE: 1 fatia de mamão com granola

JANTAR: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 1 xícara (chá) de cenoura, vagem e cebola refogados + 3 colher (sopa) de arroz integral + 3 colheres (sopa) de polenta + 1 porção de frango ensopado.

CEIA: 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo minas + 1 xícara (200ml) de chá de sua preferência com adoçante

DIA 06

CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo (250ml) de café com leite desnatado e adoçante + 1 pão francês integral com 1 fatia de queijo minas + 1 pera

LANCHE DA MANHÃ: 1 porção de mix de castanhas (castanha-do-pará, nozes, castanha de caju e/ou amêndoas)

ALMOÇO: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 1 xícara (chá) de chuchu refogado + 4 colheres (sopa) de batata cozida + 3 almôndegas + 1 laranja

LANCHE DA TARDE: 5 unidades de biscoito de maisena + 1 xícara (200ml) de chá de sua preferência com adoçante

JANTAR: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 3 colheres (sopa) de feijão + 4 colheres (sopa) de carne moída

CEIA: 1 pote (160g) de iogurte light

DIA 07

CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo (250ml) de café com leite desnatado e adoçante + 1 pão sírio integral com 1 fatia de queijo minas + 1 goiaba

LANCHE DA MANHÃ: 1 pote de gelatina diet

ALMOÇO: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 2 colheres (sopa) de pirão de peixe + 1 porção de peixe ensopado com legumes + 2 rodelas de abacaxi

JANTAR: Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem + 1 xícara (chá) de beterraba e cenoura cruas raladas + 3 colheres (sopa) de arroz + 3 colheres (sopa) de feijão + 1 porção de carne magra cozida com mandioca.

CEIA: 1 copo (250ml) de leite desnatado com 2 colheres (sopa) de achocolatado diet

Dieta básica  para diabéticos e hipertensos

CAFÉ DA MANHÃ

1 xícara de leite desnatado com café e adoçante

Torradas ou bolacha (cream cracker)

Frutas (mamão abacaxi…)

ALMOÇO

Saladas

Carne assada ou Frango Grelhado

Saiba mais informações, acesse: Passo a passo de como fazer a dieta do limão

Arroz integral e feijão (pequena porção)

1 Laranja com bagaço (ajuda a digerir a carne e absorve o ferro#

LANCHE DA TARDE

Suco ou chá ou salada de frutas com adoçante

JANTAR

O mesmo do almoço ou

Sopa de legumes ou mingau de aveia

Frutas que diabéticos podem comer

 Limão: Não é uma fruta que normalmente se come. O mais comum é fazer uma limonada. O interessante do limão é que ele é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante, e muito baixo em carboidratos. Cada unidade tem menos de 4g de carboidratos.

Bagas (morangos, amora, framboesa, uva-do-monte): possuem índice glicêmico baixo, são ricas em fibras, antioxidantes e vitaminas. Uma xícara de berries possui entre 11 e 14 g de carboidratos.

Damasco: fonte de fibras, que como já vimos favorecem o controle dos níveis de açúcar no sangue. Uma unidade de damasco tem apenas 4g de carboidratos. Não confunda com o damasco seco.

Dieta para diabéticos
Dieta para diabéticos

Kiwi: Muito rica em antioxidantes, hidrata e fornece somente 11g de carboidratos por unidade.

Pêssego: é dotada de um índice glicêmico baixo, além de ser fonte de fibras. Um pêssego médio tem cerca de 10g de carboidratos. Não confunda com o pêssego em calda.

Goiaba: de baixo índice glicêmico, ela também é rica em fibras. A fruta contribui com a diminuição do risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Uma unidade de goiaba tem apenas 8g de carboidratos.

Abacate: É uma fruta bem calórica, mas tem poderosos antioxidantes, muitas fibras e gorduras muito saudáveis. Além disso, tem poucos carboidratos. Cerca de 100g de abacate têm 8,5g de carboidratos, sendo que destes, 6,5g são de fibras!

Melão: Uma xícara de melão cortado tem cerca de 12g de carboidratos. A fruta possui uma baixa densidade calórica e ajuda com a saciedade.

Mamão papaia : seu índice glicêmico não é alto e a fruta é uma fonte natural de antioxidantes. Uma xícara de mamão em cubos tem cerca de 16g de carboidratos.

Maçã: a fruta possui índice glicêmico baixo, além de ser abundante em fibras e ser uma boa fonte de vitamina C. Uma maçã tem cerca de 17g e carboidratos.

Pera: também possui um índice glicêmico baixo, é uma excelente fonte de fibras e fornece vitamina K. Tem cerca de 17g de carboidratos por unidade.

Antes de se iniciar qualquer dieta é importante o aconselhamento de um profissional de saúde, como um nutricionista, para que a dieta não seja prejudicial para a saúde.

 

 

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