1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.211 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Dieta sem Glúten, Emagrece Mesmo ?

0

Nas dietas de muitas pessoas que querem perder peso, o gluten não tem vez. Para muitos especialistas, o glúten é totalmente dispensável na dieta, pois não oferece qualquer benefício especial à saúde.

Proteína, o glúten tornou-se um vilão nos últimos anos e sinônimo de emagrecimento. Para muitos, o glúten reduz a produção de hormônios relacionados à saciedade, além de dificultar a digestão.

Dieta sem Glúten, Emagrece Mesmo ?
Dieta sem Glúten, Emagrece Mesmo ?

Alimentos sem Glúten

Confira a lista de alimentos que possuem gluten: alimentos que levam trigo, centeio, cevada, aveia (em menor proporção) ou malte . Ele está presente em pizza, pão ou biscoito, por exemplo.

O glúten está presente em alimentos que são fontes de carboidratos, fibras e vitaminas, fundamentais para uma alimentação equilibrada.

Benefícios de Alimentos sem Glúten

Para as pessoas que têm qualquer tipo de intolerância ou sensibilidade ao glúten, ele deve ser cortado da dieta, pois o intestino de quem tem a doença não consegue absorver nutrientes como ferro, ácido fólico, vitaminas B12, A, D, E, K e zinco.

Somente nesses casos, a retirada do gluten é recomendação médica e não está ligada diretamente ao processo de emagrecimento.

Benefícios de Alimentos sem Glúten
Benefícios de Alimentos sem Glúten. Imagem:Divulgação

Vantagens de Comer Alimentos sem Glúten

Como o glúten está presente em alimentos calóricos (pães, pizzas, salgados, macarrões, massas, achocolados, alguns condimentos, cervejas e uísque), ao retirar o glúten da dieta, o emagrecimento é quase certo, visto que houve uma redução de ingestão de alimentos potenciais para engordar.  Por isso, é verdade que retirar o gluten é ponto positivo para emagrecer.

Porém, par emagrecer de forma saudável, é preciso suprir as necessidades de carboidrato do organismo que está sem ingerir glúten.

Nestes casos, não abra mão de alimentos como frutas, verduras, legumes e raízes como cará, inhame, batata-doce, mandioca e derivados (tapioca, biscoito de polvilho, pão de queijo). Eles serão suas fontes de carboidrato, que darão toda a energia para o seu dia a dia.

Vantagens de Comer Alimentos sem Glúten
Vantagens de Comer Alimentos sem Glúten

Além disso, aproveite o benefício das proteínas magras, garantindo equilíbrio em todas as refeições. Evite: alimentos com trigo, aveia e centeio: biscoitos, bolachas, bolos, pão, pizza e quibe, macarrão e massas à base de trigo ou sêmola, queijos processados e fundidos, patês enlatados e embutidos: salame, salaminho, algumas salsichas e nuggets, Bebidas a base de cevada ou malte: cervejas, uísque e gin.

De qualquer maneira, o ideal é procurar uma nutricionista e realizar uma dieta adequada para a sua necessidade. O acompanhamento nutricional também fará toda a diferença para você emagrecer de forma saudável, evitando o efeito sanfona.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA