1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

É Possível Engravidar na Menopausa?

0

Mulheres que entram na menopausa pensam já estar longe da possibilidade de ter filhos. O sonho de ser mãe parece estar interrompido quando chegam os calores, a menstruação fica bastante irregular e até falta de libido. Mas é preciso saber que cada organismo reage de uma forma, e isso os especialistas podem explicar.

Saiba mais informações, acesse: Testomaster é confiável? Não compre antes de ler!

É Possível Engravidar na Menopausa?
É Possível Engravidar na Menopausa?

Afinal, é possível engravidar na menopausa? Bom, a indicação médica é que a mulher que está perto desse período da vida, a partir dos 40 anos de idade e mais comum entre 45 e 55, é que continue se prevenindo caso não deseje mais ter filhos. Usar camisinha e anticoncepcionais são ótimas opções até mesmo nessa fase.

Mas se a mulher ainda tem a vontade de engravidar, é preciso ter em mente que mesmo com alguns sintomas da menopausa ela pode, sim, vir a ter um bebê.

Saiba mais informações, acesse: Por que Tratar a Menopausa ?

Como é a Gravidez no Climatério

A menopausa é considerada a pausa da menstruação durante 12 meses consecutivos, ou seja, a mulher não menstrua nenhum mês. E há um período de transição que acontece entre a fase reprodutiva da mulher, na qual ela está totalmente apta para engravidar, e a menopausa. Esse período é chamado climatério.

 Gravidez no Climatério
Gravidez no Climatério

No climatério aparecem os diversos sintomas bastante conhecidos e temidos entre as mulheres. Elas reclamam de calor excessivo, de alterações na libido (desejo sexual), ausência de menstruação ou irregularidade dela. Nesse período a mulher tem chances de engravidar espontaneamente.

A gravidez no climatério pode acontecer mesmo com a baixa produção de hormônios e ovários, e ela pode ovular e concluir uma gestação sem maiores problemas. Entretanto, qualquer gestação que ocorre a partir dos 40 anos é considerada tardia e, portanto, merece atenção redobrada.

Saiba mais informações, acesse: Menopausa e Reposição Hormonal

Os sintomas da gestação no climatério não são diferentes daquelas que ocorrem antes, mas é preciso ficar atenta quanto à ausência de menstruação, já que nessa fase ela realmente fica irregular, e a mulher pode até nem perceber que está grávida. Podem ocorrer aumento e sensibilidade dos seios e enjoos normalmente.

Como Evitar a Gravidez Tardia

A gravidez tardia é aquela que acontece quando a mulher tem 40 anos ou mais. Os médicos ressaltam que mulheres com mais de 35 anos já podem fazer um acompanhamento mais aprofundado, ainda mais aquelas que querem engravidar, pois a saúde reprodutiva já vai apresentando um declínio.

Quando ocorre uma gestação tardia, é necessário uma série de cuidados para resguardar a saúde da mãe e do bebê. O acompanhamento deve ser mais criterioso, sobretudo durante o pré-natal.

Depois dos 35 – 40 anos o risco é maior de a grávida sofrer aborto, diabetes gestacional, hipertensão arterial, trabalho de parto prematuro e o bebê sofrer com síndromes genéticas.

Para evitar uma gravidez tardia é preciso se consultar sempre com o ginecologista para acompanhar a chegada da menopausa. Além disso, como já dissemos, na fase no climatério ela ainda pode ter filhos, mesmo aparecendo os sintomas.

Desta forma, não deixar de se prevenir durante as relações sexuais continua sendo a melhor alternativa para evitar uma gravidez indesejada. Ela pode usar, além da camisinha, pílulas, adesivos, injeções, DIU, diafragma, anel vaginal, entre outros métodos contraceptivos.

Como Engravidar na Menopausa

Toda mulher tem o direito de decidir qual é a melhor idade para ter seus filhos. A mulher que quer realizar o sonho de ser mãe, mas já está na menopausa, não conseguirá engravidar de maneira espontânea. Ela deve recorrer a tratamentos de reprodução assistida.

O mais utilizado é a fertilização in vitro, que acontece com óvulos doados e transferência de embrião doado. Há como fazer com os óvulos próprios, mas como a produção já é baixíssima, os médicos trabalharão com a hipótese de estimular a produção desses óvulos, mas não é certeza que dê certo.

É Possível Engravidar na Menopausa?
É Possível Engravidar na Menopausa?

Para indicar a reprodução assistida a mulher deve estar em condições ideais de saúde. Não deve apresentar doenças ou síndromes, não deve fumar e nem correr riscos de complicações na gravidez, como a hipertensão, diabetes, cardiopatias e alterações renais.

Sendo feita a avaliação e o médico permitindo a realização desse tratamento, a mulher deverá continuar se cuidando. A gravidez com óvulos doados poderá acontecer dependendo do sêmen do companheiro e do endométrio da receptora.

Saiba mais informações, acesse: O que Comer para Combater os Sintomas da Menopausa

De acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina a reprodução assistida em mulheres em fase de climatério ou na menopausa só pode ser realizada até os 50 anos de idade. Depois disso é preciso uma autorização legal.

 

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA