1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.340 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Exercício Funcional. Benefícios para Emagrecer com Saúde!

0

Os exercícios tradicionais muitas vezes não atendem às expectativas das pessoas, principalmente por quem deseja resultados mais rápidos e duradouros. Dessa forma, o treinamento funcional surgiu como uma opção capaz de oferecer resultados sem monotonia e enrolação.

Devido as suas características especiais, o treinamento funcional tem conquistado cada vez mais adeptos. Normalmente quem adere à prática do exercício funcional está em busca de uma atividade física que seja mais dinâmica, interativa, divertida e realmente eficaz.

Exercício Funcional – o que é?

O treinamento funcional é bastante diferente dos exercícios convencionais, pois ele faz com que a pessoa movimente os músculos e articulações de maneira global. Essa característica do treinamento funcional proporciona mais equilíbrio, força, agilidade, flexibilidade, resistência e aptidão cardiorrespiratória.

Exercício Funcional - o que é?
Exercício Funcional – o que é?

Os treinos são sempre diferentes, e o peso do corpo do próprio praticante é o principal equipamento. Porém, durante as aulas alguns acessórios podem ser utilizados, maximizando os treinos. Nesse caso, é comum o uso de bolas, elásticos, pranchas, alteres, cordas e barras, dentre outros.

Exercício Funcional Emagrece

O treinamento funcional emagrece porque movimenta vários grupos musculares em um mesmo exercício, o que leva ao aumento da frequência cardíaca, resultando em uma melhor queima de gordura e em perda de peso.

Em uma hora de treino é possível perder até 800 calorias. Para quem praticar três vezes por semana, por exemplo, a perda de peso pode ocorrer de forma mais rápida.

Exercício Funcional para Glúteo

O agachamento é considerado pela maioria dos estudiosos o melhor exercício de glúteos que existe, pois imprime uma intensidade aos membros inferiores que nenhum outro exercício consegue.

Lembrando que o agachamento deve ser feito com angulação de pelo menos 90 graus. Essa angulação protege a região lombar e ativa ainda mais os glúteos.

Exercício Funcional para5992 Glúteo
Exercício Funcional Glúteo

Exercício Funcional para Pernas

O agachamento também é indicado para definir as pernas, já que é um exercício composto, trabalhando ao mesmo tempo mais de um grupo muscular. A modalidade possui diversos tipos, e um dos mais tradicionais pode ser realizado no Bosu, que é um item com o formato de uma bola cortada ao meio.

Exercício Funcional para Pernas
Exercício Funcional para Pernas

Exercício Funcional – Exercícios

Depois de saber o que é o exercício funcional e seus benefícios, que tal praticar um pouco? Separamos para vocês alguns treinos bem simples, mas que certamente vem de encontro ao objetivo de ter um corpo mais saudável e bonito. Confira:

1º Exercício: Agachamento com salto

Fique com os pés na largura do quadril e os pés para a frente, toque levemente com a mão as orelhas e estenda os cotovelos para os lados. Flexione os joelhos e salte explosivamente o mais alto que puder. Caia suavemente no chão e inicie seu próximo agachamento.

2º Exercício: Agachamento plié

Fique em pé com as pernas separadas, pés virados para fora e coloque as mãos nos quadris. Empurre o quadril para trás e abaixe o corpo até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Faça uma pequena pausa de mais ou menos 10 segundos e, em seguida, volte lentamente de volta para a posição inicial. Isso é uma repetição.

3º Exercício: 4 Apoios

Fique de quatro em uma superfície plana, com a coluna reta e apoiada nos seus cotovelos. Suba uma perna até que a sua coxa fique no mesmo nível que o seu tronco e estique. Volte devagar a perna para o lugar, mas sem apoiar no chão, e suba de novo.

Exercício Funcional na Areia

O treino funcional na praia é umas das atividades que mais queima calorias. O principal diferencial do treino funcional na praia é que o circuito de exercícios é elaborado de acordo com os objetivos individuais do praticante.

Exercício Funcional na Areia
Exercício Funcional na Areia

Os treinos trabalham diversos aspectos do corpo, como a coordenação motora, a flexibilidade, a agilidade, o equilíbrio, a força e a aptidão cardiorrespiratória. Os exercícios são mais dinâmicos em comparação com outras atividades, e com isso proporcionam uma queima calórica mais intensa.

O treino funcional na praia, também chamado de beach training, traz resultados mais eficazes e rápidos do que o treino funcional feito na academia. Isso acontece porque a areia faz os praticantes usarem mais força para realizar os exercícios, intensificando as atividades.

Os exercícios realizados são focados em velocidade de reação, equilíbrio, dinâmica estática, resistência aeróbica e anaeróbica, potência muscular, coordenação e agilidade.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA