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Exercício Prancha: quais as vantagens para ajudar a emagrecer?

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Conquistar um abdômen durinho e enrijecido vai além de fazer inúmeras repetições dos tradicionais exercícios que conhecemos para a região abdominal: aquele sobe e desce do tronco.

Podemos praticar outros tipos de exercícios para a região abdominal, além dos exercícios tradicionais. Entre eles, temos um exercício chamado “prancha”. Ele é capaz de alcançar resultados satisfatórios mais rapidamente, além de trabalhar outras partes importantes do corpo porque envolve todos os grupos de músculos centrais, incluindo:

  • o transverso abdominal, que dá maior capacidade para levantar objetos pesados;
  • os músculos oblíquos, que oferece maior capacidade para movimentos de torção de cintura e de inclinação lateral.
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exercícios prancha. Imagem:divulgação

Além disso, praticar prancha ajuda na definição da musculatura dos braços e dos glúteos, e favorece também, o fortalecimento de órgãos internos.

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Prancha exercício: como fazer?

A prancha é um exercício abdominal que exige força nos braços e na região lombar. Existem várias posições para realiza-lo: laterais, invertida, com três apoios e outras, que devem ser definidas dependendo do objetivo e da capacidade física de cada pessoa. Contudo sabemos que, quanto maior for o número de variações, mais rápidos e eficazes serão os resultados.

A posição mais tradicional da prancha consiste em ficar com a barriga virada para baixo, com as pontas dos pés e os cotovelos apoiados no chão, suspendendo o tronco. O pescoço deve permanecer alongado e os cotovelos devem permanecer exatamente na mesma linha dos ombros.

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Exercício Prancha. Imagem:divulgação

É necessário permanecer imóvel nesta posição por um tempo determinado e  a respiração deve se manter normal.

O praticante deve observar a postura enquanto realiza o exercício. É muito importante manter a coluna alinhada ao quadril, como se o corpo fosse uma linha reta e você tivesse que equilibrar um copo cheio de líquido em suas costas.

É muito comum pessoas iniciantes erguerem a região do quadril acima da coluna, ou então deixar o quadril muito abaixo, quase encostando ao chão. A postura incorreta prejudica a eficácia do exercício, bem como pode trazer prejuízos para outras partes do corpo.

Exercício prancha perde barriga?

O exercício prancha, além de melhorar a postura corporal, aumenta a força abdominal, fortalecendo todos os músculos dessa região, além dos músculos dos braços, dos glúteos, das costas e dos ombros.

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Exercício Prancha. Imagem:divulgação

Ele também acelera o metabolismo, queimando calorias mesmo quando você estiver em repouso, promovendo, portanto, a perda de gordura como um todo.

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Exercício prancha emagrece?

Sabemos que o sucesso do emagrecimento consiste em ter uma vida saudável, mantendo uma alimentação adequada, de preferência fazendo uma reeducação alimentar, além de praticar exercícios pelo menos três vezes na semana.

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Exercício Prancha. Imagem:divulgação

O exercício de prancha certamente irá acrescentar e acelerar os resultados de emagrecimento quando for praticado em conjunto de outros fatores. Ter uma boa alimentação e praticar outros exercícios com frequência são boas iniciativas para atingir os resultados desejados de emagrecimento.

Exercício prancha: quanto tempo permanecer na mesma posição?

Para pessoas iniciantes, o ideal é permanecer na posição entre vinte segundos a um minuto, aumentando o tempo gradativamente. Conforme o abdômen for se fortalecendo, é possível executar o exercício em tempos superiores há 60 segundos.

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Exercício Prancha. Imagem:divulgação

Abaixo temos a ilustração de seis posições de prancha. Elas devem ser executadas uma a uma, dando um espaço de tempo de trinta segundos entre elas. É importante, durante a prática do exercício, não se mexer durante a execução e sustentar o corpo tomando o cuidado de manter a postura correta e alinhada.

Outra dica para que o exercício dê resultado rapidamente, é manter o abdômen contraído, como se quisesse encostar o umbigo nas costas.

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Exercício prancha: 30 dias

Ao praticar todos os dias, certamente a pessoa terá resultados perceptíveis, uma vez que a prancha é um exercício que oferece resultados positivos em um curto espaço de tempo. Melhor ainda se ela for associada a exercícios cardiovasculares três vezes por semana.

Fazer a prancha com frequência não é uma tarefa difícil, pois além de utilizar somente o peso do próprio corpo, sua simplicidade favorece a execução sem precisar de um grande espaço ou qualquer tipo de equipamento.

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Exercício Prancha. Imagem:divulgação

É importante lembrar que pessoas que possuem problemas de saúde ou qualquer tipo de problema na coluna, deve procurar um médico antes de iniciar os exercícios de prancha ou qualquer outro exercício.

Em diversos sites da internet e nas redes sociais é possível encontrar desafios de exercícios com duração de um mês inteiro. Logo, existe também o desafio da prática de prancha por trinta dias.

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Exercício Prancha. Imagem:divulgação

Esses desafios, principalmente o da prancha, são excelentes para as pessoas saírem do sedentarismo e fortalecerem o núcleo do corpo, que é toda a parte central responsável em manter o corpo firme e sólido.

Quando as pessoas fortalecem o núcleo central, elas se sentem mais dispostas para realizar atividades que exigem força, e acabam gostando de praticar atividade física por perceberem que são capazes. Portanto, é evidente que praticar a prancha por trinta dias ininterruptos, é extremamente válido.

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