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Exercícios matinais ajudam aumentar a produtividade

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Iniciar o dia com exercícios matinas pode aumentar a produtividade a atenção no trabalho, segundo especialistas em saúde, pessoas que tem hábitos matutinos são mais proativos e produtivos, confira aqui porque manter uma rotina de exercícios matinas pode ajudar você a tirar o melhor de si.

Fazendo atividades pela manhã

Em geral, as pessoas que possuem o hábito de fazer exercícios físicos faz pela manhã. Pode ser ioga ou ir à academia, o importante é que exercitar-se antes do trabalhado aumenta a energia para o dia a dia e da aquela sensação de revigoramento.

Exercícios matinais ajudam aumentar a produtividade. (Imagem: Divulgação)
Exercícios matinais ajudam aumentar a produtividade. (Imagem: Divulgação)

Além de, dar energia para cumprir as longas horas de trabalho ou atividades domésticas, praticar exercícios pela manhã ajuda a eliminar a possibilidade de ter algum problema no coração, criar condicionamento físico e emagrecer. Mesmo que você não possua muito tempo para fazer muitos exercícios, uma sessão de flexões ou alongamentos e uma leve caminhada, já ajuda a despertar o seu corpo para enfrentar o dia a dia.

Quais exercícios fazer pela manhã?

Aqui listaremos sugestões de exercícios que você pode fazer pela manhã em casa, sem a necessidade de aparelhos, apenas de vontade.

Exercício de Agachamento com os Braços Estendidos

Posição de Início – Fique em pé, os seus pés deverão estar paralelos e os seus braços devidamente esticados a frente do seu corpo.

Como Fazer – O movimento a ser executado é aquele de quem pretende sentar num banco. Quando você se agachar deve esticar simultaneamente os seus braços a frente do seu corpo, isso vai ajudar a ter mais equilíbrio. O seu abdome deve ficar contraído durante todo o exercício.

Esse exercício deve ser repetido em até três séries de 15 repetições.

Exercício de Perdigueiro no Chão

Posição de Início – Para esse exercício iremos precisar de um colchonete, fique sobre ele apoiada em suas mãos em joelhos, com os quatro apoios.

Como Fazer – Comece esticando o seu braço direito juntamente com a sua perna esquerda. Fique nessa posição durante cerca de dez segundos e então volte para a sua posição inicial. Em seguida você deverá esticar o seu braço esquerdo e a sua perna direita simultaneamente, permaneça nessa posição por cerca de dez segundos.

O exercício deverá ser feito em três séries de 10 segundos para cada par de braço e perna. Conforme você for evoluindo durante as semanas passe de dez para vinte segundos na posição de braço e perna esticada.

Exercício de Prancha Ventral

Posição de Início – Também será necessário ter um colchonete, deite sobre ele mantendo a sua barriga voltada para baixo.

Como Fazer – Os seus cotovelos e as pontas dos seus pés deverão ser apoiadas sobre o colchonete de maneira que o seu corpo como um todo se eleve. Atenção as suas pernas, tronco e quadril deverão ser elevados ao mesmo tempo.

O exercício deverá ser feito em três séries de dez segundos de elevação. Na primeira semana você deve começar com uma série em que permaneça apenas 10 segundos em elevação, conforme forem passando as semanas vá aumentando a série até chegar a 20 segundos.

Exercícios matinais ajudam aumentar a produtividade. (Imagem: Divulgação)
Exercícios matinais ajudam aumentar a produtividade. (Imagem: Divulgação)

Exercício de Flexão de Braços e Joelhos no Colchonete

Posição de Início – Num colchonete você deverá deitar com a barriga voltada para baixo e com os braços abertos nas laterais do corpo. Os seus cotovelos deverão ser mantidos flexionados e as palmas das mãos deverão ficar apoiadas no chão.

Como Fazer – O primeiro passo é esticar os braços, deixe os seus joelhos em contato com o solo.

Repita o exercício em até três séries de 12 repetições.

Exercício de Alongamento Para Sua Coluna

Posição de Início – Os seus joelhos deverão ficar no chão e você deverá deitar o tronco sobre as suas pernas. Os seus braços deverão ficar estendidos a frente do seu corpo.

Como Fazer – Antes de começar é necessário respirar profundamente. Em cada uma das expirações você deverá esticar o máximo que puder os seus braços em frente ao seu corpo sempre com atenção para relaxar a sua coluna lombar.

Repita esse exercício em duas séries de cinco respirações que devem ser lentas e profundas.

Exercício de Panturrilha no Solo

Posição de Início – Você deverá ficar em pé e deverá deixar os seus pés paralelos, as suas mãos deverão ficar na sua cintura ou se preferir pode deixar as mãos apoiadas na frente do seu corpo numa parede, por exemplo.

Como Fazer – O exercício consiste em elevar os seus pés de maneira que fique apoiado somente nas pontas deles no chão.

Repita esse exercício em até três séries que sejam de 15 vezes, porém, é fundamental que você respeite os limites do seu corpo.

Exercício de Flexão Lateral de Tronco

Posição de Início – No começo você deverá ficar em pé com os seus pés paralelos. Os braços deverão ficar estendidos ao longo do seu corpo. Cruzar ou não as suas pernas fica a seu critério.

Como Fazer – Comece flexionando o seu corpo pendendo o tronco para a lateral direita. Passe o braço direito e estique o mesmo por cima da sua cabeça. A mão esquerda deverá ficar apoiada na sua cintura. No final do exercício troque de lado fazendo o movimento todo voltado para a esquerda.

Você deverá fazer duas séries de dez segundos para o lado esquerdo e dez segundo para o lado direito.

Além dos exercícios listados acima, você pode incluir outros em sua rotina, como flexões, abdominais ou uma caminhada, variando sempre que achar necessário.

Como aumentar a produtividade?

Para aumentar a produtividade do seu dia você pode seguir alguns passos simples que aliados aos exercícios pela manhã, vão ajudar a aumentar a sua produtividade.

Comece organizando seu dia, faça uma lista das atividades, objetivos e tarefas a serem feitas. Durante a manhã é um bom período para se fazer isso, porque é geralmente um período calmo e silencioso, o que ajuda na hora de fazer o seu planejamento.

Exercícios matinais ajudam aumentar a produtividade. (Imagem: Divulgação)
Exercícios matinais ajudam aumentar a produtividade. (Imagem: Divulgação)

Tome um café da manhã saudável, não precisa ser uma banquete enorme, mas que seja o bastante para abastecer seu corpo com os nutrientes que ele precisa, isso vai te ajudar a manter o foco em suas atividades durante o dia a dia.

Medite um pouco, além de cuidar da saúde física, você precisa cuidar da saúde mental. Durante a manhã por ser um período calmo é perfeito tirar um tempo de introspecção, meditação e concentração. Pense no que vira para frente e em seus objetivos, foque no sucesso e você conseguirá. Experimente reservar 5 minutos para por em prática a meditação, focando em pensamentos positivos, isso vai auxiliar a melhorar o seu humor e diminuir o estresse durante o dia a dia.

Comece pelas atividades que exigem mais, após todo o processo, comece a sua lista de tarefas pelas coisas mais difíceis. A tendencia é adia-las sempre para depois, seja uma hora, seja um dia, seja uma semana e, ficar procrastinando para faze-las só aumenta o estresse porque você não consegue se desprender do pensando de que tem que faze-las, então o melhor é encara-las de uma vez para se sentir mais leve. A manhã por ser o período que as pessoas estão mais descansadas é o momento perfeito para faze-las para que no final do dia você possa ter a sensação de dever cumprido, diminuindo o estresse por não te-las feito.

Como os exercícios auxiliam a aumentar a produtividade?

Ao adicionar os exercícios matinais na sua rotina você pode observar os seguintes benefícios cognitivos como resultados:

Melhora a concentração;

Aprendizagem mais rápida;

Resistência mental prolongada;

Criatividade reforçadas;

Ajuda a combater o estresse.

O exercícios matinais além de ajudar o corpo, ajudam a mente, melhorando o seu humor durante o dia, que se expressa numa maior qualidade de trabalho. Também existem estudos que dizem que os exercícios praticados regularmente aumentam seu desempenho.

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