1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.976 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Falta de Cálcio – Sintomas, Causas e Tratamentos

0

O cálcio é um mineral muito importante para o nosso corpo e é responsável por atuar em diversas funções e auxiliar no bom funcionamento do nosso organismo.

Se você se alimentar inadequadamente, poderá sofrer com a deficiência de cálcio e isso pode gerar muitos problemas para a sua saúde.

A deficiência de cálcio no organismo pode trazer muitas complicações, como a fraqueza dos ossos, e gerar algumas doenças. Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre a falta de cálcio no organismo.

O Blog boa forma saúde só tem caráter informativo e nenhuma das informações nele contidas é válido como qualquer tipo de consulta, ok?

Falta de Cálcio
Falta de Cálcio – Sintomas, Causas e Tratamentos. Imagem:Divulgação

Falta de Cálcio Sintomas

O cálcio é considerado um mineral importantíssimo para a nossa saúde, podendo ser usado para normalizar a pressão arterial, construir e deixar mais fortes ossos e dentes, regular os ritmos cardíacos e em diversas outras ocasiões.

A falta desse mineral no nosso corpo pode causar diversos sintomas, entre eles: dores e cãibras, irritabilidade, ossos fracos, cólicas menstruais, unhas fracas, perda de memória, dor na coluna, artrite crônica, dormência e formigamento nas mãos, dor de cabeça, infecções, constipações, pressão alta e ansiedade.

Leia mais: 7 Dicas para Evitar as Espinhas

A falta de cálcio no organismo também pode causar outras doenças, assim como tornar mais difícil a vida de quem deseja emagrecer e ainda influenciar na insônia.

Falta de Cálcio Sintomas
Falta de Cálcio Sintomas. imagem:Divulgação

Falta de Cálcio Causas

A falta de cálcio pode ser causada pelo envelhecimento, quanto mais a idade avança, mais o corpo exige o mineral, portanto ele vai ficando escasso.

Outro motivo que pode levar a falta de cálcio é a menopausa que pode deixar os ossos mais finos e, consequentemente, necessitando de uma dose diária de cálcio.

A genética também pode influenciar, por exemplo, se sua mãe ou avó teve osteoporose, há grandes chances de você também desenvolver a doença.

Leia mais: Alimentos ricos em Carboidratos

Ainda é possível que a falta de cálcio tenha surgido de uma má alimentação e absorção de nutrientes. Esse tipo de problema ainda pode acontecer quando o hormônio PTH não funciona corretamente (ele é o responsável por controlar os níveis de cálcio no corpo).

Falta de Cálcio Tratamentos

Na maioria dos casos o tratamento do cálcio pode ser facilmente aplicado e tudo pode ser resolvido. Para repor o cálcio e tratar a falta do mesmo, é necessário incluir alimentos ricos com esse mineral em sua dieta e, em alguns casos, o uso de algum suplemento com esse mineral também pode ser indicado por um especialista.

Existem os casos mais raros, onde os métodos citados anteriormente não são suficientes, e é necessário aplicar o mineral através de injeções.

Falta de Cálcio Tratamentos
Falta de Cálcio Tratamentos. Imagem:Divulgação

Doenças Causadas pela Falta de Cálcio

A deficiência de cálcio além de trazer muitos problemas para o organismo e para a saúde, pode gerar outras doenças, como a osteoporose.

A osteoporose é uma doença que deixa os ossos quebradiços devido à perda óssea e faz com que a pessoa afetada tenha grandes lesões, mesmo com batidas pequenas. A osteoporose também pode ser causada por outros fatores além da deficiência de cálcio, como inabilidade para absorção, pouca atividade física e deficiência de outros hormônios.

Leia mais: Chimarrão – Veja os benefícios dessa bebida!

A deficiência de cálcio pode desencadear inúmeras complicações no organismo. Você pode acabar ficando com muita fraqueza nos ossos, com uma saúde complicada e com baixa imunidade.

Alimentos Ricos em Cálcio

Para repor o cálcio perdido e sempre se manter em dia com a quantidade necessária desse mineral é fundamental incluir em suas refeições os alimentos que possuem mais quantidade de cálcio. Inclua em seu cardápio os seguintes alimentos e nunca mais sofra com a deficiência de cálcio: leite desnatado e iogurte integral (300mg de cálcio cada um), leite integral (290mg de cálcio), espinafre cozido (140mg de cálcio), castanha-do-pará (123mg de cálcio), feijão de soja cozido (119mg de cálcio), sorvete de creme (85mg de cálcio), quiabo cozido (50mg de cálcio), ameixas secas (43mg de cálcio), brócolis cozido (42mg de cálcio).

Alimentos Ricos em Cálcio
Alimentos Ricos em Cálcio. Imagem:Divulgação

Além desses, outros alimentos também podem ser ingeridos como o feijão branco, frutas cítricas como a laranja, a couve, a sardinha, semente de gergelim, a linhaça e as amêndoas.

Importância da Alimentação

A alimentação deve ser o principal tratamento na prevenção de doenças, pois se cada um se alimentar da forma adequada consumindo frutas, legumes e verduras variadas desde pequeno o organismo cria anticorpos suficiente para combater doenças. O cálcio pode ser extraído dos alimentos conforme foi descrito acima.

Leia mais: Noz da Índia Emagrece, Onde Encontrar e Comprar !

Quando a alimentação é deficiente podem ocorrer sérios problemas, principalmente quando as pessoas tem mais idade, pois a falta de cálcio no organismo enfraquece os ossos podendo ocorrer luxações frequentes.

Importância da Alimentação
Importância da Alimentação. Imagem:Divulgação

Atividades Físicas para Falta de Cálcio

As atividades físicas ao ar livre ajudam o organismo a adquirir força e vitalidade para poder extrair dos alimentos todas as propriedades que necessita. Lembre-se que se a falta de cálcio for um problema você deverá procurar um médico para que ele possa fazer a avaliação correta do seu problema e identificar a causa para administrar o tratamento correto.

Lembre-se a automedicação faz mal a saúde consulte seu médico.

 

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA