1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Fibrose Cística – O que é? Como Tratar?

0

A fibrose Cística é uma doença genética, que altera o mecanismo que controla a água e o sal de alguns sistemas do nosso organismo. Principalmente o sistema respiratório, digestivo e as glândulas de suor. Esta doença também é conhecida como a doença do beijo salgado, porque a pessoa com esta doença possui uma perda excessiva de sal pelo suor, sua pele fica mais salgada.

A fibrose Cística é uma doença genética, que altera o mecanismo que controla a água e o sal de alguns sistemas do nosso organismo. (Imagem: Divulgação)
A fibrose Cística é uma doença genética, que altera o mecanismo que controla a água e o sal de alguns sistemas do nosso organismo. (Imagem: Divulgação)

Quais São as Causas da Fibrose Cística?

A Fibrose Cística é causada por um gene defeituoso, que é hereditário. O corpo produz um liquido anormal pegajoso e denso, conhecido pelo nome de muco, este poderá acumular nas passagens respiratórias dos pulmões e pâncreas.

Este acúmulo, poderá resultar em infecções pulmonares, que podem colocar a pessoa em risco. Também pode afetar o sistema digestivo e as glândulas sudoríparas. O seu diagnóstico geralmente ocorre até os 2 anos de idade, mas também pode aparecer mais tarde aos 18 anos.

Como é Feito o Diagnóstico da Fibrose Cística?

Uma das maneiras de descobrir se tem a doença da Fibrose Cística, é através do teste do pezinho feito nos recém-nascidos, quando mais cedo for o diagnóstico mais expectativa e qualidade de vida lhe será proporcionado.

Outra maneira de identificar a doença é através do teste de suor, na grande maioria dos diagnósticos a Fibrose Cística é descoberto antes dos 2 anos de vida, pois os sintomas geralmente chamam muito atenção, pois são muito intensos.

Quais os Sintomas da Fibrose Cística?

Os sintomas da Fibrose Cística podem variar dependendo da idade do paciente, dentre os principais estão: tosse com secreção, desidratação sem motivo, entupimento do intestino, dificuldade de ganhar peso, perda de peso, diabetes, infertilidade, doença hepática, infecções respiratórias graves, sinusite crônica, tosse crônica, desnutrição progressiva, insuficiência cardíaca, artrite, osteoporose, artrite, pneumonia, pneumotórax.

Uma das maneiras de descobrir se tem a doença da Fibrose Cística, é através do teste do pezinho feito nos recém-nascidos. (Imagem: Divulgação)
Uma das maneiras de descobrir se tem a doença da Fibrose Cística, é através do teste do pezinho feito nos recém-nascidos. (Imagem: Divulgação)

Como é Feito o Tratamento para Fibrose Cística?

A Fibrose Cística pode afetar mais de um órgão, por isto o seu tratamento vai variar para cada lugar afetado.

– No Pulmão: Quando a doença compromete o pulmão, geralmente são feitas fisioterapias respiratórias, inalações e tratamentos de infecção;

-No Sistema Digestivo: O paciente deverá tomar capsulas com enzimas pancreáticas, para prevenir a desnutrição;

-No Sistema reprodutor: Neste caso não existe tratamento, 98% dos homens ficam estéreis.

Como Conviver com o Diagnóstico da Fibrose Cística?

Existem alguns cuidados com a saúde que podem proporcionar uma melhor qualidade de vida, dentre eles podemos destacar:

-Tomar muito liquido;

-Fazer exercícios pelo menos duas vezes por semana;

-Evitar o cigarro, a sujeira, produtos químicos domésticos, a poeira, fumaça;

-Limpar as secreções das vias respiratórias;

Fibrose cística tem cura?

Essa doença não possui cura. Tem tratamentos que envolve, enfermeiros, médicos, fisioterapeuta e assistente social, visando atrasar a evolução dela, assim ajudando a melhorar a qualidade de vida e a sobrevivência.

Muitos casos o principal objetivo e cuidar da alimentação mantendo uma nutrição adequada, como uma dieta mais calórica para repor as enzimas do pâncreas.

Essas providências podem evitar que o paciente acabe ficando desnutrido e a doença pulmonar fique grave, visto que quanto pior a desnutrição, mais serão prejudicados os pulmões.

Fibrose cística tratamento

O tratamento da fibrose cística, envolve diversas especialidades de médico. O principal foco do tratamento e favorecer a qualidade de vida do paciente. Com as crianças o objetivo e manter a nutrição adequada.

O tratamento para doença pulmonar inclui:

  • Antibióticos para evitar e tratar de infecções pulmonares
  • Medicamentos aspirados para ajudar a abrir as vias respiratórias
  • Terapia para transferência de enzima para regular o muco e facilitar a expectoração
  • Alta aplicação de soluções salinas
  • O transplante de pulmão pode ser uma opção, quando o caso e grave e muito avançado.

Tratamento de problemas nutricionais e intestinais podem incluir:

  • Dieta rica em calorias e proteínas para crianças maiores e adultos
  • Enzimas pancreáticas para ajudar a chupar proteína e gorduras
  • Suplementos vitamínicos, principalmente vitaminas A, D, E e K

Fibrose cística expectativa de vida

Não conseguimos determinar a expetativa de vida de uma pessoa com a doença, porque varia a gravidade da Fibrose Cística, e nos últimos anos foi descobertos diversos medicamentos novos que vem sendo introduzidos.

Não temos dúvidas que ouve uma melhora significativa na perspectiva de vida das pessoas com essa doença nas últimas décadas, e muitas pessoas estão conseguindo chegar na fase adulta com uma ótima qualidade de vida, podendo ter uma vida normal como qualquer outra pessoa.

Fibrose cística sintomas bebe

Devemos ficar atentos aos primeiros sintomas que e quando o bebe não consegue eliminar o mecônio, que são as primeiras fezes do recém-nascidos, no primeiro ou segundo dia de existência. Poucas vezes o tratamento com remédios não resolve para diluir as fezes, e preciso ser retiradas através da cirurgia.

Demais sintomas são:

  • Suor forte;
  • Tosse crônica persistente que atrapalha na alimentação e o sono;
  • Catarro denso;
  • Bronquiolite de repetição, que é seguido de inflamação dos brônquios;
  • Infecções do trato respiratório que se refazem, como pneumonia;
  • Dificuldade na respiração;
  • Cansaço;
  • Prisão de ventre grave ou diarreia crônica;
  • Não ter apetite;
  • Gases;
  • Fezes oleosas e de cor pálida;
  • Dificuldade para obter peso e crescimento atrasado.

Fibrose cística diagnostico

Para obtermos o diagnostico da doença Fibrose Cística, e necessário obter o resultado de, pelo menos, dos critérios básicos abaixo:

  • Doença pulmonar supurativa crônica.
  • Insuficiência pancreática.
  • Níveis elevados de sódio e cloro no suor.
  • História familiar de mucoviscidose.

Fibrose cística é contagiosa ?

 A Fibrose não e uma doença contagiosa, ela e hereditária, que afeta particularmente os pulmões e o sistema digestivo. Temos uma estimativa que no Brasil existem cerca de 3000 crianças com o diagnostico comprovado de fibrose cística, e outros 6 a 7 sem diagnostico constatado.

Fibrose cística genética

A Fibrose Cística e uma doença de origem genética, ou seja, hereditária que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. E uma das doenças mais graves e comum na infância.

O seu diagnóstico geralmente ocorre até os 2 anos de idade, mas também pode aparecer mais tarde aos 18 anos. (Imagem: Divulgação)
O seu diagnóstico geralmente ocorre até os 2 anos de idade, mas também pode aparecer mais tarde aos 18 anos. (Imagem: Divulgação)

Quais São as Expectativas de Vida do Paciente com Fibrose Cística?

A Fibrose Cística infelizmente não tem cura, o tratamento só retardará a progressão da doença. Os tratamentos avançaram, já existe uma expectativa maior do paciente, principalmente se o seu diagnóstico for precoce, o problema são as complicações que ela proporciona ao paciente, a doença pulmonar pode piorar de uma hora para a outra, fazendo com que o portador da Fibrose Cística fique incapacitado de viver uma vida normal à expectativa no Brasil é de 19 anos.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA