1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Gergelim: Propriedades, benefícios e receitas !

0

O gergelim é um alimento que pode ser consumido com o intuito de obter várias vantagens para a saúde, devido as suas propriedades nutricionais que são recheadas de vitaminas, minerais e outras substâncias.

Um dos principais benefícios do gergelim é a perda de peso, mas ele também pode te ajudar em outros aspectos. Veja a seguir o que é o gergelim, qual sua função, todos os seus benefícios e algumas receitas para colocá-lo no seu dia a dia.

Gergelim
Gergelim

O que é o gergelim?

O gergelim é um arbusto presente nos solos arenosos e secos. Suas plantas possuem flores tubulares e tonalidades simples. Os frutos do gergelim guardam várias sementes que são redondas e possuem várias cores. Há muitos anos os asiáticos extraíram o óleo do gergelim e usaram-no como alimento, mas além do óleo, as sementes também podem ser usadas como uma fonte de vida saudável.

Todas as funcionalidades do gergelim

O óleo de gergelim é feito através das sementes torradas; após a extração do óleo fica uma massa riquíssima em fibra que é dada ao gado. Enquanto isso, o óleo é usado na cozinha principalmente nos países asiáticos. Em outros países o óleo é usado principalmente para fabricar remédios e cosméticos como perfumes, hidratantes e outros.

O gergelim também é bem usado como alimento na Índia; entretanto, lá as testas das sementes são removidas antes delas serem torradas. Com esse procedimento há uma melhora na qualidade dos preparos de alimentos.

Aqui no Brasil nós conhecemos as sementes de cores mais claras que são usadas in natura para decorar alguns alimentos ou ainda servem de acompanhamento. A farinha obtida das sementes moídas dá origem a uma pasta chamada tahine, muito conhecido por brasileiros que possuem descendência árabe.

Gergelim
Gergelim

Informações Nutricionais do Gergelim

O gergelim possui altos valores nutricionais de cálcio: em apenas 100 gramas nós encontramos 400 mg do mineral. Esse percentual representa quase quatro vezes mais o cálcio encontrado no leite e em todos os seus derivados, sendo assim, ele é ideal para quem está em fase de crescimento ou precisa fortalecer os ossos. O gergelim também possui ferro, cobre, magnésio e fósforo.

Mais de 50% da semente de gergelim é composta por ácidos graxos insaturados. Esse alimento ainda possui em sua composição lecitina, metionina, triptofano, vitamina E, vitamina B1 e vitamina B2.

Conheça os principais benefícios do Gergelim

O gergelim possui três principais benefícios que podem te ajudar a levar uma vida mais saudável e livre de problemas. O gergelim possui muitos benefícios e vários estudos comprovaram que o gergelim ajuda a reduzir o colesterol ruim e também a pressão sanguínea. Portanto, se você sofre com o colesterol ruim, esse é um bom alimento para incluir no seu dia a dia.

O gergelim também é antioxidante, o que ajuda a evitar a deterioração do fígado que pode ser causada principalmente pelo uso excesso de álcool. O óleo de gergelim, que é o que mais contém as propriedades antioxidantes, também ajuda a evitar a proliferação do câncer de cólon.

A sua grande quantia de cálcio faz com que o gergelim seja muito recomendado para mulheres grávidas, lactantes ou que acabaram de sair da menopausa. Para completar, o gergelim também acelera o processo de queima de gordura, o que pode facilitar a perda de peso.

Gergelim
Gergelim

Receita com gergelim

Essa receita que vamos ensinar é a de biscoito de gergelim sem glúten. Para preparar você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 4 colheres de sopa de azeite de oliva;

– 2 xícaras de chá de farinha de arroz integral;

– ½ colher de sopa de sal;

– ¾ de xícara de sopa de água;

– 1 xícara de chá de gergelim branco ou creme.

Comece colocando todos os ingredientes em um recipiente, com exceção da água. Misture tudo e vá adicionando a água aos poucos, com o intuito de obter uma massa homogênea. Ela não deve grudar nas mãos.

Em um local limpo coloque a farinha de arroz, espalhando bem e, em seguida, abrindo a massa com um rolo. Corte os biscoitos no formato que preferir e coloque-os em uma forma untada. Leve ao forno durante 20 minutos.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA